domingo, 17 de maio de 2020



ATIVIDADE 2 - 6 ANO - CIÊNCIAS

SUBSTÂNCIAS PURAS E MISTURAS

Sabemos que os materiais podem sofrer transformações e possuem diversas propriedades. Essas características estão diretamente relacionadas com a constituição dos materiais, ou seja, com o que forma esses materiais. Assim, estudando um pouco mais a fundo os materiais, observaremos detalhes sobre sua constituição, e veremos como esse conhecimento adquirido pode ser aplicado em nosso cotidiano.
Todos os materiais são compostos de substâncias; alguns por uma única substância, e outros, por uma mistura delas. A maioria dos materiais que se encontram ao nosso redor é uma mistura de substâncias. Um exemplo é o sal de cozinha, isso mesmo, pois no final de sua produção, uma substância chamada Iodo é misturado a ele. O Iodo é importante para a saúde humana. Sua falta pode acarretar diversos problemas as pessoas, como dificuldade de crescimento e de aprendizado. Dessa maneira, o sal de cozinha que utilizamos para preparar alimentos é uma mistura.
Os materiais podem ser classificados, de acordo com sua constituição, como substâncias puras ou misturas.

As SUBSTÂNCIAS PURAS são formadas por somente um tipo de substância. Como por exemplo o gás hélio que é formado apenas pela substância hélio.
A água também pode ser considerada uma substância pura. Entretanto, na forma que a utilizamos em nosso cotidiano, como por exemplo, para beber ou tomar banho, ela não se encontra pura.
Além de ser formada por uma única substância, outra característica de uma substância pura é apresentar propriedades específicas que se mantêm constantes em determinadas condições. Por exemplo, o gás hélio e a água pura possuem valores constantes de temperatura de fusão, temperatura de ebulição e densidade ao nível do mar. Outros exemplos de substâncias puras são o gás oxigênio, o gás hidrogênio, o diamante, o cobre, o ferro,  etc.   As substâncias também podem ser classificadas como simples ou compostas, podem ser simples quando seus componentes são formados por um único elemento químico e compostas quando mais de um elemento químico forma seus componentes. São exemplos de substâncias simples o gás hélio, o ouro e outros elementos químicos. São exemplos de substâncias compostas a água (H2O) o gás carbônico (CO2) e outros. As substâncias simples de certa maneira também podem serem consideradas substâncias puras e vice versa.

Já as MISTURAS como a maior parte dos materiais e objetos encontrados na natureza, podem ser classificadas como HETEROGÊNEAS e HOMOGÊNEAS.

MISTURAS HETEROGÊNEAS – são formadas pela mistura de dois ou mais componentes que, em geral, são identificados visivelmente. A mistura de água e óleo   ( Fig. 1) é um exemplo de mistura heterogênea. Cada região diferente de uma mistura heterogênea é chamada fase. A mistura de água com óleo, por exemplo, é formada por duas fases. A mistura de água, óleo e areia apresenta três fases : uma composta de água, outra de óleo e outra de areia.



                                                                                                      Fig 1


MISTURAS HOMOGÊNEAS – As misturas homogêneas apresentam aspecto uniforme, ou seja, uma única fase, e seus componentes não podem ser identificados por meios visuais , nem com auxilio de um microscópio. Apesar de ter aparência de uma única substância, o vidro é uma mistura homogênea, composto de diversas substâncias. Misturas homogêneas no estado líquido podem ser chamadas de solução. A solução de água e sal é outro exemplo de mistura homogênea.
Em geral, a água encontrada na natureza é uma mistura homogênea. Ela possui diversos sais em sua composição, alem da água pura. Veja o rótulo de uma garrafa de água mineral (Fig 2), é também uma mistura homogênea. Para tornar a água uma substância pura, é preciso utilizar técnicas de laboratório que a separe de outros compostos. A água pura é utilizada em industrias farmacêuticas para o preparo de medicamentos, entre outras aplicações.







Agora assista o vídeo e tire algumas duvidas!



  




 ATIVIDADE 1

1)  Baseado nas informações dadas, classifique os itens a seguir em substância pura (SP), mistura homogênea (MHM)  e mistura heterogênea (MHT).

a)                arroz e feijão                             
b)                diamante                                         h) água mineral
c)                 água e uma pitada de sal                i) aço     
d)                água e areia                                    j) água pura
e)                água e óleo                                     k) sal de cozinha
f)                 cano de cobre                                 l) sangue
g)                gasolina                                         m) café líquido


2)    Determine quantas fases possui cada sistema a seguir, considerando serem deixados em recipientes, caso líquido, parados por certo tempo.

a)                Água do mar
b)                Chá adoçado com pouco açúcar
c)                 Bebida refrigerante
d)                Mistura de areia, água e óleo.
e)                Óleo de soja
f)                  Barra de ferro
  


Habilidade: Essa atividade requer que os alunos identifiquem ou classifiquem substâncias puras, misturas heterogêneas ou misturas homogêneas.





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