Olá, pessoal! Nas atividades dessa semana vamos revisar
algumas habilidades já trabalhadas nas aulas presenciais e, em seguida,
realizar um simulado da AAP 1º Bimestre.
ROTEIRO
DE ATIVIDADES
Semana de 18 a 22/05/2020
Prof: Raquel Cordeiro 7º Ano
Nome do aluno :________________________________Data:___________
Orientações aos pais: Pedimos
a sua colaboração para o desenvolvimento da atividade, incentivando seu (sua)
filho (a) a realizar as atividades propostas.
Canais do Centro
de Mídias SP – aula de Língua Portuguesa 7º ano – 15/05/2020
Orientações
aos alunos: Realize as atividades propostas durante a videoaula e
envie as respostas pelo WhatsApp. Qualquer dúvida pode me chamar no grupo da
sala.
Atividade 1 – Estratégias de leitura Apreciação e réplica
Habilidade:
(EF67LP28) - Ler e compreender – selecionando procedimentos e
estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta
características dos gêneros e suportes –, romances infanto-juvenis, contos
populares, contos de terror, lendas brasileiras, indígenas e africanas, poemas,
entre outros, expressando avaliação sobre o texto lido e estabelecendo
preferências por gêneros, temas, autores.
Assista à videoaula transmitida pelo CMSP no dia
15/05/2020
Após assistir a aula, responda as questões propostas e
socialize no WhatsApp.
Atividade 2 – Notícia online – Discussão sobre fake news
Habilidade:
(EF69LP03A)- Identificar, em notícias, o fato central, suas
principais circunstâncias e eventuais decorrências.
Leia a manchete a seguir:
Após ler esta manchete, responda as questões a seguir:
Questão
1 -
Qual é o fato noticiado?
_________________________________________________________
Questão
2
- Esse fato noticiado interfere na vida dos usuários do Facebook?
_________________________________________________________
Questão 3 - Essa notícia é falsa ou não? Por quê?
_________________________________________________________
Quem de nós nunca recebeu uma “corrente” no Facebook ou
WhatsApp? A maioria recebe diariamente e muitos acabam compartilhando por achar
que se trata de uma verdade.
Leia
o texto a seguir:
“Olá,
sou Mark, o diretor do Facebook. Olá pessoal, parece que todos os alertas são
reais. O uso do Facebook custa dinheiro. Se você enviar esta string para 18
diferentes da sua lista, seu ícone será azul e ficará livre para você. Se
você não acredita em mim, amanhã às 18:00 o Facebook será fechado e para
abri-lo você tem que pagar. Isso tudo é por lei. Esta mensagem é para
informar a todos os nossos usuários que nossos servidores foram recentemente
muito congestionados. Estamos pedindo sua ajuda para resolver este problema.
Pedimos que nossos usuários ativos encaminhem esta mensagem para cada uma das
pessoas em sua lista de contatos para confirmar nossos usuários ativos do
Facebook. Se você não enviar esta mensagem para todos os seus contatos do
Facebook, sua conta permanecerá inativa, resultando na perda de todos os seus
contatos sem a transmissão desta mensagem. Seu smartphone será atualizado
dentro das próximas 24 horas, terá um novo design e uma nova cor para o chat.
Caros usuários do Facebook, atualizaremos o Facebook para as 23:00. até as
05:00 deste dia. Se você não enviar para todos os seus contatos, a
atualização será cancelada. Você não poderá conversar com suas mensagens no
Facebook. Você terá que pagar a taxa se você não for um usuário freqüente. Se
você tiver pelo menos 10 contatos, envie esta mensagem de texto e o logotipo
ficará vermelho para indicar que você é um usuário confirmado … Terminaremos
gratuitamente. Amanhã eles começam a coletar mensagens para o facebook em
0,37 centavos. Encaminhe esta mensagem para mais de seus 9 contatos e ela
estará livre para a vida toda para você. Olhe e a bola fica verde. Faça isso
e você verá que o Facebook agora está livre. Envie para 10 pessoas para
reativar seu serviço sem custos.”
|
Há épocas que esta mensagem circula pelas redes e muitos
acabam compartilhando por achar que é verdade.
Sobre
o texto que você acabou de ler, responda:
Questão
1
– Você já recebeu alguma corrente semelhante a essa? Se já recebeu, você
compartilhou ou não?
_________________________________________________________
Questão
2
– Como identificamos se a notícia é verdadeira ou falsa?
_________________________________________________________
Questão
3
– Sabemos que há várias maneiras de confirmar se uma notícia é verdadeira ou
falsa. Inclusive, há sites especializados em investigar a veracidade dos fatos
noticiados. Pesquise na internet e cite pelo menos 2 sites conhecidos que têm a
função de investigar notícias falsas.
_______________________________________________________________
Atividade
3 – Simulado AAP 1º Bimestre
Várias
habilidades:
(EF69LP55) -
Identificar marcas de variação linguística em um texto.
(EF67LP38 )- Inferir o efeito
de sentido produzido pelo uso de figura de linguagem em um texto.
(EF07LP06A - EF07LP06B) - Identificar o
uso de concordância
nominal
ou verbal em um texto.
(EF69LP47) - Inferir
o efeito de sentido de palavras ou expressões em um texto.
(EF69LP16A - EF69LP47) - Identificar
elementos constitutivos da organização
de um texto.
(EF67LP25A - AAP07LP06) - Reconhecer
elementos utilizados para a progressão temática em um texto.
(P69EFLP04 ) - Inferir informação
implícita em um texto.
(P69EFLP01) -
Localizar informação explícita em um texto.
(P69EFLP09) - Identificar a
finalidade de um texto.
(P69EFLP06 )- Inferir
tema de um texto.
|
Questão
1 – Leia o texto abaixo e responda a questão a seguir.
A
terra é naturá
Sinhô
doutô, meu ofício
É
servir ao meu patrão.
Eu
não sei fazê comício,
Nem
discurso, nem sermão;
Nem
sei as letra onde mora,
Mas
porém, eu quero agora
Dizê,
com sua licença,
Uma
coisa bem singela,
Que a
gente pra dizer ela
Não
precisa de sabença.
Se um
pai de famia honrado,
Morre,
deixando a famia,
Os
seus fiinho adorado
Por
dono da moradia,
E
aqueles irmão mais véio,
Sem
pensá nos Evangéio,
Contra
os novo a toda hora
Lança
da inveja o veneno
Inté
botá os mais pequeno
Daquela
casa pra fora.
Disso
tudo o resultado
Seu
doutô sabe a verdade,
Pois,
logo os prejudicado
Recorre
às autoridade;
E no
chafurdo infeliz
Depressa
vai o juiz
Fazê
a paz dos irmão
E se
ele for justiceiro
Parte
a casa dos herdeiro
Pra
cada qual seu quinhão.[...]
|
O verso que faz uso de linguagem formal é:
A) “Sinhô
doutô, meu ofício”
B) “É
servir ao meu patrão.”
C) “Contra os novo a
toda hora”
D) “Inté
botá os mais pequeno”
Questão
2-
A expressão “para cada qual seu quinhão”, na última estrofe significa:
A) a
parte da herança que pertence legalmente a cada irmão.
B) que é preciso fazer justiça.
C) que ninguém ficará com a herança.
D) a paz entre os irmãos.
Questão 3 – Leia o texto abaixo e
responda a questão a seguir.
O emprego dos recursos verbais e não verbais nesse gênero textual
adota como uma das estratégias persuasivas:
A) evidenciar a inutilidade terapêutica do cigarro.
B) indicar a utilidade do cigarro como pesticida contra ratos e
baratas.
C) indicar que os que mais sofrem com as consequências do
tabagismo são os fumantes ativos, ou seja, aqueles que fazem uso direto do
cigarro.
D) mostrar a relação
direta entre o uso do cigarro e o aparecimento de problemas no aparelho
respiratório.
Questão
4 – Leia o texto abaixo e responda a questão.
De acordo com o texto 1, a água compõe
(A) 22% do seu cérebro.
(B) 83% dos seus ossos.
(C) 75% do seu sangue.
(D) 75% dos seus músculos.
Questão
5 – Leia o texto a seguir e responda a questão.
Por que os japoneses vieram ao
Brasil?
E por que, agora, seus descendentes
estão indo para o Japão?
No início do século 20, as lavouras
de café brasileiras precisavam de mão-de-obra. A saída do governo brasileiro
foi atrair imigrantes. O momento não podia ser melhor para os japoneses – lá,
o desemprego bombava por causa da mecanização da lavoura. Outro motivo que
facilitou a vinda deles foi um tratado de amizade que Brasil e Japão tinham
acabado de assinar.
Aí, a situação se inverteu: o Japão
se transformou em uma potência e, lá pela década de 80, ficou difícil bancar
a vida no Brasil por causa da inflação e do desemprego. Os netos e bisnetos
dos imigrantes japoneses enxergaram, então, uma grande chance de se dar bem e
foram em massa para o Japão. Até 2006, a comunidade brasileira no país já
havia alcançado 313 pessoas.
Fonte: Revista Capricho nº 104
maio/2008 p.94.
|
Na frase: “... o desemprego bombava por causa da
mecanização da lavoura”, a expressão destacada pode ser substituída por:
(A)
Aumentava.
(B) Apontava.
(C) Atraía.
(D) Bancava.
Leia
o texto a seguir e responda as questões 6 e 7.
Questão 6 - Na sequência dos
quadrinhos, o personagem Cebolinha, por intermédio de expressões faciais,
comunica ao leitor reações de
(A) sossego e felicidade.
(B) alegria e espanto.
(C) raiva e tranquilidade.
(D) susto e alívio.
Questão
7 - A
compreensão dessa tirinha exige que o leitor
(A) apenas leia as palavras.
(B) apenas se fixe nas imagens.
(C) associe imagens e palavras.
(D) perceba os sons e as imagens.
Questão
8 - Leia o texto e responda a questão a seguir.
EVA FURNARI
EVA FURNARI - Uma das principais
figuras da literatura para crianças. Eva Furnari nasceu em Roma (Itália) em
1948 e chegou ao Brasil em 1950, radicando-se em São Paulo. Desde muito
jovem, sua atração eram os livros de estampas e não causa estranhamento algum
imaginá-Ia envolvida com cores, lápis e pincéis, desenhando mundos e
personagens para habitá-Ios...
Suas habilidades criativas
encaminharam-na, primeiramente, ao universo das Artes Plásticas expondo, em
1971, desenhos e pinturas na Associação dos Amigos do Museu de Arte Moderna,
em uma mostra individual. Paralelamente, cursou a Faculdade de Arquitetura e
Urbanismo da USP, formando-se no ano de 1976. No entanto, erguer prédios
tornou-se pouco atraente quando encontrou a experiência das narrativas visuais.
Iniciou sua carreira como autora e
ilustradora, publicando histórias sem texto verbal, isto é, contadas apenas
por imagens. Seu primeiro livro foi lançado pela Ática, em 1980, Cabra-cega,
inaugurando a coleção Peixe Vivo, premiada pela Fundação Nacional do Livro
Infantil e Juvenil -FNLlJ.
Ao longo de sua carreira, Eva Furnari
recebeu muitos prêmios, entre eles contam o Jabuti de “Melhor Ilustração” -
Trucks (Ática, 1991), A bruxa Zelda e os 80 docinhos (1986) e Anjinho (1998)
- setes láureas concedidas pela FNLlJ e o Prêmio APCA pelo conjunto de sua
obra.
http://caracal. imaginaria. cam/autog
rafas/evafurnari/index. html
|
A finalidade do texto é
(A) apresentar dados sobre vendas de livros.
(B) divulgar os livros de uma autora.
(C) informar sobre a vida de uma autora.
(D) instruir sobre o manuseio de livros.
Questão
9 – Leia o texto abaixo e responda a questão.
O asno e a carga de sal
Um asno carregado de sal atravessava
um rio. Um passo em falso e ei-lo dentro da água. O sal então derreteu e o
asno se levantou mais leve. Ficou todo feliz. Um pouco depois, estando
carregado de esponja às margens do mesmo rio, pensou que se caísse de novo
ficaria mais leve e caiu de propósito nas águas. O que aconteceu? As esponjas
ficaram encharcadas e, impossibilitado de se erguer, o asno morreu
afogado.
Algumas pessoas são vítimas de suas
próprias artimanhas.
Fonte: Esopo. Fábulas.
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Na expressão retirada do texto,
“... pensou que se caísse de novo ficaria mais leve e caiu de propósito
nas águas...”, a expressão grifada significa:
(A) Casualmente
(B) Intencionalmente.
(C) Coincidentemente.
(D) Proporcionalmente.
Questão
10 – Leia o texto e responda a questão a seguir.
A linguagem empregada na fala das personagens é:
A) Coloquial
e padrão
B) Padrão e culta
C) Coloquial
D) formal
B) Padrão e culta
C) Coloquial
D) formal
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