Semana de estudos intensivos
CÃES FAREJADORES E CÂMERA TÉRMICA - Quais as táticas usadas pelos bombeiros após prédio desabar
Nas primeiras 48 horas após o desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida, no centro de São Paulo [em 1º de maio de 2018], a estratégia do Corpo de Bombeiros tem um único objetivo: tentar encontrar sobreviventes ou corpos de vítimas sob os escombros.
[...]
O prédio de 24 pavimentos pegou fogo e veio abaixo por volta das 2 h 20 da madrugada.
Ao menos 118 famílias moravam no local, ocupado por pessoas que não têm casa, e foram cadastradas pela Prefeitura de São Paulo para receberem 12 meses de auxílio-aluguel.
[...]
Entre as táticas usadas pelas equipes de salvamento nesses dois primeiros dias, o uso de uma câmera térmica pode ter duas duas funções: identificar silhuetas de pessoas e animais, pela irradiação de calor dos corpos, quando há muita fumaça no local; ou verificar a temperatura nos lugares onde ainda podem existir focos de incêndio.
Derrite [ Guilherme Derrite, porta-voz do Corpo de Bombeiros] afirma que esta segunda situação é a que ocorre em São Paulo. "Nos locais onde a temperatura é mais alta, a gente recebe essa informação pela câmera, em graus Celsius ºC, e centraliza os esforços de resfriamento nessas zonas quentes. Depois disso, os cães farejadores podem entrar sem problema".
[...]
Bombeiros e escombros do edifício Wilton Paes de Almeida - São Paulo - SP - 2018
ATIVIDADE - Ciências - Textual - Para responder as questões do texto acima acesse:
Nenhum comentário:
Postar um comentário