ROTEIRO
DE ATIVIDADE PARA ACOMPANHAMENTO REMOTO
Prof. Adriana
Disciplina:
Matemática
1º Ano
Nome do
aluno:__________________________________________
Habilidades: Saber reconhecer relações de
proporcionalidade direta e inversa, representando por meio de funções.
Objetivo: Função linear
Devolutiva: Ao realizar as atividades,
arquivar e entregar assim que retornarmos presencialmente a Escola ou poderá
encaminhar por whatsApp.
(Maneira de arquivar: manter o registro no caderno,
colocando a data de realização)
Queridos
alunos selecionei essas duas vídeo aulas para complementar a aprendizagem desse
conteúdo, acesse através dos links abaixo:
Proporcionalidade: Direta e Indireta
ATIVIDADES 1
(obs.: atividade do CADERNO
DO ALUNO 1ª SÉRIE – 2º Bimestre, páginas 9 e 10)
O preço
da passagem do transporte urbano comum em uma cidade do Estado de São Paulo é $ 4,00. Com base nesse dado, complete a tabela
a seguir:
Essa tabela representa tipicamente uma relação de
proporcionalidade direta.
a) Quanto uma pessoa pagaria
se comprasse 7 passagens?
b) Quantas passagens podem ser
compradas com o valor R$ 60,00?
Podemos considerar que o preço pago pelas passagens variam em função da quantidade
adquirida. Dessa forma, a relação de proporcionalidade é expressa
por uma função do
tipo y = k . x, também chamada de função linear, onde k é
considerada a constante de proporcionalidade.
c) Determine o valor de k e
escreva a expressão algébrica que representa essa situação. Considere N o
número de passagens e V o valor pago.
d) No caderno, construa um
plano cartesiano e esboce o gráfico da função.
ATIVIDADES 2
(obs.:atividade do CADERNO DO ALUNO 1ª SÉRIE – 2º Bimestre, página 10)
O
gráfico a seguir representa a relação f(x) = 3t referente ao consumo de água
(em m³) de uma empresa
em função do tempo (em minutos).
Analise
o gráfico e responda:
(A) Qual
é o consumo de água dessa empresa após 2 minutos?
(B) Qual
seria a lei de formação dessa função se y fosse dado em litros?
(C) Em
quanto tempo essa empresa consome 210 m³ de água?
(D) O
que significa f(30)= 90 nessa função?
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