segunda-feira, 18 de maio de 2020

Língua Portuguesa 7º Ano - EF

Olá, pessoal! Nas atividades dessa semana vamos revisar algumas habilidades já trabalhadas nas aulas presenciais e, em seguida, realizar um simulado da AAP 1º Bimestre.
ROTEIRO DE ATIVIDADES
Semana de 18 a 22/05/2020 
Prof: Raquel Cordeiro            7º Ano
Nome do aluno :________________________________Data:___________​
Orientações aos pais: Pedimos a sua colaboração para o desenvolvimento da atividade, incentivando seu (sua) filho (a) a realizar as atividades propostas.
 Canais do Centro de Mídias SP – aula de Língua Portuguesa 7º ano – 15/05/2020​
Orientações aos alunos: Realize as atividades propostas durante a videoaula e envie as respostas pelo WhatsApp. Qualquer dúvida pode me chamar no grupo da sala.

Atividade 1 – Estratégias de leitura Apreciação e réplica

Habilidade: (EF67LP28) - Ler e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, poemas, entre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros, temas, autores.
Assista à videoaula transmitida pelo CMSP no dia 15/05/2020

Após assistir a aula, responda as questões propostas e socialize no WhatsApp.

Atividade 2 – Notícia online – Discussão sobre fake news

Habilidade: (EF69LP03A)- Identificar, em notícias, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências.
Leia a manchete a seguir:


Após ler esta manchete, responda as questões a seguir:
Questão 1 - Qual é o fato noticiado?
_________________________________________________________
Questão 2 - Esse fato noticiado interfere na vida dos usuários do Facebook?
_________________________________________________________
Questão 3 - Essa notícia é falsa ou não? Por quê?
_________________________________________________________
Quem de nós nunca recebeu uma “corrente” no Facebook ou WhatsApp? A maioria recebe diariamente e muitos acabam compartilhando por achar que se trata de uma verdade.
Leia o texto a seguir:


Olá, sou Mark, o diretor do Facebook. Olá pessoal, parece que todos os alertas são reais. O uso do Facebook custa dinheiro. Se você enviar esta string para 18 diferentes da sua lista, seu ícone será azul e ficará livre para você. Se você não acredita em mim, amanhã às 18:00 o Facebook será fechado e para abri-lo você tem que pagar. Isso tudo é por lei. Esta mensagem é para informar a todos os nossos usuários que nossos servidores foram recentemente muito congestionados. Estamos pedindo sua ajuda para resolver este problema. Pedimos que nossos usuários ativos encaminhem esta mensagem para cada uma das pessoas em sua lista de contatos para confirmar nossos usuários ativos do Facebook. Se você não enviar esta mensagem para todos os seus contatos do Facebook, sua conta permanecerá inativa, resultando na perda de todos os seus contatos sem a transmissão desta mensagem. Seu smartphone será atualizado dentro das próximas 24 horas, terá um novo design e uma nova cor para o chat. Caros usuários do Facebook, atualizaremos o Facebook para as 23:00. até as 05:00 deste dia. Se você não enviar para todos os seus contatos, a atualização será cancelada. Você não poderá conversar com suas mensagens no Facebook. Você terá que pagar a taxa se você não for um usuário freqüente. Se você tiver pelo menos 10 contatos, envie esta mensagem de texto e o logotipo ficará vermelho para indicar que você é um usuário confirmado … Terminaremos gratuitamente. Amanhã eles começam a coletar mensagens para o facebook em 0,37 centavos. Encaminhe esta mensagem para mais de seus 9 contatos e ela estará livre para a vida toda para você. Olhe e a bola fica verde. Faça isso e você verá que o Facebook agora está livre. Envie para 10 pessoas para reativar seu serviço sem custos.”


Há épocas que esta mensagem circula pelas redes e muitos acabam compartilhando por achar que é verdade.
Sobre o texto que você acabou de ler, responda:
Questão 1 – Você já recebeu alguma corrente semelhante a essa? Se já recebeu, você compartilhou ou não?
_________________________________________________________
Questão 2 – Como identificamos se a notícia é verdadeira ou falsa?
_________________________________________________________
Questão 3 – Sabemos que há várias maneiras de confirmar se uma notícia é verdadeira ou falsa. Inclusive, há sites especializados em investigar a veracidade dos fatos noticiados. Pesquise na internet e cite pelo menos 2 sites conhecidos que têm a função de investigar notícias falsas.
_______________________________________________________________


Atividade 3 – Simulado AAP 1º Bimestre


Várias habilidades:
(EF69LP55) - Identificar marcas de variação linguística em um texto.
(EF67LP38 )- Inferir o efeito de sentido produzido pelo uso de figura de linguagem em um texto.

(EF07LP06A - EF07LP06B) - Identificar o uso de concordância
nominal ou verbal em um texto.
(EF69LP47) - Inferir o efeito de sentido de palavras ou expressões em um texto.

(EF69LP16A - EF69LP47) - Identificar elementos constitutivos da organização de um texto.
(EF67LP25A - AAP07LP06) - Reconhecer elementos utilizados para a progressão temática em um texto.
(P69EFLP04 ) - Inferir informação implícita em um texto.
(P69EFLP01) - Localizar informação explícita em um texto.
(P69EFLP09) - Identificar a finalidade de um texto.
(P69EFLP06 )- Inferir tema de um texto.



Questão 1 – Leia o texto abaixo e responda a questão a seguir.
A terra é naturá


Sinhô doutô, meu ofício
É servir ao meu patrão.
Eu não sei fazê comício,
Nem discurso, nem sermão;
Nem sei as letra onde mora,
Mas porém, eu quero agora
Dizê, com sua licença,
Uma coisa bem singela,
Que a gente pra dizer ela
Não precisa de sabença.

Se um pai de famia honrado,
Morre, deixando a famia,
Os seus fiinho adorado
Por dono da moradia,
E aqueles irmão mais véio,
Sem pensá nos Evangéio,
Contra os novo a toda hora
Lança da inveja o veneno
Inté botá os mais pequeno
Daquela casa pra fora.

Disso tudo o resultado
Seu doutô sabe a verdade,
Pois, logo os prejudicado
Recorre às autoridade;
E no chafurdo infeliz
Depressa vai o juiz
Fazê a paz dos irmão
E se ele for justiceiro
Parte a casa dos herdeiro
Pra cada qual seu quinhão.[...]





O verso que faz uso de linguagem formal é:
A)  “Sinhô doutô, meu ofício”
B) “É servir ao meu patrão.”
C) “Contra os novo a toda hora”
D) “Inté botá os mais pequeno”

Questão 2- A expressão “para cada qual seu quinhão”, na última estrofe significa:
A) a parte da herança que pertence legalmente a cada irmão.
B) que é preciso fazer justiça.
C) que ninguém ficará com a herança.
D) a paz entre os irmãos.

Questão 3 – Leia o texto abaixo e responda a questão a seguir.





O emprego dos recursos verbais e não verbais nesse gênero textual adota como uma das estratégias persuasivas:
A) evidenciar a inutilidade terapêutica do cigarro.
B) indicar a utilidade do cigarro como pesticida contra ratos e baratas.
C) indicar que os que mais sofrem com as consequências do tabagismo são os fumantes ativos, ou seja, aqueles que fazem uso direto do cigarro.
D) mostrar a relação direta entre o uso do cigarro e o aparecimento de problemas no aparelho respiratório.

Questão 4 – Leia o texto abaixo e responda a questão.


De acordo com o texto 1, a água compõe
(A) 22% do seu cérebro.
(B) 83% dos seus ossos.
(C) 75% do seu sangue.
(D) 75% dos seus músculos.


Questão 5 – Leia o texto a seguir e responda a questão.
Por que os japoneses vieram ao Brasil?
E por que, agora, seus descendentes estão indo para o Japão?

No início do século 20, as lavouras de café brasileiras precisavam de mão-de-obra. A saída do governo brasileiro foi atrair imigrantes. O momento não podia ser melhor para os japoneses – lá, o desemprego bombava por causa da mecanização da lavoura. Outro motivo que facilitou a vinda deles foi um tratado de amizade que Brasil e Japão tinham acabado de assinar. 
Aí, a situação se inverteu: o Japão se transformou em uma potência e, lá pela década de 80, ficou difícil bancar a vida no Brasil por causa da inflação e do desemprego. Os netos e bisnetos dos imigrantes japoneses enxergaram, então, uma grande chance de se dar bem e foram em massa para o Japão. Até 2006, a comunidade brasileira no país já havia alcançado 313 pessoas. 

Fonte: Revista Capricho nº 104 
maio/2008 p.94.


Na frase: “... o desemprego bombava por causa da mecanização da lavoura”, a expressão destacada pode ser substituída por: 
(A) Aumentava. 
(B) Apontava. 
(C) Atraía. 
(D) Bancava.
Leia o texto a seguir e responda as questões 6 e 7.


 Questão 6 - Na sequência dos quadrinhos, o personagem Cebolinha, por intermédio de expressões faciais, comunica ao leitor reações de
(A) sossego e felicidade.
(B) alegria e espanto.
(C) raiva e tranquilidade.
(D) susto e alívio.

Questão 7 - A compreensão dessa tirinha exige que o leitor
(A) apenas leia as palavras.
(B) apenas se fixe nas imagens.
(C) associe imagens e palavras.
(D) perceba os sons e as imagens.
Questão 8 - Leia o texto e responda a questão a seguir.
EVA FURNARI

EVA FURNARI - Uma das principais figuras da literatura para crianças. Eva Furnari nasceu em Roma (Itália) em 1948 e chegou ao Brasil em 1950, radicando-se em São Paulo. Desde muito jovem, sua atração eram os livros de estampas e não causa estranhamento algum imaginá-Ia envolvida com cores, lápis e pincéis, desenhando mundos e personagens para habitá-Ios...
Suas habilidades criativas encaminharam-na, primeiramente, ao universo das Artes Plásticas expondo, em 1971, desenhos e pinturas na Associação dos Amigos do Museu de Arte Moderna, em uma mostra individual. Paralelamente, cursou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, formando-se no ano de 1976. No entanto, erguer prédios tornou-se pouco atraente quando encontrou a experiência das narrativas visuais.
Iniciou sua carreira como autora e ilustradora, publicando histórias sem texto verbal, isto é, contadas apenas por imagens. Seu primeiro livro foi lançado pela Ática, em 1980, Cabra-cega, inaugurando a coleção Peixe Vivo, premiada pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil -FNLlJ.
Ao longo de sua carreira, Eva Furnari recebeu muitos prêmios, entre eles contam o Jabuti de “Melhor Ilustração” - Trucks (Ática, 1991), A bruxa Zelda e os 80 docinhos (1986) e Anjinho (1998) - setes láureas concedidas pela FNLlJ e o Prêmio APCA pelo conjunto de sua obra.

http://caracal. imaginaria. cam/autog rafas/evafurnari/index. html


A finalidade do texto é
(A) apresentar dados sobre vendas de livros.
(B) divulgar os livros de uma autora.
(C) informar sobre a vida de uma autora.
(D) instruir sobre o manuseio de livros.

Questão 9 – Leia o texto abaixo e responda a questão.
O asno e a carga de sal

Um asno carregado de sal atravessava um rio. Um passo em falso e ei-lo dentro da água. O sal então derreteu e o asno se levantou mais leve. Ficou todo feliz. Um pouco depois, estando carregado de esponja às margens do mesmo rio, pensou que se caísse de novo ficaria mais leve e caiu de propósito nas águas. O que aconteceu? As esponjas ficaram encharcadas e, impossibilitado de se erguer, o asno morreu afogado.  
Algumas pessoas são vítimas de suas próprias artimanhas. 
Fonte: Esopo. Fábulas.



 Na expressão retirada do texto, “... pensou que se caísse de novo ficaria mais leve e caiu de propósito nas águas...”, a expressão grifada significa:
(A) Casualmente 
(B) Intencionalmente. 
(C) Coincidentemente. 
(D) Proporcionalmente.


Questão 10 – Leia o texto e responda a questão a seguir.



A linguagem empregada na fala das personagens é:
A)  Coloquial  e padrão 
B)  Padrão e culta
C) Coloquial
D) formal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts