segunda-feira, 23 de março de 2020

Atividade sobre reflexão do psicólogo F. Morelli - Coronavírus

 ( Disciplina Tecnologia)            


Reflexão maravilhosa do psicólogo F. Morelli, que circula na Itália


Eu acho que o universo tem sua maneira de restaurar as coisas para equilibrá-las de acordo com suas próprias leis, quando elas são alteradas. Os tempos em que vivemos, cheios de paradoxos, alimentam o pensamento...

Numa época em que as mudanças climáticas atingem níveis preocupantes devido aos desastres naturais que estão ocorrendo, a China em primeiro lugar e muitos outros países depois são forçados a bloquear; a economia entra em colapso, mas a poluição diminui consideravelmente. A qualidade do ar que respiramos melhora, usamos máscaras, mas ainda respiramos. 

Em um momento histórico em que certas políticas e ideologias discriminatórias estão surgindo em todo o mundo, aparece um vírus que nos faz experimentar que, num piscar de olhos, podemos nos tornar os discriminados, aqueles que não têm permissão para atravessar a fronteira, aqueles que transmitem doenças. Mesmo sendo branco, ocidental e com todos os tipos de luxos baratos que temos ao nosso alcance. 

Em uma sociedade baseada na produtividade e no consumo, na qual todos passamos 14 horas por dia correndo, não sabemos muito bem para onde, sem descanso, sem pausa, de repente somos forçados a parar. Recolhidos em casa, dia após dia. Contando as horas de um período do qual perdemos o valor, se não for medido em algum tipo de remuneração ou em dinheiro. Ainda sabemos como usar nosso tempo sem uma finalidade específica?

No momento em que os pais, por motivos maiores, costumam delegar seus filhos a outras pessoas e instituições, o Coronavírus força as escolas a fecharem e nos obriga a buscar soluções alternativas, coloca os pais juntos aos seus filhos. Nos obriga a sermos FAMÍLIA novamente. 

Numa dimensão em que as relações interpessoais, a comunicação e a socialização são realizadas no espaço virtual das redes sociais, dando-nos a falsa ilusão de proximidade, esse vírus nos tira a proximidade verdadeira e real: sem toques, beijos, abraços, tudo deve ser feito à distância, na frieza da falta de contato. Quantos de nós damos a esses gestos seu verdadeiro significado?

Numa fase social em que o pensamento sobre si mesmo se tornou a norma, esse vírus nos envia uma mensagem clara: a única maneira de sair disso é fazer ressurgir em nós a sensação de ajuda ao próximo, de pertencer a um coletivo, ser responsável e fazer parte de algo maior, que, por sua vez, é responsável por nós. Co-responsabilidade: sentir que suas ações influenciam no destino das pessoas ao seu redor e que você também depende delas. 

Vamos parar de procurar culpados ou de nos perguntar por que isso aconteceu e começar a pensar sobre o que podemos aprender com tudo isso. Todos temos muito em que refletir e nos empenhar. Com o universo e suas leis, parece que a humanidade já está bastante endividada e que essa epidemia está chegando para nos explicar, a um preço caro. 


(F. Morelli)


01) Dê um título para o texto acima, justificando essa sua escolha:


02) Posicione-se sobre a passagem destacada logo no começo do texto, argumentando bem:


03) Por que os tempos atuais são cheios de paradoxos? Levante hipóteses: 


04) O que expressa a conjunção sublinhada no segundo parágrafo do texto? Explique e classifique-a: 


05) O que desperta em você o trecho destacado no final do segundo parágrafo? Comente:


06) O que o terceiro parágrafo do texto sinaliza? Justifique sua resposta:


07) Responda, sinceramente, à indagação situada no final do quarto parágrafo: 


08) Explique a passagem em destaque no quinto parágrafo, posicionando-se sobre ela: 


09) Explique, com suas palavras, qual é a tese defendida no sexto parágrafo: 


10) Responda, com total sinceridade, à pergunta feita no final desse mesmo parágrafo:


11) Que solução para toda essa problemática o autor nos dá? Em que parágrafo ela se encontra? O que você pensa a respeito disso? 


12) O que a epidemia (pandemia) vem nos explicar? Será que estamos mesmo aprendendo essa  tão difícil lição? 


13) Que mensagem o texto transmite? 


14) Que críticas sociais encontram-se no texto? Enumere-as, explicando cada uma delas: 



(blog arte e manhas da língua portuguesa )
por Andreia Dequinha

prof- Ana Cristiane

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts