ATIVIDADE 2 - 6 ANO - CIÊNCIAS
SUBSTÂNCIAS PURAS E MISTURAS
Sabemos que os materiais podem sofrer transformações e
possuem diversas propriedades. Essas características estão diretamente
relacionadas com a constituição dos materiais, ou seja, com o que forma esses
materiais. Assim, estudando um pouco mais a fundo os materiais, observaremos
detalhes sobre sua constituição, e veremos como esse conhecimento adquirido
pode ser aplicado em nosso cotidiano.
Todos os materiais são compostos de substâncias; alguns por
uma única substância, e outros, por uma mistura delas. A maioria dos materiais
que se encontram ao nosso redor é uma mistura de substâncias. Um exemplo é o
sal de cozinha, isso mesmo, pois no final de sua produção, uma substância
chamada Iodo é misturado a ele. O Iodo é importante para a saúde humana. Sua
falta pode acarretar diversos problemas as pessoas, como dificuldade de
crescimento e de aprendizado. Dessa maneira, o sal de cozinha que utilizamos
para preparar alimentos é uma mistura.
Os materiais podem ser classificados, de acordo com sua
constituição, como substâncias puras ou misturas.
As SUBSTÂNCIAS PURAS
são formadas por somente um tipo de substância. Como por exemplo o gás hélio que
é formado apenas pela substância hélio.
A água também pode ser considerada uma substância pura.
Entretanto, na forma que a utilizamos em nosso cotidiano, como por exemplo, para
beber ou tomar banho, ela não se encontra pura.
Além de ser formada por uma única substância, outra
característica de uma substância pura é apresentar propriedades específicas que
se mantêm constantes em determinadas condições. Por exemplo, o gás hélio e a
água pura possuem valores constantes de temperatura de fusão, temperatura de
ebulição e densidade ao nível do mar. Outros exemplos de substâncias puras são o
gás oxigênio, o gás hidrogênio, o diamante, o cobre, o ferro, etc. As
substâncias também podem ser classificadas como simples ou compostas,
podem ser simples quando seus componentes são formados por um único elemento
químico e compostas quando mais de um elemento químico forma seus componentes.
São exemplos de substâncias simples o gás hélio, o ouro e outros elementos
químicos. São exemplos de substâncias compostas a água (H2O) o gás carbônico (CO2)
e outros. As substâncias simples de certa maneira também podem serem consideradas substâncias puras e vice versa.
Já as MISTURAS como a maior parte dos materiais e objetos encontrados
na natureza, podem ser classificadas como HETEROGÊNEAS e HOMOGÊNEAS.
MISTURAS HETEROGÊNEAS – são formadas pela mistura de dois ou mais componentes que,
em geral, são identificados visivelmente. A mistura de água e óleo ( Fig. 1) é um exemplo
de mistura heterogênea. Cada região diferente de uma mistura heterogênea é
chamada fase. A mistura de água com
óleo, por exemplo, é formada por duas fases. A mistura de água, óleo e areia
apresenta três fases : uma composta de água, outra de óleo e outra de areia.
Fig 1
MISTURAS HOMOGÊNEAS – As misturas homogêneas apresentam
aspecto uniforme, ou seja, uma única fase, e seus componentes não podem ser
identificados por meios visuais , nem com auxilio de um microscópio. Apesar de
ter aparência de uma única substância, o vidro é uma mistura homogênea,
composto de diversas substâncias. Misturas homogêneas no estado líquido podem
ser chamadas de solução. A solução de água e sal é outro exemplo de
mistura homogênea.
Em geral, a água encontrada na natureza é uma mistura
homogênea. Ela possui diversos sais em sua composição, alem da água pura. Veja
o rótulo de uma garrafa de água mineral (Fig 2), é também uma mistura homogênea. Para
tornar a água uma substância pura, é preciso utilizar técnicas de laboratório
que a separe de outros compostos. A água pura é utilizada em industrias
farmacêuticas para o preparo de medicamentos, entre outras aplicações.
Agora assista o vídeo e tire algumas duvidas!
1) Baseado
nas informações dadas, classifique os itens a seguir em substância pura (SP),
mistura homogênea (MHM) e mistura
heterogênea (MHT).
a)
arroz
e feijão
b)
diamante h)
água mineral
c)
água
e uma pitada de sal i) aço
d)
água
e areia j) água pura
e)
água
e óleo k)
sal de cozinha
f) cano
de cobre l)
sangue
g) gasolina m)
café líquido
2) Determine
quantas fases possui cada sistema a seguir, considerando serem deixados em
recipientes, caso líquido, parados por certo tempo.
a)
Água
do mar
b)
Chá
adoçado com pouco açúcar
c)
Bebida
refrigerante
d)
Mistura
de areia, água e óleo.
e)
Óleo
de soja
f)
Barra
de ferro
Habilidade: Essa atividade requer que os alunos identifiquem ou classifiquem
substâncias puras, misturas heterogêneas ou misturas homogêneas.
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