quinta-feira, 30 de abril de 2020

Língua Portuguesa - 7ºAno


Olá, pessoal! As atividades a seguir têm o objetivo de revisar conteúdos que serão cobrados na AAP 1º bimestre.
Alguns conteúdos já foram trabalhados em sala de aula durante as aulas presenciais e outros vocês terão que pesquisar ou assistir às videoaulas aqui sugeridas.
Realizem as atividades propostas e anotem o que for necessário no caderno. Quem tiver dúvidas, pode me chamar no Whatsapp. A direção da escola está organizando grupos para a interação entre os professores e as turmas.
Preciso que façam a socialização no WhatsApp ou no app Teams (gratuito) para que eu saiba quais habilidades precisamos retomar, ok?

Atividade 1 - Estratégia de leitura/ Compreensão em leitura  

Habilidade: Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global.


Leia o texto a seguir:
O pássaro mais falante
Está cansado de falar com as paredes? Arrume então uma papagaio-cinza -africano, a ave mais falante do planeta. Com média de 36 centímetros de altura e o corpo cinza-chumbo, penas mais clara na face, bico preto rabo vermelho, ele vive normalmente em florestas savanas e mangues.
Destaca-se por sua extraordinária capacidade de mudar o timbre e imitar vozes humanas.
 Assim como outras espécies de papagaio, ele reproduz os sons que escuta devido o formato do seu bico e a um órgão chamado seringe.
Parece uma boa companhia? Prepare-se no entanto, para ouvi-lo por muito tempo, esse papagaio vive até setenta anos.


Questão 1 -  O texto acima tem como tema:
A) a reprodução do som humano.
B) as aventuras de um papagaio falante.
C) a solidão humana e suas consequências .
D)a descrição da ave mais falante da terra.
Leia o texto a seguir:
Você conhece alguma festa popular?

O Carnaval, é claro!
Mas você sabe há quanto tempo existem festas como o Carnaval?
Os povos das antigas civilizações faziam festas para homenagear seus deuses e
agradeciam à natureza pelo alimento que colhiam da terra.
Essas festas foram transmitidas de pais para filhos até os dias de hoje.
Elas mostram o jeito de ser de cada povo, suas tradições e sua cultura.
No Brasil, as tradições portuguesas uniram-se à dança indígena e ao batuque
africano.
 O Maracatu tem trajes e danças que lembram os antigos guerreiros e a festa do divino
de origem portuguesa, tem danças folclóricas de origem africana.
 Danças como a Congada e o Moçambique vieram da cultura africana.
 O Cateretê e os Caboclinhos são danças de origem indígena.
 Festas como Bumba-meu-Boi narram lendas por meio de dança.
 E a Cavalhada narra a história de antigas lutas. Parece um teatro ao ar livre, sempre
com roupas muito coloridas e máscaras curiosas.
 Em dezembro, a folia de reis celebra o nascimento do menino Jesus.
 E na virada do ano a rainha do mar, Iemanjá, é homenageada nas águas do oceano.
 São muitas as festas populares. Com elas aprendemos uma porção de coisas...
histórias, lendas, comidas típicas, músicas e artesanatos.
  Conhecer as festas populares é conhecer o seu próprio povo.


Questão 2 - O tema principal abordado no texto acima refere-se à
A)  festas de homenagem aos deuses. 
B) danças dos antigos guerreiros. 
C)  antigas civilizações. 
D)  festas populares brasileiras. 
Leia o texto abaixo:
Questão 3 - Qual é o assunto do texto:

A) Um pássaro em vôo, que leva um tiro e cai em direção ao chão.
B) Um pássaro que cantava o dia todo.
C) Um pássaro que sonhava com a liberdade.
D) A queda de um pássaro que não sabia voar.

Questão 4-  De que maneira a forma global do poema se relaciona com o título “Pássaro em vertical”?
A) A disposição das palavras no texto tem relação com o sentido produzido.
B) As palavras “norte-sul” não foram escritas verticalmente no poema.
C) O fato de que o pássaro possui penas e/ou plumas fofas e leves.
D) O termo vertical pode ser associado ao vôo do pássaro.
Leia o texto abaixo:


Questão 5 - A expressão no último quadrinho “Como se fosse para perdoar” denota:

 A) O sentimento de culpa de Mafalda.
B) O presente simbolizando o fato de Mafalda perdoar os pais.
C) Uma tentativa de aproximação por parte de Mafalda.
D) O interesse de Mafalda por bens materiais.

 

Atividade 2 – Anúncio publicitário - Estratégia de leitura/Compreensão em leitura

Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global.
Leia o anúncio publicitário a seguir:

Leia as questões a seguir e responda em seu caderno:


Questão 1 -  Os provérbios constituem um produto da sabedoria popular e, em geral, pretendem transmitir um ensinamento. O anúncio tem seu poder de persuasão ancorado em um provérbio. Que provérbio é esse? Transcreva-o.
______________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 2 - Todo texto publicitário apresenta argumentos para convencer o leitor. Nesse anúncio, aparece o argumento “boca fechada não entra mosquito”, considerado um fato. Localize outro argumento presente no anúncio e diga se é baseado em fato ou em hipótese.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 3 - Sabe-se que todo texto publicitário tem uma finalidade: convencer o leitor de alguma coisa. Ele também costuma fazer um apelo ao leitor, ora de caráter emocional, ora de caráter racional. O apelo que esse anúncio faz é de caráter emocional ou racional? Justifique.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Atividade 3 - Figuras de linguagem 

Habilidade: Analisar os efeitos de sentido provocados pelo uso de figuras de linguagem (ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, por exemplo) em textos de diferentes gêneros.
Assista ao vídeo a seguir e anote no caderno os pontos mais importantes para que na próxima aula possamos realizar exercícios.

Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts