Atividade 1 – Textualização
Habilidade:
EF69LP07B Produzir
textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto de
produção e circulação.
Olá, pessoal! Vamos dar continuidade às atividades?
Primeiramente, para quem não assistiu, segue o link da
videoaula transmitida pelo CMSP dia 07/05. Peço que assistam, realizem as
atividades e socializem no WhatsApp, ok?
Quem já assistiu e fez pelo Centro de Mídias, apenas socialize
no WhatsApp para que eu possa registrar sua participação.
Após assistir à videoaula, anote os pontos importantes.
Em seguida, realize as atividades propostas durante a
aula.
E para finalizar, faça a produção textual solicitada no
final da aula. E não precisa esperar o retorno das aulas para socializar. Entre
no WhatsApp e socialize com os colegas ou apenas comigo, a sua produção.
Segue o modelo de carta para quem não conseguiu anotar
durante o vídeo.
Atividade 2 – Textualização
Habilidade: Relacionar
imagem e texto.
ATENÇÃO: Não é preciso copiar textos no caderno, anote
apenas as questões e as respostas e socialize no WhatsApp.
Observe
a imagem e leia o texto a seguir:
TEXTO 1
(Fonte:
http://www.virgula.com.br/album/;20-ilustracoes-sobre-redes-sociais/#img=10&galleryId=1049765,
acesso em 08 de maio de 2020.)
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TEXTO 2
O coronavírus encerrou o debate sobre o
tempo de tela
Iniciativas que surgiram explicitamente
para ajudar as pessoas a evitar as telas estão agora se adaptando a elas
Por Nellie Bowles,
do The New York Times
Antes
do coronavírus, havia algo com que eu costumava me preocupar. Era o tempo de
tela. Talvez você se lembre.
Eu
pensava nisso. Escrevia sobre isso. Muito. Tentava diferentes desintoxicações
digitais como se fossem dietas de moda, cada uma vigorando por uma ou duas
semanas antes que eu voltasse ao vidro liso e brilhante.
Agora,
joguei fora as algemas da culpa do tempo de tela. Minha televisão está
ligada. Meu computador está aberto. Meu telefone está desbloqueado,
brilhando. Quero estar cercada de telas. Se houvesse um dispositivo de
realidade virtual por perto, eu o estaria usando.
A
tela é meu único contato com meus pais, dos quais sinto falta, mas que não
posso visitar porque não quero matá-los acidentalmente com o vírus. Ela
possibilita a happy hour com meus
amigos do colégio e me mostra fotos de pessoas cozinhando no Facebook. Houve um tempo em que pensei
que o Facebook fosse ruim? Uma
artéria de propaganda perigosa inundando o corpo político do país? Talvez. Já
não me lembro mais. Era uma época diferente.
Muitas
pessoas estão começando a aceitar.
Walt
Mossberg, meu ex-chefe e crítico de produtos tecnológicos de longa data,
desativou suas contas no Facebook e
no Instagram em 2018 para protestar
contra as políticas e a negligência do Facebook
em torno de fake news. Agora,
durante a pandemia, ele está de volta.
“Não
mudei de ideia sobre as políticas e ações da empresa. Só quero manter contato
com o maior número possível de amigos”, escreveu Mossberg no Twitter recentemente.
[...]
[...]
Dada nossa demografia, a maioria daqueles que têm filhos criou planos
cuidadosos para manter os olhinhos deles longe das telas. Planos para evitar
que os bebês usem telas, é claro, mas também para que não vejam os outros
usando-as. Como estão os planos agora?
“Isso
acabou na semana passada”, disse minha amiga Ashley Spinelli, administradora
da Universidade da Califórnia, em Berkeley, que acabou de ter um filho, Nico.
Shary
Niv, mãe de uma pequena, pede a ela “que veja qualquer programação infantil
que a PBS esteja exibindo na Amazon
Prime”.
Daniela
Helitzer, doutora em audiologia em Boca Raton, na Flórida, contou que o tempo
de tela costumava ser um debate constante entre os pais em sua cidade. Ela
tinha alguns amigos com filhos que nunca tinham visto uma televisão ligada
antes disso. Não é mais assim.
“Todos
nós perdemos oficialmente a batalha”, admitiu Helitzer, que tem um filho de dois
e um de três anos.
“Acessei
todos os aplicativos educacionais possíveis. Usei todas as programações
interativas on-line que encontrei. Se ele está sentado em seu iPad por duas ou três horas por dia,
literalmente não me importo. É tipo: use essa tela o máximo que puder.”
Cercada
de telas nas últimas semanas, notei algumas mudanças positivas. Tenho falado
tanto com meus amigos via FaceTime
que os conheço melhor do que antes. Decidi aprender o que era o TikTok, e adoro. Passo horas com o
queixo enfiado no peito e um sorriso estranho no rosto, observando. Estou
usando Duolingo, um aplicativo para
aprender idiomas.
[...]“Meu
filho aprendeu sozinho a usar o iMovie,
e agora as crianças filmam a si mesmas fazendo coisas básicas – preparando
gelatina, jogando basquete – e depois editam de modo bem profissional. Então
compartilham com seus amigos no Zoom.”
Os
céticos da tela veem isso como um momento apocalíptico. Muitos ativistas
passaram anos lutando contra o aprendizado on-line nas escolas. A experiência
cara a cara com os professores é insubstituível, argumentavam.
“As
empresas de tecnologia educativa agora estão se aproveitando disso e dizendo:
‘Viu? A gente disse.’ Muitas estão oferecendo seus serviços de graça agora. É
o capitalismo do desastre”, afirmou Emily Cherkin, consultora de tempo de
tela em Seattle.[...]
(Texto adaptado para a atividade,
disponível em: https://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/o-coronavirus-encerrou-o-debate-sobre-o-tempo-de-tela-2/, acesso em 06 de maio de 2020)
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Questão
1-
Observe o TEXTO 1 e responda:
A) A que os celulares estão sendo comparados?
______________________________________________________________
B) O que cada pessoa sentada sobre o celular está
fazendo?
_____________________________________________________________
C) Segundo a imagem, o uso do celular é benéfico? Por
quê?
Questão
2
– Leia o TEXTO 2 e responda:
A) Qual o tema central do TEXTO 2?
____________________________________________________________
B) Quanto à opinião expressa nos TEXTOS 1 e 2, elas são
convergentes (iguais) ou convergentes (diferentes)? Explique.
____________________________________________________________
C) Existe alguma relação entre o TEXTO 1 e 2? Explique.
_____________________________________________________________
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