sexta-feira, 8 de maio de 2020

Língua Portuguesa 8º Ano EF


Atividade 1 – Textualização

Habilidade: EF69LP07B Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de produção e circulação.

Olá, pessoal! Vamos dar continuidade às atividades?
Primeiramente, para quem não assistiu, segue o link da videoaula transmitida pelo CMSP dia 07/05. Peço que assistam, realizem as atividades e socializem no WhatsApp, ok?
Quem já assistiu e fez pelo Centro de Mídias, apenas socialize no WhatsApp para que eu possa registrar sua participação.





Após assistir à videoaula, anote os pontos importantes.

Em seguida, realize as atividades propostas durante a aula.
E para finalizar, faça a produção textual solicitada no final da aula. E não precisa esperar o retorno das aulas para socializar. Entre no WhatsApp e socialize com os colegas ou apenas comigo, a sua produção.
Segue o modelo de carta para quem não conseguiu anotar durante o vídeo.

Atividade 2 – Textualização

Habilidade: Relacionar imagem e texto.

ATENÇÃO: Não é preciso copiar textos no caderno, anote apenas as questões e as respostas e socialize no WhatsApp.

Observe a imagem e leia o texto a seguir:
TEXTO 1




TEXTO 2
O coronavírus encerrou o debate sobre o tempo de tela

Iniciativas que surgiram explicitamente para ajudar as pessoas a evitar as telas estão agora se adaptando a elas

Por Nellie Bowles, do The New York Times

Antes do coronavírus, havia algo com que eu costumava me preocupar. Era o tempo de tela. Talvez você se lembre.

Eu pensava nisso. Escrevia sobre isso. Muito. Tentava diferentes desintoxicações digitais como se fossem dietas de moda, cada uma vigorando por uma ou duas semanas antes que eu voltasse ao vidro liso e brilhante.

Agora, joguei fora as algemas da culpa do tempo de tela. Minha televisão está ligada. Meu computador está aberto. Meu telefone está desbloqueado, brilhando. Quero estar cercada de telas. Se houvesse um dispositivo de realidade virtual por perto, eu o estaria usando.

A tela é meu único contato com meus pais, dos quais sinto falta, mas que não posso visitar porque não quero matá-los acidentalmente com o vírus. Ela possibilita a happy hour com meus amigos do colégio e me mostra fotos de pessoas cozinhando no Facebook. Houve um tempo em que pensei que o Facebook fosse ruim? Uma artéria de propaganda perigosa inundando o corpo político do país? Talvez. Já não me lembro mais. Era uma época diferente.
Muitas pessoas estão começando a aceitar.

Walt Mossberg, meu ex-chefe e crítico de produtos tecnológicos de longa data, desativou suas contas no Facebook e no Instagram em 2018 para protestar contra as políticas e a negligência do Facebook em torno de fake news. Agora, durante a pandemia, ele está de volta.

“Não mudei de ideia sobre as políticas e ações da empresa. Só quero manter contato com o maior número possível de amigos”, escreveu Mossberg no Twitter recentemente.

[...]


[...] Dada nossa demografia, a maioria daqueles que têm filhos criou planos cuidadosos para manter os olhinhos deles longe das telas. Planos para evitar que os bebês usem telas, é claro, mas também para que não vejam os outros usando-as. Como estão os planos agora?

“Isso acabou na semana passada”, disse minha amiga Ashley Spinelli, administradora da Universidade da Califórnia, em Berkeley, que acabou de ter um filho, Nico.

Shary Niv, mãe de uma pequena, pede a ela “que veja qualquer programação infantil que a PBS esteja exibindo na Amazon Prime”.

Daniela Helitzer, doutora em audiologia em Boca Raton, na Flórida, contou que o tempo de tela costumava ser um debate constante entre os pais em sua cidade. Ela tinha alguns amigos com filhos que nunca tinham visto uma televisão ligada antes disso. Não é mais assim.

“Todos nós perdemos oficialmente a batalha”, admitiu Helitzer, que tem um filho de dois e um de três anos.
“Acessei todos os aplicativos educacionais possíveis. Usei todas as programações interativas on-line que encontrei. Se ele está sentado em seu iPad por duas ou três horas por dia, literalmente não me importo. É tipo: use essa tela o máximo que puder.”

Cercada de telas nas últimas semanas, notei algumas mudanças positivas. Tenho falado tanto com meus amigos via FaceTime que os conheço melhor do que antes. Decidi aprender o que era o TikTok, e adoro. Passo horas com o queixo enfiado no peito e um sorriso estranho no rosto, observando. Estou usando Duolingo, um aplicativo para aprender idiomas.


[...]“Meu filho aprendeu sozinho a usar o iMovie, e agora as crianças filmam a si mesmas fazendo coisas básicas – preparando gelatina, jogando basquete – e depois editam de modo bem profissional. Então compartilham com seus amigos no Zoom.”

Os céticos da tela veem isso como um momento apocalíptico. Muitos ativistas passaram anos lutando contra o aprendizado on-line nas escolas. A experiência cara a cara com os professores é insubstituível, argumentavam.

“As empresas de tecnologia educativa agora estão se aproveitando disso e dizendo: ‘Viu? A gente disse.’ Muitas estão oferecendo seus serviços de graça agora. É o capitalismo do desastre”, afirmou Emily Cherkin, consultora de tempo de tela em Seattle.[...]

(Texto adaptado para a atividade, disponível em: https://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/o-coronavirus-encerrou-o-debate-sobre-o-tempo-de-tela-2/, acesso em 06 de maio de 2020)

Questão 1- Observe o TEXTO 1 e responda:
A) A que os celulares estão sendo comparados?
______________________________________________________________
B) O que cada pessoa sentada sobre o celular está fazendo?
_____________________________________________________________
C) Segundo a imagem, o uso do celular é benéfico? Por quê?

Questão 2 – Leia o TEXTO 2 e responda:
A) Qual o tema central do TEXTO 2?
____________________________________________________________
B) Quanto à opinião expressa nos TEXTOS 1 e 2, elas são convergentes (iguais) ou convergentes (diferentes)? Explique.
____________________________________________________________
C) Existe alguma relação entre o TEXTO 1 e 2? Explique.
_____________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts