Olá, pessoal! As atividades a seguir têm o objetivo de
revisar conteúdos que serão cobrados na AAP 1º bimestre.
Alguns conteúdos já foram trabalhados em sala de aula
durante as aulas presenciais e outros vocês terão que pesquisar ou assistir às
videoaulas aqui sugeridas.
Realizem as atividades propostas e anotem o que for
necessário no caderno. Quem tiver dúvidas, pode me chamar no Whatsapp. A
direção da escola está organizando grupos para a interação entre os professores
e as turmas.
Preciso que façam a socialização no WhatsApp ou no app
Teams (gratuito) para que eu saiba quais habilidades precisamos retomar, ok?
Atividade 1 - Estratégia de leitura/ Compreensão em leitura
Habilidade: Identificar a ideia central de textos de diferentes gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global.
Leia o texto a seguir:
O pássaro mais
falante
Está
cansado de falar com as paredes? Arrume então uma papagaio-cinza -africano, a
ave mais falante do planeta. Com média de 36 centímetros de altura e o corpo
cinza-chumbo, penas mais clara na face, bico preto rabo vermelho, ele vive
normalmente em florestas savanas e mangues.
Destaca-se
por sua extraordinária capacidade de mudar o timbre e imitar vozes humanas.
Assim
como outras espécies de papagaio, ele reproduz os sons que escuta devido o
formato do seu bico e a um órgão chamado seringe.
Parece
uma boa companhia? Prepare-se no entanto, para ouvi-lo por muito tempo, esse
papagaio vive até setenta anos.
Fonte: http://atividadesdatiaevilin.blogspot.com/2011/08/interpretacao-de-texto-identificar-o.html,
acesso em 29 de abril de 2020.
|
Questão
1
- O texto acima tem como tema:
A) a reprodução do som humano.
B) as aventuras de um papagaio falante.
C) a solidão humana e suas consequências .
D)a
descrição da ave mais falante da terra.
Leia o texto a seguir:
Você
conhece alguma festa popular?
O Carnaval, é
claro!
Mas
você sabe há quanto tempo existem festas como o Carnaval?
Os
povos das antigas civilizações faziam festas para homenagear seus deuses e
agradeciam
à natureza pelo alimento que colhiam da terra.
Essas
festas foram transmitidas de pais para filhos até os dias de hoje.
Elas
mostram o jeito de ser de cada povo, suas tradições e sua cultura.
No
Brasil, as tradições portuguesas uniram-se à dança indígena e ao batuque
africano.
O Maracatu tem trajes e danças que lembram
os antigos guerreiros e a festa do divino
de
origem portuguesa, tem danças folclóricas de origem africana.
Danças como a Congada e o Moçambique vieram
da cultura africana.
O Cateretê e os Caboclinhos são danças de
origem indígena.
Festas como Bumba-meu-Boi narram lendas por
meio de dança.
E a Cavalhada narra a história de antigas
lutas. Parece um teatro ao ar livre, sempre
com
roupas muito coloridas e máscaras curiosas.
Em dezembro, a folia de reis celebra o
nascimento do menino Jesus.
E na virada do ano a rainha do mar, Iemanjá,
é homenageada nas águas do oceano.
São muitas as festas populares. Com elas
aprendemos uma porção de coisas...
histórias,
lendas, comidas típicas, músicas e artesanatos.
Conhecer as festas populares é conhecer o
seu próprio povo.
Fonte: http://atividadesdatiaevilin.blogspot.com/2011/08/interpretacao-de-texto-identificar-o.html,
acesso em 29 de abril de 2020.
|
Questão
2
- O tema principal abordado no texto acima refere-se à
A) festas de homenagem aos deuses.
B) danças
dos antigos guerreiros.
C) antigas civilizações.
D) festas populares brasileiras.
Leia
o texto abaixo:
Questão 3 - Qual
é o assunto do texto:
A)
Um pássaro em vôo, que leva um tiro e cai em direção ao chão.
B)
Um pássaro que cantava o dia todo.
C)
Um pássaro que sonhava com a liberdade.
D) A
queda de um pássaro que não sabia voar.
Questão 4- De que maneira a forma global do poema se
relaciona com o título “Pássaro em vertical”?
A) A
disposição das palavras no texto tem relação com o sentido produzido.
B)
As palavras “norte-sul” não foram escritas verticalmente no poema.
C) O
fato de que o pássaro possui penas e/ou plumas fofas e leves.
D) O
termo vertical pode ser associado ao vôo do pássaro.
Leia o texto abaixo:
Questão 5 - A
expressão no último quadrinho “Como se fosse para perdoar” denota:
A) O sentimento de culpa de Mafalda.
B) O
presente simbolizando o fato de Mafalda perdoar os pais.
C)
Uma tentativa de aproximação por parte de Mafalda.
D) O
interesse de Mafalda por bens materiais.
Atividade 2 – Anúncio publicitário - Estratégia de leitura/Compreensão em leitura
Identificar a ideia central de textos de diferentes
gêneros (assunto/tema), demonstrando compreensão global.
Leia o anúncio publicitário a seguir:
Leia
as questões a seguir e responda em seu caderno:
Questão
1 -
Os provérbios constituem um produto da
sabedoria popular e, em geral, pretendem transmitir um ensinamento. O anúncio
tem seu poder de persuasão ancorado em um provérbio. Que provérbio é esse?
Transcreva-o.
______________________________________________________________________________________________________________________________
Questão
2
- Todo texto publicitário apresenta argumentos para convencer o leitor. Nesse
anúncio, aparece o argumento “boca fechada não entra mosquito”, considerado um
fato. Localize outro argumento presente no anúncio e diga se é baseado em fato
ou em hipótese.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão
3
- Sabe-se que todo texto publicitário tem uma finalidade: convencer o leitor de
alguma coisa. Ele também costuma fazer um apelo ao leitor, ora de caráter
emocional, ora de caráter racional. O apelo que esse anúncio faz é de caráter
emocional ou racional? Justifique.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Atividade 3 - Figuras de linguagem
Habilidade: Analisar os efeitos de sentido provocados pelo uso
de figuras de linguagem (ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância,
por exemplo) em textos de diferentes gêneros.
Assista ao vídeo a seguir e anote no caderno os pontos mais importantes para que na próxima aula possamos realizar exercícios.
Bons estudos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário