Olá, pessoal! Seguem as atividades desta semana. Todas
têm a finalidade de revisar conteúdos abordados no 1º bimestre (durante as
aulas presenciais) e competências e habilidades que serão cobradas na AAP do 1º
Bimestre.
Atividade 1 – Discurso direto, indireto e indireto livre
Assista
aos vídeos a seguir:
Paródia
Discruso direto e indireto
Questões
- H30 - Identificar marcas
do discurso indireto ou indireto livre no enunciado de um texto literário
narrativo.
Questão
1
Vidas Secas
Graciliano
Ramos
[...] “Impossível
dar cabo daquela praga. Estirou os olhos pela campina, achou-se isolado.
Sozinho num mundo coberto de penas, de aves que iam comê-lo. Pensou na mulher
e suspirou. Coitada de Sinhá Vitória, novamente nos descampados,
transportando o baú de folha.”
(Fonte: prova ESAN 2010)
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O narrador desse texto mistura-se de tal forma à
personagem que dá a impressão de que não há diferença entre eles. A personagem
fala misturada à narração. Esse discurso é chamado:
A)
discurso indireto livre.
B) discurso direto.
C) discurso indireto.
D) discurso implícito.
Questão
2
Vidas Secas
Graciliano
Ramos
[...]Sinhá
Vitória falou assim, mas Fabiano resmungou, franziu a testa, achando a frase
extravagante. Aves matarem bois e cabras, que lembrança! Olhou a mulher,
desconfiado, julgou que ela estivesse tresvariando.
(Fuvest-2000)
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Uma das características do estilo de Vidas Secas é
o uso do discurso indireto livre, que ocorre no trecho:
A) “sinhá
Vitória falou assim”.
B) “que lembrança”.
C) “franziu a testa”.
D) “olhou a mulher”.
Atividade 2 – Conjunções, conectivos e efeitos de sentido
Questões
- Descritor 17 - Estabelecer relações lógico-discursivas
presentes no texto, marcadas pelo uso de elementos linguísticos.
Assista
à videoaula a seguir:
Conjunção e conectivos
Questão
1 –Leia
o texto abaixo:
Pode tocar à vontade A mistura do olhar
treinado de designer com o olhar de criança curiosa fez com que Juliana Gatti
se perguntasse: “Por que eu não sei que planta é essa da esquina de casa?” A
resposta veio em forma de um interessante projeto, o Árvores Vivas. Junto com
uma equipe, que inclui biólogos e paisagistas, Juliana bate perna pelos
parques de São Paulo ensinando botânica de um jeito pouco convencional. As
nomenclaturas ficam em segundo plano e o que vale é a sensação de
“experimentar” as plantas por meio do toque.” Não é essencial saber o nome da
espécie. Isso está disponível nos livros. É só sentindo a textura da folha do
manacá que você vai lembrar o que é a folha do manacá”, justifica Juliana,
que faz um mapeamento das árvores do parque antes dos passeios. Além de sua experiência pessoal e da
ajuda da equipe, leva a tiracolo sua “caixa mágica” – como apelidou seu
acervo com cerca de 100 diferentes espécies. Atualmente, só podem participar
do Árvores Vivas empresas e escolas, mas a ideia é abrir inscrições para
grupos independentes até o final do ano. Vida Simples.
Editora
Abril. dez. 2010. p.15. (P090465ES_SUP)
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No trecho “Além de sua experiência pessoal...”
, a expressão destacada introduz uma ideia de:
A) oposição.
B) explicação.
C) alternância.
D) adição.
Questão 2 - Em cada uma das questões que
seguem, há uma conjunção coordenativa grifada. Escreva no caderno, o tipo de
relação estabelecido por tal conjunção, de acordo com o quadro a seguir:
Relação
de adição - relação de oposição - relação de alternância - relação de
conclusão - relação de explicação
|
A) Não vieram à festa nem telefonaram
avisando. ___________________
B) Compre um carro, ou ande a pé. __________________________
B) Compre um carro, ou ande a pé. __________________________
C) Ele deve ser importante, pois todos
falam dele. _____________________
D) O terreno era árido, mas produzia
alimentos para todos. ______________
E) Saiu daqui faz umas duas horas, portanto já
dever ter chegado. _________
Atividade 3
- Descritor 12 -
Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la / Descritor: D14 -
Reconhecer posicionamentos em um ou mais textos que tratam do mesmo tema.
Questão
1
Leia o texto abaixo:
Revolução nos
cinemas
Naves saltando da tela, monstros
prestes a atacar o público e sensação de estar voando são alguns exemplos de
cenas dos filmes em 3D que se tomaram febre nos últimos anos. A cada nova
produção, a tecnologia nas salas de cinema fica aprimorada, levando o
espectador para mais perto do real. Por isso, investir em películas tem sido
a regra em todo o mundo - e sempre dando lucros.
Segundo levantamento da Agência Nacional do Cinema (Ancine) realizado de 1o de janeiro a 2 de setembro de 2010, o filme Shrek para sempre 3D registrou lucro de RS 70,1 milhões - a maior renda bruta dos cinemas brasileiros. A animação teve 779 cópias exibidas em 687 salas em todo o país, para um público de 7,3 milhões de pessoas. (...) O filme que bateu recorde de bilheterias no mundo todo e aqui no Brasil, de acordo com o Grupo Severiano Ribeiro, foi Avatar 3D, faturando mais de USS 2,5 bilhões. Em terras brasileiras, o filme ultrapassou o posto anterior que pertencia ao filme A era do gelo 3.
TORRES. Bruna Correio Brasiliense. Brasília, quinta-feira. 4 de nov do 2010 Caderno de
Artes. p. 14. Fragmento. (P090403ES_SUP)
|
Nesse texto, o argumento que sustenta a
tese de que "investir em películas tem sido a regra em todo o mundo e dá
lucro" é que:
A) As cópias se multiplicam.
B) As figuras saltam da tela.
C) Os lucros são
astronômicos.
D) Os filmes são quase reais.
Leia
os textos abaixo
Texto 1
A
cor branca, sua cara amigável e seu tamanho despertam a atenção para o urso
polar [...]. Habitantes das terras geladas do Ártico, o urso polar sobrevive
a uma temperatura que varia de – 37 °C a – 45 °C, graças às duas camadas de
pele e uma cama de gordura de 11,5 cm de espessura que fazem o isolamento
térmico de seu corpo. Apesar de seu tamanho grande, o urso polar pode
caminhar cerca de 30 quilômetros por dia e por vários dias seguidos. [...]
Uma diferença entre o urso polar e os demais ursos é que estes não hibernam.
Já a caça por comida é feita tanto pelo macho quanto pela fêmea, que preferem
se alimentar de focas. Entretanto, o urso polar corre sério risco de
desaparecer da natureza. O efeito estufa, fenômeno natural que equilibra a
temperatura da Terra, está em constante desequilíbrio. Tal fato acarreta no
avanço do aquecimento global, principal responsável pelo risco de extinção
desse animal. Afinal, o aquecimento global contribui para o derretimento das
geleiras e a diminuição do espaço para que eles se locomovam e,
consequentemente, a oferta de comida também decai. Por conta disso, a Rússia
e o Canadá classificaram o animal como uma espécie vulnerável. Em 2008, os
Estados Unidos classificaram o urso polar do Alasca como uma espécie ameaçada
de extinção e, por isso, requer proteção especial. [...]
(Disponível em:
|
Texto 2
|
Questão
2
A informação em comum nesses dois textos é:
A) Os
problemas de convivência dos ursos polares.
B) A
diferença entre o urso polar e outros ursos.
C) As
características físicas do urso polar.
D)
O risco
de extinção dos ursos polares.
ATENÇÃO: As 3 atividades propostas
têm o objetivo de revisar conteúdos que serão cobrados na AAP 1º Bimestre.
Registrem as respostas no caderno e em seguida, socializem no grupo do WhatsApp ou nos comentários para
que possamos saber quais habilidades precisaremos revisar, OK?
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