quarta-feira, 13 de maio de 2020


              Disciplina geografia Professor: Antônio marcos de Souza
                           Turma 3º série do ensino médio.

Tema: Energia e questões socioambientais
Leia o texto a seguir:
Apagão de energia elétrica atinge 11 estados e o Distrito Federal
Consumo alto, falhas nas linhas de transmissão e produção no limite levaram a um apagão de energia elétrica em 11 estados e mais o Distrito Federal na segunda – feira (19) de janeiro 2015).
Por volta das 15h, faltou energia em toda a região Sul, nos quatros estados do Sudeste, na região Centro- Oeste e também em Rondônia. Em são Paulo, postos de saúde interromperam o atendimento e uma linha de metrô parou. [...]
   O consumo de energia atingiu o pico perto das 15h [por causa do forte calor na região Sudeste]. E isso aconteceu em toda a região mais populosa do país.
“Como o Sudeste puxa energia, ele puxa energia do consumo próprio dele, puxa energia de quanto consegue gerar nele, de quanto consegue gerar no Sul e quanto gera no Nordeste. Ele puxa de todas as regiões. Então, toda a energia que o Sudeste precisou o sistema não conseguiu atender”, diz Erik Rego, diretor da Excelência Energética.
     Por causa desse desequilíbrio, o Operador nacional do Sistema deu uma ordem para as concessionarias cortarem o fornecimento.
     Para a AES Eletropaulo, que atende a Região Metropolitana de São Paulo, o corte foi de mais de 700 megawatts de energia, 10% do total necessário e 2 milhões de cliente ficaram sem luz.

Responda em seu caderno
a  1)     Qual o termo utilizado para denominar a ausência temporária de energia elétrica?
b    
    2) Cite algumas consequências de falta de energia para a sociedade em geral?
c   
      3)   Você já vivenciou uma situação em que faltou energia? Quais foram as consequências dessa situação para       você?

Origem e classificação das fontes de energia

A origem primaria da maior parte das fontes de energia disponíveis em nosso planeta é o Sol. A energia deste astro nos chega sob a forma de luz e calor e é transformada pelos próprios elementos da natureza e pelo ser humano em outras formas de energia.
      Na natureza, são exemplos dessas transformações de energia: os ventos e as correntes marinhas, cuja formação se deve, em grande parte, às diferenças de temperaturas na superfície terrestre; o ciclo das águas, ou seja, a evaporação, condensação; e a precipitação; a fotossíntese, na qual a luz é transformada em energia química, armazenadas nas formas de moléculas orgânicas; a energia fóssil, formada pela matéria orgânica soterrada em decorrência das dinâmicas de formação da crosta terrestre. Abordaremos aqui a importância, as potencialidades, os riscos, os problemas, em fim, as vantagens e desvantagens das diferentes formas de obtenção de energias para atender às atividades humanas contemporâneas. As fontes de energias são classificadas em renováveis e não renováveis.

Energias renováveis e não renováveis
   
     
Essa classificação refere-se à sua renovação, ou seja, à capacidade de serem recompostas pela própria natureza ou por atividades humanas. Isso envolve, necessariamente, a escala temporal, ou seja, o tempo necessário para a recomposição das reservas energéticas em relação ao seu uso pelas atividades humanas.
   Uma fonte de energia que demora milhões de anos para se formar por meio de processos naturais, como o petróleo, por exemplo, é considerada não renovável, pois é usada em apenas algumas décadas. Na verdade, essa fonte se renova, porem, em um ritmo muito mais lento do que a da sua utilização pelas atividades humanas.
      Já o etanol (combustível produzido a partir da cana-de-açúcar) é uma fonte energética renovável, pois pode ser renovada atualmente com o plantio e a colheita desse produto agrícola. Uma fonte “inesgotável”, como o sol, cuja utilização não implica sua redução, também é considerada renovável.
       Essas fontes são denominadas, ainda, primárias, uma vez que constituem a matérias prima para 
geração da energia final, como a elétrica. Outra expressão comumente utilizada é “energia limpa”, ou seja, que não gera poluição. É possível afirmar que todas as fontes energéticas, renováveis ou não, provocam algum tipo de interferência no meio ambiente durante o seu processo de geração ou utilização. Além disso, a expressa “limpa” está vinculada unicamente à geração ou não de resíduos, o que não significa que não cause outras formas de desequilíbrios ambientais associados, como a inundação de grandes áreas com a construção de usinas hidrelétricas e a radiação emitida pelas usinas nucleares.
    A matriz energética permite conhecer e analisar a situação de um país, de uma região ou do mundo quantos às fontes de energia utilizadas em determinado período. Essa matriz é apresentada na forma de um gráfico, em geral de setores. A matriz energética de um país não é estática. No Brasil, por exemplo, houve mudanças entre 1970 e 2000, como o aumento da participação do petróleo e o crescimento ou inclusão de energia renováveis.
   

Faça uma pesquisa e responda em seu caderno as perguntas corretamente.
1       
         1) O que significa: fonte de energias renováveis e não renováveis?
2      
         2) Você já ouviu falar em xisto betuminoso?  
3              
              3)   Classifique hidrocarboneto e carvão mineral
4           
              4)  Você conhece energia  geotérmica? E energia eólica?
5

                                                                    

Atividade geografia manual do professor livro de  leitura e interação
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                            
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     Pagina 121 e122

Bom estudo meus alunos, logo estaremos juntos.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts