FÍSICA - 2 ª SÉRIE E.M.
PROF - CÉLIA CRISTINA ALVES
CALOR E TEMPERATURA
HABILIDADE: IDENTIFICAR AS PROPRIEDADES TÉRMICAS DOS MATERIAIS NAS DIFERENTES FORMAS DE CONTROLE DA TEMPERATURA.
TEXTO PARA LEITURA - REFLEXIVA
- Em nosso cotidiano, utilizamos a palavra CALOR E TEMPERATURA de forma diferente de com elas são usadas no meio científico, na linguagem corrente, o CALOR é identificado como "algo quente" e TEMPERATURA "mede a quantidade de calor de um corpo".
- O controle de temperatura em nosso cotidiano é fundamental, no chuveiro elétrico ao controlarmos a temperatura do banho abrindo mais ou menos a torneira, regulamos a quantidade de água, a temperatura da água pode ficar constante durante o tempo em que estiver fervendo, uma mãe coloca a mão na água da banheira do bebê para verificar a temperatura da água, a chama de um fogão pode ser usada para aumentar a temperatura da água de uma panela, etc.
-Também é preciso um controle de temperatura corporal,isso é feito pelo próprio corpo, por meio de transpiração e da circulação sanguínea, quando em situações normais ou com ajuda de medicamentos ,quando temos febre.
- Equipamentos como o ferro de passar,geladeira,fogão,forno e os motores dos veículos também precisam de controle de temperatura, a partir da hora em que os carros são ligados, uma série de explosões acontecem para que eles possam se locomover, como consequência, altas temperaturas são atingidas.
- Compreender as trocas de calor possibilita entender desde a formação do gelo em volta do congeladores nas geladeiras, até as sensações de quente e de frio que sentimos ao pisarmos descalços
num piso de madeira, cerâmica e num tapete. Por meio de exemplos próximos do cotidiano, é possível descobrir a troca de energia entres os corpos.
ATIVIDADES
1) Observe ao seu redor ou utilize os objetos de sua casa para responder as seguintes questões:
a) O que produz calor?
b) O que transmite calor?
c) O que retira calor?
d) O que é usado para manter o calor?
e) Explique as diferentes sensações ao pisar descalço em um piso de madeira em um piso de cerâmica. Por que isso ocorre?
2) Complete:
a) FONTES DE CALOR: EX : ferro de passar
_____________________________________
_____________________________________
_____________________________________
b) MATERIAIS BONS CONDUTORES DE CALOR: EX: panela
____________________________________
____________________________________
____________________________________
c) MATERIAIS ISOLANTES OU MAUS CONDUTORES DE CALOR: EX: vidro
___________________________________
___________________________________
___________________________________
- Página Inicial
- 6ºAno-EF
- 7ºAno-EF
- 8ºAno-EF
- 9ºAno-EF
- 1ªSérie-EM
- Arte
- Biologia
- Educação Física
- Eletiva-Entrevistando os Objetivos-Prof. Athaliba
- Eletiva-Direito e Cidadania-Profª Eunice
- Eletiva-O que os olhos não vêem, lente registra-ProfªAna
- Filosofia
- Física
- Geografia
- História
- Língua Inglesa
- Língua Portuguesa
- Matemática
- Projeto de Vida
- Química
- Sociologia
- Tecnologia e Inovação
- 2ªSérie-EM
- Arte
- Biologia
- Educação Física
- Eletiva-Entrevistando os Objetivos-Prof. Athaliba
- Eletiva-Direito e Cidadania-Profª Eunice
- Eletiva-O que os olhos não vêem, lente registra-ProfªAna
- Filosofia
- Física
- Geografia
- História
- Língua Inglesa
- Língua Portuguesa
- Matemática
- Projeto de Vida
- Química
- Sociologia
- Tecnologia e Inovação
- 3ªSérie-EM
- Arte
- Biologia
- Educação Física
- Eletiva-Entrevistando os Objetivos-Prof. Athaliba
- Eletiva-Direito e Cidadania-Profª Eunice
- Eletiva-O que os olhos não vêem, lente registra-ProfªAna
- Filosofia
- Física
- Geografia
- História
- Língua Inglesa
- Língua Portuguesa
- Matemática
- Projeto de Vida
- Química
- Sociologia
- Tecnologia e Inovação
- Enem
- Filmes
- Gestão à vista
- Livros
- Mural
- Videoaulas CMSP
- Cadernos do Aluno
- CAED
segunda-feira, 22 de junho de 2020
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postagem em destaque
Atividade 2º Bim. De 08-6 a 23-06 Prof. Luciano Nome- nº- Atividade...
Popular Posts
-
Projeto de Vida: atividades 6º ano Você já parou para fazer esta pergunta a você mesmo? Projeto de vida na escola, desenv...
-
O que é Cyberbullying? Quem algum dia já passou pela escola, com certeza se lembra do terrível bullying, intimidação ou comportamento agress...
-
Projeto de vida – 6ºAno Objetivo: Reflexão sobre a importância da integração com os espaços da escola e com as pesso...
Nenhum comentário:
Postar um comentário