Disciplina geografia Professor: Antônio
marcos de Souza
Turma 3º
série do ensino médio.
Tema:
Energia e questões socioambientais
Leia o texto a seguir:
Apagão
de energia elétrica atinge 11 estados e o Distrito Federal
Consumo alto, falhas nas linhas de transmissão e produção
no limite levaram a um apagão de energia elétrica em 11 estados e mais o
Distrito Federal na segunda – feira (19) de janeiro 2015).
Por volta das 15h, faltou energia em toda a região Sul,
nos quatros estados do Sudeste, na região Centro- Oeste e também em Rondônia.
Em são Paulo, postos de saúde interromperam o atendimento e uma linha de metrô
parou. [...]
O consumo de
energia atingiu o pico perto das 15h [por causa do forte calor na região
Sudeste]. E isso aconteceu em toda a região mais populosa do país.
“Como o Sudeste puxa energia, ele puxa energia do consumo
próprio dele, puxa energia de quanto consegue gerar nele, de quanto consegue
gerar no Sul e quanto gera no Nordeste. Ele puxa de todas as regiões. Então,
toda a energia que o Sudeste precisou o sistema não conseguiu atender”, diz
Erik Rego, diretor da Excelência Energética.
Por causa
desse desequilíbrio, o Operador nacional do Sistema deu uma ordem para as
concessionarias cortarem o fornecimento.
Para a AES
Eletropaulo, que atende a Região Metropolitana de São Paulo, o corte foi de
mais de 700 megawatts de energia, 10% do total necessário e 2 milhões de
cliente ficaram sem luz.
Responda
em seu caderno
a 1) Qual
o termo utilizado para denominar a ausência temporária de energia elétrica?
b
2) Cite
algumas consequências de falta de energia para a sociedade em geral?
c
3) Você
já vivenciou uma situação em que faltou energia? Quais foram as consequências
dessa situação para você?
Origem e classificação
das fontes de energia
A origem primaria
da maior parte das fontes de energia disponíveis em nosso planeta é o Sol. A
energia deste astro nos chega sob a forma de luz e calor e é transformada pelos
próprios elementos da natureza e pelo ser humano em outras formas de energia.
Na natureza,
são exemplos dessas transformações de energia: os ventos e as correntes
marinhas, cuja formação se deve, em grande parte, às diferenças de temperaturas
na superfície terrestre; o ciclo das águas, ou seja, a evaporação, condensação;
e a precipitação; a fotossíntese, na qual a luz é transformada em energia
química, armazenadas nas formas de moléculas orgânicas; a energia fóssil,
formada pela matéria orgânica soterrada em decorrência das dinâmicas de
formação da crosta terrestre. Abordaremos aqui a importância, as
potencialidades, os riscos, os problemas, em fim, as vantagens e desvantagens
das diferentes formas de obtenção de energias para atender às atividades
humanas contemporâneas. As fontes de energias são classificadas em renováveis e
não renováveis.
Energias
renováveis e não renováveis
Essa classificação
refere-se à sua renovação, ou seja, à capacidade de serem recompostas pela
própria natureza ou por atividades humanas. Isso envolve, necessariamente, a
escala temporal, ou seja, o tempo necessário para a recomposição das reservas
energéticas em relação ao seu uso pelas atividades humanas.
Uma fonte de
energia que demora milhões de anos para se formar por meio de processos
naturais, como o petróleo, por exemplo, é considerada não renovável, pois é usada em apenas algumas décadas. Na verdade, essa
fonte se renova, porem, em um ritmo muito mais lento do que a da sua utilização
pelas atividades humanas.
Já o etanol (combustível produzido a
partir da cana-de-açúcar) é uma fonte energética renovável, pois pode ser renovada atualmente com o plantio e a
colheita desse produto agrícola. Uma fonte “inesgotável”, como o sol, cuja
utilização não implica sua redução, também é considerada renovável.
Essas fontes
são denominadas, ainda, primárias, uma vez que constituem a matérias prima para
geração da energia final, como a elétrica. Outra expressão comumente utilizada
é “energia limpa”, ou seja, que não gera poluição. É possível afirmar que todas
as fontes energéticas, renováveis ou não, provocam algum tipo de interferência
no meio ambiente durante o seu processo de geração ou utilização. Além disso, a
expressa “limpa” está vinculada unicamente à geração ou não de resíduos, o que
não significa que não cause outras formas de desequilíbrios ambientais
associados, como a inundação de grandes áreas com a construção de usinas
hidrelétricas e a radiação emitida pelas usinas nucleares.
A matriz
energética permite conhecer e analisar a situação de um país, de uma região ou
do mundo quantos às fontes de energia utilizadas em determinado período. Essa
matriz é apresentada na forma de um gráfico, em geral de setores. A matriz
energética de um país não é estática. No Brasil, por exemplo, houve mudanças
entre 1970 e 2000, como o aumento da participação do petróleo e o crescimento
ou inclusão de energia renováveis.
Faça uma pesquisa e responda em seu caderno
as perguntas corretamente.
1
1) O que significa: fonte de energias
renováveis e não renováveis?
2
2) Você já ouviu falar em xisto betuminoso?
3
3) Classifique hidrocarboneto e carvão mineral
4
4) Você conhece energia geotérmica? E energia eólica?
5
Atividade geografia manual do professor livro de leitura e interação
Pagina
121 e122
Bom estudo meus alunos, logo estaremos juntos.
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