quarta-feira, 6 de maio de 2020

Língua Portuguesa 1º Ano EM


Olá, pessoal! Vamos dar continuidade ao nosso trabalho?

ATENÇÃO: Vale ressaltar que não é necessário copiar os textos aqui publicados, basta anotar as questões e suas respostas e depois socializar no WhatsApp.

Atividade 1 – Análise dos elementos constitutivos do gênero notícia e suas semioses

Habilidade: Atribuir significado pela comparação entre textos a partir de diferentes relações intertextuais
Assista à videoaula do Centro de Mídias e anote em seu caderno os pontos mais importantes.



Vamos relembrar a estrutura do texto notícia?
MANCHETE: principal chamada, que atrai o público para ler a notícia.
TÍTULO: frase curta e objetiva, que deve resumir a ideia da mensagem, e instigar o leitor a continuar a ler o texto.
LIDE: o primeiro parágrafo, que deve introduzir o leitor à notícia e expor as principais informações: Quando? O que? Como? Quem? Onde? Por quê?
CORPO: é o conteúdo da notícia, onde descreve o que aconteceu.

Leia o texto abaixo e responda às questões a seguir:


1,5 milhão de cearenses vivem com até R$ 2,33/dia

Em Fortaleza, 133.992 pessoas têm este perfil. Regionais V e VI concentram casos mais críticos na Capital

A alegria de Francisca Íris, 38, tem cor amarelo-ovo e repousava no sofá ao relento quando O POVO encontrou com ela e “Coitada”, a cachorra, no Conjunto Palmeiras, em Fortaleza, ontem à tarde. Estar no rol de 1,5 milhão de cearenses cuja renda familiar mensal é inferior a R$ 70 por pessoa só permite o mínimo da subsistência. Faz a mulher e o companheiro Sebastião Morais da Silva, 48, o “Gil”, encontrarem no descarte alheio refeições para uma semana num saco encardido, povoado de moscas e cheio de sobras de gordura de carne bovina. Mas não tira o sorriso e a vontade de poesia dos dois. Ela já salvou da morte no lixo três buquês de flores. “Não queria que elas morressem”, explica Íris - a “Lôra”.
     Apenas em Fortaleza, 133.992 “Lôras” e “Gils da Favela” tentam sobreviver com até R$ 2,33 por dia, segundo relatório do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). Banheiro? Luxo. Colchão para dormir? A metade carcomida de um encontrado na rua. Sonhos? Milhares. A começar por trazer os dois filhos para debaixo do mesmo teto. Teto? Lona. “Mas eu gosto daqui. É uma comunidade boa; calma”, diz ela, referindo-se ao bairro da capital com o maior número de pessoas na extrema pobreza (ver quadro ao lado).
O índice de 17,8% de cearenses com este perfil é o terceiro maior do País, conforme o Ipece. Fica atrás apenas dos estados do Maranhão e Bahia. O de Fortaleza (5,46% da população) é o menor do Estado. Em números absolutos, porém, ocupa o topo do ranking por ser a mais populosa com seus 2,5 milhões de moradores.
Jornal O POVO, 06/11/2012.


Questão 1 - O principal problema retratado na notícia acima é
A) a falta de estrutura básica nas casas das pessoas mais carentes.
B) os recursos financeiros escassos de boa parte da população cearense.
C) o descaso do poder público com relação às reais necessidades da população.
D) a falta de políticas públicas para a criação de mais empregos e ampliação da renda.
E) o déficit de moradias dignas para a população, que tem de viver em lugares impróprios.

Questão 2 -  Em “Mas eu gosto daqui. É uma comunidade boa; calma”, as aspas foram usadas para
A) fazer uma citação de um autor.
B) indicar a fala de um personagem.
C) indicar a fala de um entrevistado.
D) retratar uma situação verídica.
e) usar as palavras boa e calma com ironia.

Questão 3 -  Em “Fortaleza, 133.992 “Lôras” e “Gils da Favela” tentam sobreviver...”, os nomes Lôras e Gils estão representado

A) somente o casal que participou da entrevista do jornal O Povo.
B) todas as pessoas que vivem em situação de miséria no Conjunto Palmeiras.
C) os casais que moram debaixo de lonas e viadutos e estão desempregados.
D) as pessoas que fizeram parte dos depoimentos colhidos pelo jornal.
E) todas as pessoas que se enquadram neste nível de extrema pobreza.

Questão 4 - “O de Fortaleza (5,46% da população) é o menor do Estado”. Nessa oração, ocorreu um caso de referenciação por elipse (o termo referido ficou implícito). Sabendo disso, indique à qual a palavra o artigo “O” está se referindo.
A) perfil
B) Ipece
C) índice
D) estado
E) ranking
Questão 5 – Identifique na notícia os seguintes elementos:
A)  O que? __________________________________________________
B) Quando? _________________________________________________
C) Como?___________________________________________________
D) Quem? __________________________________________________
E) Onde?___________________________________________________
F) Por quê? _________________________________________________

Atividade 2 – Práticas de leitura e escrita
Habilidade: Distinguir notícia de artigo de opinião / Distinguir um fato de uma opinião



Leia o texto a seguir para responder as questões.
CHEGA DE VIOLÊNCIA!

Aluna Débora de Sousa Magalhães
Professor Maurício Araújo

 A violência contra a mulher no Brasil vem aumentando assustadoramente.  A cada 12 segundos, uma mulher é violentada, dados altíssimos se comparados aos outros países.  61% das mulheres assassinadas são negras e 36% dos casos acontecem ao final de semana por seus parceiros. As leis deveriam ser mais rígidas para os que cometem esses tipos de violência, ou então, chegaremos a números ainda mais alarmantes.
            Muitas mulheres se casam e depositam toda sua confiança em um relacionamento conjugal, com a certeza de serem felizes. Elas se unem e acreditam ter encontrado o amor de sua vida. Depois vêm os filhos, surgem os problemas financeiros e as brigas começam a aparecer. Logo pensa em separação, mas desistem ao imaginar que não teriam capacidades de viverem sozinhas.
            Seus ferimentos são muitos. Além dos físicos, existem os traumas psicológicos com sequelas para o resto da vida. O que falta ainda para as mulheres terem o seu valor é coragem de denunciar os abusos sofridos. Elas precisam fazer isso não pensando na consequência de suas denúncias, mas sim, na solução desses problemas.
            Em 2006, foi aprovada a Lei Maria da Penha com intuito de proteger mulheres de agressões, mas poucos foram os seus avanços. A violência ainda continua em diversos lares. Os casos de agressões são praticados, em sua maioria, por seus parceiros, namorados, ex-companheiros ou até parentes.
            Para ajudar as vítimas dessa violência desenfreada, é necessário ter mais delegacias, casas de apoio para as mulheres e projetos públicos que incentivem a participação da comunidade em denunciar os crimes e protegê-las. As leis também devem ser mais rígidas e punir com mais justiça os agressores. Oferecer um apoio psicológico tanto à vítima como também ao agressor seria um meio de amenizar tais atos de abuso.  Apoio é o que elas mais precisam, pois não é fácil conviver com a violência dentro da própria casa.

Magalhães, Débora de Sousa, Setembro de 2016 /
Escola João Moreira Barroso/Prof. Maurício

Questão 1 – Qual o gênero do texto acima?
A) Notícia
B) Artigo de opinião
C) Conto
D) Editorial
Questão 2 - Qual o tema do texto?
___________________________________________________________

Questão 3 -  Localize no 1º parágrafo a tese defendida pela autora.
____________________________________________________________

Questão 4 - Que fatos desencadearam a discussão sobre a violência contra as mulheres?
 ____________________________________________________________

Questão 5- Localize no texto

A) uma opinião:
____________________________________________________________

B) um fato:
____________________________________________________________

Questão 6-  A aluna Débora enumerou fatos que contribuem para discussões entre casais. Escreva-os abaixo.
_____________________________________________________________

 Questão 7- No trecho: “Em 2006, foi aprovada a Lei Maria da Penha com intuito de proteger mulheres de agressões, mas poucos foram os seus avanços.” A conjunção mas, que introduz a segunda oração, estabelece ideia de:
A) explicação.
B) conclusão.
C) adição.
D) oposição.

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