Leia o texto abaixo e analise as alternativas a seguir acerca do
Modernismo, assinalando (V) para o
que for VERDADEIRO e (F) para o
que for FALSO.
“O que a crítica chama de Modernismo está
condicionado por um acontecimento, isto é, por algo datado, público e
clamoroso, que se impôs à atenção da nossa inteligência como um divisor de
águas: A Semana de Arte Moderna, realizada em fevereiro de 1922, na cidade de
São Paulo. Como os promotores da Semana traziam,
de fato, ideias estéticas originais em relação às nossas últimas correntes
literárias, já em agonia, o Parnasianismo e o Simbolismo, pareceu aos
historiadores da cultura brasileira que modernista fosse
adjetivo bastante para definir o estilo dos novos, e Modernismo tudo
o que se viesse a escrever sob o signo de 22. Os termos, contudo, são tão
polivalentes que acabam não dizendo muito, a não ser que determinem, por trás
da sua vacuidade:
a) as situações socioculturais que marcaram a vida
brasileira desde o começo do século;
b) as correntes de vanguarda europeias que, já antes
da I Guerra, tinham radicalizado e transfigurado a herança do Realismo e do
Decadentismo.
Pela análise das primeiras entende-se o porquê de ter
sido São Paulo o núcleo irradiador do Modernismo; as instâncias ora
nacionalistas, ora cosmopolitas do movimento; as duas faces ideologicamente
conflitantes. Graças ao conhecimento das vanguardas europeias, podemos situar
com mais clareza as opções estéticas da Semana e a evolução dos escritores que
dela participaram”.
( ) O
Modernismo foi lançado por um grupo de intelectuais da burguesia culta,
paulista e mineira, que gozavam de condições especiais, como viagens à Europa,
acesso a concertos e exposições de arte.
( ) Trazendo elementos plásticos
pós-impressionistas (cubistas e expressionistas), a exposição de Anita
Malfatti, em dezembro de 1917, foi extremamente elogiada no artigo “Paranoia ou
Mistificação?”, de Monteiro Lobato.
( ) Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel
Bandeira, Menotti del Picchia, Plínio Salgado, Sérgio Milliet e Paulo Prado são
autores do Modernismo.
( ) A Semana de Arte Moderna (1922) foi, simultaneamente,
o ponto de encontro de várias tendências que desde a Primeira Guerra Mundial
vinham se firmando em São Paulo e no Rio de Janeiro, e a plataforma que
permitiu a consolidação de grupos, a publicação de livros, revistas e
manifestos, o que a tornou uma viva realidade cultural.
( ) Futurismo, dadaísmo, surrealismo, cubismo e
expressionismo são exemplos das vanguardas europeias que influenciaram o
Modernismo.
( ) O termo “modernista” veio a caracterizar um código novo, diferente do Parnasianismo e do
Simbolismo; já o termo “Moderno” inclui fatores relativos à mensagem, como
motivos e temas. Assim, nem tudo que antecipa traços modernos será modernista;
e nem tudo que foi modernista parecerá, hoje, moderno.
a) V, F, V, V, F, V.
b) F, F, V, V, V, V.
c) V, F, F, V, V, V.
d) F, V, F, F, F, F.
e) V, V, V, F, V, F.
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