segunda-feira, 22 de junho de 2020

1º Ano - Prof. Adriana - Matemática - Função Linear


ROTEIRO DE ATIVIDADE PARA ACOMPANHAMENTO REMOTO
Prof. Adriana                    Disciplina: Matemática                                 1º Ano 
Nome do aluno:__________________________________________

Habilidades: Saber reconhecer relações de proporcionalidade direta e inversa, representando por meio de funções.   
Objetivo: Função linear

Devolutiva: Ao realizar as atividades, arquivar e entregar assim que retornarmos presencialmente a Escola ou poderá encaminhar por whatsApp.
(Maneira de arquivar: manter o registro no caderno, colocando a data de realização)

Queridos alunos selecionei essas duas vídeo aulas para complementar a aprendizagem desse conteúdo, acesse através dos links abaixo:

Proporcionalidade: Direta e Indireta
 Construção do Gráfico da Função linear.

ATIVIDADES 1
(obs.: atividade do CADERNO DO ALUNO 1ª SÉRIE – 2º Bimestre, páginas 9 e 10)
O preço da passagem do transporte urbano comum em uma cidade do Estado de São Paulo é  $ 4,00. Com base nesse dado, complete a tabela a seguir:
Essa tabela representa tipicamente uma relação de proporcionalidade direta.

a) Quanto uma pessoa pagaria se comprasse 7 passagens?
b) Quantas passagens podem ser compradas com o valor R$ 60,00?

Podemos considerar que o preço pago pelas passagens variam em função da quantidade
adquirida. Dessa forma, a relação de proporcionalidade é expressa por uma função do
tipo y = k . x, também chamada de função linear, onde k é considerada a constante de proporcionalidade.

c) Determine o valor de k e escreva a expressão algébrica que representa essa situação. Considere N o número de passagens e V o valor pago.
d) No caderno, construa um plano cartesiano e esboce o gráfico da função.

ATIVIDADES 2
 (obs.:atividade do CADERNO DO ALUNO 1ª SÉRIE – 2º Bimestre, página 10)
O gráfico a seguir representa a relação f(x) = 3t referente ao consumo de água (em m³) de uma empresa em função do tempo (em minutos).
Analise o gráfico e responda:

(A) Qual é o consumo de água dessa empresa após 2 minutos?
(B) Qual seria a lei de formação dessa função se y fosse dado em litros?
(C) Em quanto tempo essa empresa consome 210 m³ de água?
(D) O que significa f(30)= 90 nessa função?

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