quinta-feira, 30 de abril de 2020

Língua Portuguesa - 8º Ano


Olá, pessoal! Seguem as atividades desta semana. Todas têm a finalidade de revisar conteúdos abordados no 1º bimestre (durante as aulas presenciais) e competências e habilidades que serão cobradas na AAP do 1º Bimestre.




Atividade 1 – Discurso direto, indireto e indireto livre

Assista aos vídeos a seguir:

Paródia Discruso direto e indireto


Videoaula resumida sobre tipos de discurso


Questões -  H30 - Identificar marcas do discurso indireto ou indireto livre no enunciado de um texto literário narrativo.

Questão 1

Vidas Secas
Graciliano Ramos
[...] “Impossível dar cabo daquela praga. Estirou os olhos pela campina, achou-se isolado. Sozinho num mundo coberto de penas, de aves que iam comê-lo. Pensou na mulher e suspirou. Coitada de Sinhá Vitória, novamente nos descampados, transportando o baú de folha.”
(Fonte: prova ESAN 2010)
O narrador desse texto mistura-se de tal forma à personagem que dá a impressão de que não há diferença entre eles. A personagem fala misturada à narração. Esse discurso é chamado:
A) discurso indireto livre.
B) discurso direto.
C) discurso indireto.
D) discurso implícito.

Questão 2

Vidas Secas
Graciliano Ramos

[...]Sinhá Vitória falou assim, mas Fabiano resmungou, franziu a testa, achando a frase extravagante. Aves matarem bois e cabras, que lembrança! Olhou a mulher, desconfiado, julgou que ela estivesse tresvariando.
(Fuvest-2000)

Uma das características do estilo de Vidas Secas é o uso do discurso indireto livre, que ocorre no trecho:
A)  “sinhá Vitória falou assim”.
B)  “que lembrança”.
C) “franziu a testa”.
D) “olhou a mulher”.

Atividade 2 – Conjunções, conectivos e efeitos de sentido


Questões - Descritor 17 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas pelo uso de elementos linguísticos.

Assista à videoaula a seguir:


Conjunção e conectivos 


Questão 1 –Leia o texto abaixo:
Pode tocar à vontade A mistura do olhar treinado de designer com o olhar de criança curiosa fez com que Juliana Gatti se perguntasse: “Por que eu não sei que planta é essa da esquina de casa?” A resposta veio em forma de um interessante projeto, o Árvores Vivas. Junto com uma equipe, que inclui biólogos e paisagistas, Juliana bate perna pelos parques de São Paulo ensinando botânica de um jeito pouco convencional. As nomenclaturas ficam em segundo plano e o que vale é a sensação de “experimentar” as plantas por meio do toque.” Não é essencial saber o nome da espécie. Isso está disponível nos livros. É só sentindo a textura da folha do manacá que você vai lembrar o que é a folha do manacá”, justifica Juliana, que faz um mapeamento das árvores do parque antes dos passeios. Além de sua experiência pessoal e da ajuda da equipe, leva a tiracolo sua “caixa mágica” – como apelidou seu acervo com cerca de 100 diferentes espécies. Atualmente, só podem participar do Árvores Vivas empresas e escolas, mas a ideia é abrir inscrições para grupos independentes até o final do ano. Vida Simples.
Editora Abril. dez. 2010. p.15. (P090465ES_SUP)

 No trecho “Além de sua experiência pessoal...” , a expressão destacada introduz uma ideia de:
A) oposição.
B) explicação.
C) alternância.
D) adição.


Questão 2 - Em cada uma das questões que seguem, há uma conjunção coordenativa grifada. Escreva no caderno, o tipo de relação estabelecido por tal conjunção, de acordo com o quadro a seguir:
Relação de adição - relação de oposição - relação de alternância - relação de conclusão - relação de explicação

A) Não vieram à festa nem telefonaram avisando. ___________________

B) Compre um carro, ou ande a pé. __________________________
C) Ele deve ser importante, pois todos falam dele. _____________________
D) O terreno era árido, mas produzia alimentos para todos. ______________
E) Saiu daqui faz umas duas horas, portanto já dever ter chegado. _________

Atividade 3 - Descritor 12 - Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la / Descritor: D14 - Reconhecer posicionamentos em um ou mais textos que tratam do mesmo tema.


Questão 1

Leia o texto abaixo:
Revolução nos cinemas
Naves saltando da tela, monstros prestes a atacar o público e sensação de estar voando são alguns exemplos de cenas dos filmes em 3D que se tomaram febre nos últimos anos. A cada nova produção, a tecnologia nas salas de cinema fica aprimorada, levando o espectador para mais perto do real. Por isso, investir em películas tem sido a regra em todo o mundo - e sempre dando lucros.
Segundo levantamento da Agência Nacional do Cinema (Ancine) realizado de 1o de janeiro a 2 de setembro de 2010, o filme Shrek para sempre 3D registrou lucro de RS 70,1 milhões - a maior renda bruta dos cinemas brasileiros. A animação teve 779 cópias exibidas em 687 salas em todo o país, para um público de 7,3 milhões de pessoas. (...)
O filme que bateu recorde de bilheterias no mundo todo e aqui no Brasil, de acordo com o Grupo Severiano Ribeiro, foi Avatar 3D, faturando mais de USS 2,5 bilhões. Em terras brasileiras, o filme ultrapassou o posto anterior que pertencia ao filme A era do gelo 3.
TORRES. Bruna Correio Brasiliense. Brasília, quinta-feira. 4 de nov do 2010 Caderno de Artes. p. 14. Fragmento. (P090403ES_SUP)
Nesse texto, o argumento que sustenta a tese de que "investir em películas tem sido a regra em todo o mundo e dá lucro" é que:
A)  As cópias se multiplicam.
B)  As figuras saltam da tela.
C)  Os lucros são astronômicos.
D)  Os filmes são quase reais.

Leia os textos abaixo

Texto 1
A cor branca, sua cara amigável e seu tamanho despertam a atenção para o urso polar [...]. Habitantes das terras geladas do Ártico, o urso polar sobrevive a uma temperatura que varia de – 37 °C a – 45 °C, graças às duas camadas de pele e uma cama de gordura de 11,5 cm de espessura que fazem o isolamento térmico de seu corpo. Apesar de seu tamanho grande, o urso polar pode caminhar cerca de 30 quilômetros por dia e por vários dias seguidos. [...] Uma diferença entre o urso polar e os demais ursos é que estes não hibernam. Já a caça por comida é feita tanto pelo macho quanto pela fêmea, que preferem se alimentar de focas. Entretanto, o urso polar corre sério risco de desaparecer da natureza. O efeito estufa, fenômeno natural que equilibra a temperatura da Terra, está em constante desequilíbrio. Tal fato acarreta no avanço do aquecimento global, principal responsável pelo risco de extinção desse animal. Afinal, o aquecimento global contribui para o derretimento das geleiras e a diminuição do espaço para que eles se locomovam e, consequentemente, a oferta de comida também decai. Por conta disso, a Rússia e o Canadá classificaram o animal como uma espécie vulnerável. Em 2008, os Estados Unidos classificaram o urso polar do Alasca como uma espécie ameaçada de extinção e, por isso, requer proteção especial. [...]
(Disponível em: . Acesso em: 29 dez. 2013. Fragmento.)


Texto 2





Questão 2
A informação em comum nesses dois textos é:

A)   Os problemas de convivência dos ursos polares.
B)   A diferença entre o urso polar e outros ursos.
C)   As características físicas do urso polar.
D)   O risco de extinção dos ursos polares.

ATENÇÃO: As 3 atividades propostas têm o objetivo de revisar conteúdos que serão cobrados na AAP 1º Bimestre. Registrem as respostas no caderno e em seguida, socializem  no grupo do WhatsApp ou nos comentários para que possamos saber quais habilidades precisaremos revisar, OK?

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