quarta-feira, 10 de junho de 2020

Língua Portuguesa 2ª série - EM



Olá, pessoal! Vamos dar início às atividades do 2º Bimestre de 2020.

Orientação aos alunos: Façam a correção, em seguida olhem o quadro de habilidades e vejam qual habilidade precisam revisar. Prestem atenção nas atividades propostas, pois estas buscam revisar habilidades que a maioria apresentou dificuldades na AAP 1º Bimestre.

 

🔵Correção e devolutiva da Avaliação da Aprendizagem em Processo 1º Bimestre (AAP)

👉Quadro de habilidades AAP 1º Bimestre – 2ª Série - EM

Questão

Alternativa correta

Habilidade

1

B

MP04 - Identificar posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao tema em textos (letra de música, trecho de romance, teatro, poema, conto, notícia, artigo de opinião, anúncio, cartaz).

2

E

MP02 - Identificar o público-alvo de um texto (letra de música, trecho de romance, teatro, poema, conto, notícia, artigo de opinião, anúncio, cartaz).

3

A

MP10 - MP10 - Reconhecer o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos morfossintáticos (conjunção, períodos simples e compostos) em um texto (letra de música, trecho de romance, teatro, poema, conto, notícia, artigo de opinião, anúncio, cartaz).

4

E

MP05 – Inferir informação implícita em textos (letra de música, trecho de romance, teatro, poema, conto, notícia, artigo de opinião, anúncio, cartaz).

5

B

P15EMLP – Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.

6

A

P06EMLP – Identificar o tema de um texto.

7

C

MP07 – Reconhecer a presença de valores culturais, sociais e/ou humanos em textos literários.

8

C

MP02 - Identificar o público-alvo de um texto (letra de música, trecho de romance, teatro, poema, conto, notícia, artigo de opinião, anúncio, cartaz).

9

A

MP10 - MP10 - Reconhecer o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos morfossintáticos (conjunção, períodos simples e compostos) em um texto (letra de música, trecho de romance, teatro, poema, conto, notícia, artigo de opinião, anúncio, cartaz).

10

E

MP05 – Inferir informação implícita em textos (letra de música, trecho de romance, teatro, poema, conto, notícia, artigo de opinião, anúncio, cartaz).

11

C

P18EMLP – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.

12

E

MP08 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação entre textos (letra de música, trecho de romance, teatro, poema, conto, notícia, artigo de opinião, anúncio, cartaz) que se referem ao mesmo tema.

13

A

MP08 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação entre textos (letra de música, trecho de romance, teatro, poema, conto, notícia, artigo de opinião, anúncio, cartaz) que se referem ao mesmo tema.

14

B

MP07 – Reconhecer a presença de valores culturais, sociais e/ou humanos em textos literários.

15

D

MP04 - Identificar posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao tema em textos (letra de música, trecho de romance, teatro, poema, conto, notícia, artigo de opinião, anúncio, cartaz).

16

A

P17EMLP – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e outras notações.

 

ATENÇÃO: O Link da videoaula CMSP com a devolutiva e a correção da AAP está insdisponível no canal do Youtube, mas pode ser acessado pelo APP CMSP.

Faça a correção da sua prova e verifique quais habilidades precisa revisar. As habilidades destacadas no quadro são aquelas que a turma toda precisará revisar.

🔵Atividade 1 – Práticas de leitura e escrita

MP05 – Inferir informação implícita em textos (letra de música, trecho de romance, teatro, poema, conto, notícia, artigo de opinião, anúncio, cartaz).


Antes de realizar as atividades, assista ao vídeo a seguir:


Após assistir ao vídeo, responda ao formulário a seguir:

👉https://forms.gle/MKmL4v2sZtSDhpyQ9👈

 

🔵Atividade 2 – Pontuação e efeitos de sentido  

👉P17EMLP – Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e outras notações.

Veja a seguir questões comentadas que abordaram esta habilidade:

Identificar o efeito de sentido decorrente da pontuação e outras notações (Descritor 17)

O Encontro (fragmentos)

5    

Em redor, o vasto campo. Mergulhado em névoa branda, o verde era
pálido e opaco. Contra o céu, erguiam-se os negros penhascos tão retos
que pareciam recortados a faca. Espetado na ponta da pedra mais alta, o
sol espiava atrás de uma nuvem.
"Onde, meu Deus?! - perguntava a mim mesma - Onde vi esta mesma

10

paisagem, numa tarde assim igual?
Era a primeira vez que eu pisava naquele lugar. Nas minhas andanças
pelas redondezas, jamais fora além do vale. Mas nesse dia, sem nenhum
cansaço, transpus a colina e cheguei ao campo. Que calma! E que deso-lação. Tudo aquilo - disso estava bem certa - era completamente inédito

 

15

pra mim. Mas por que então o quadro se identificava, em todas as minúcias,
a uma imagem semelhante lá nas profundezas da minha memória?
Voltei-me para o bosque que se estendia à minha direita. Esse bosque
eu também já conhecera com sua folhagem cor de brasa dentro de uma
névoa dourada. "Já vi tudo isto, já vi... Mas onde? E quando?"

20

Fui andando em direção aos penhascos. Atravessei o campo. E cheguei
à boca do abismo cavado entre as pedras. Um vapor denso subia como
um hálito daquela garganta de cujo fundo insondável vinha um remotíssimo
som de água corrente. Aquele som eu também conhecia. Fechei
os olhos. "Mas se nunca estive aqui! Sonhei, foi isso? Percorri em sonho

25

estes lugares e agora os encontro palpáveis, reais? Por uma dessas extraordinárias
coincidências teria eu antecipado aquele passeio enquanto
dormia?"
Sacudi a cabeça, não, a lembrança - tão antiga quanto viva - escapava
da inconsciência de um simples sonho.(...)


TELLES, Lygia Fagundes. Oito Contos de Amor. São Paulo: Ática.

 

Na frase "Já vi tudo isso, já vi... Mas onde?" (l. 15), o uso das reticências sugere
(A) impaciência.
(B) impossibilidade.
(C) incerteza.
(D) irritação.

Análise

Os recursos de pontuação (travessão, aspas, reticências, interrogação, exclamação etc.) são expressivos e ultrapassam os aspectos puramente gramaticais. No trecho do texto destacado no item, as reticências sugerem incerteza. Vale lembrar que elas indicam um prolongamento do pensamento. Algo fica no ar, subentendido, para ser descoberto pelo leitor. É preciso reconhecer o sentido do sinal de pontuação e não a regra.


Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de determinada palavra ou expressão (Descritor 18)

As Amazônias

5

Esse tapete de florestas com rios azuis que os astronautas viram é a
Amazônia. Ela cobre mais da metade do território brasileiro. Quem viaja 
pela região não cansa de admirar as belezas da maior floresta tropical do
mundo. No início era assim: água e céu.
É mata que não tem mais fim. Mata contínua, com árvores muito altas,

     

cortada pelo Amazonas, o maior rio do planeta. São mais de mil rios
desaguando no Amazonas. É água que não acaba mais.


SALDANHA, P. As Amazônias. Rio de Janeiro: Ediouro, 1995

No texto, o uso da expressão "água que não acaba mais" (l. 7) revela
(A) admiração pelo tamanho do rio.
(B) ambição pela riqueza da região.
(C) medo da violência das águas.
(D) surpresa pela localização do rio.

Análise
Toda escolha de termos implica uma interpretação e é essencial reconhecer os diferentes sentidos deles em função da intenção do autor. Nesta questão, em que se pede o significado de "água que não acaba mais", deve-se compreender a linguagem figurada. A autora admira o tamanho do Amazonas e usa uma expressão hiperbólica para enfatizar o volume de suas águas.

Reconhecer o efeito de sentido decorrente dos recursos ortográficos e/ou morfossintáticos (Descritor 19)

Magia das Árvores

5   

— Eu já lhe disse que as árvores fazem frutos do nada e isso é a mais
pura magia. Pense agora como as árvores são grandes e fortes, velhas e
generosas e só pedem em troca um pouquinho de luz, água, ar e terra.
É tanto por tão pouco! Quase toda a magia da árvore vem da raiz. Sob
a terra, todas as árvores se unem. É como se estivessem de mãos dadas.

10

Você pode aprender muito sobre paciência estudando as raízes. Elas vão
penetrando no solo devagarinho, vencendo a resistência mesmo dos solos
mais duros. Aos poucos vão crescendo até acharem água. Não erram
nunca a direção. Pedi uma vez a um velho pinheiro que me explicasse
por que as raízes nunca se enganam quando procuram água e ele me

15

disse que as outras árvores que já acharam água ajudam as que ainda
estão procurando.
— E se a árvore estiver plantada sozinha num prado?
— As árvores se comunicam entre si, não importa a distância. Na verdade,
nenhuma árvore está sozinha. Ninguém está sozinho. Jamais. Lembre-se

 

disso.

(Máqui. Magia das Árvores. São Paulo: FTD, 1992.)

No trecho "Ninguém está sozinho. Jamais. Lembre-se disso" (l. 15-16), as frases curtas produzem o efeito de
(A) continuidade.
(B) dúvida.
(C) ênfase.
(D) hesitação.

 

Análise
A tarefa aqui exige identificar mudanças de sentido decorrentes das variações
nos padrões gramaticais da língua. No trecho destacado, as frases curtas aumentam o número de pausas, proporcionando um efeito de ênfase,
fazendo com que o leitor tenha tempo para incorporar a ideia de que não existe solidão, nem entre as árvores nem entre as pessoas. O recurso já veio explicitado na questão. O que falta é atribuir um sentido a ele
.

 

Fonte: https://novaescola.org.br/conteudo/2634/prova-brasil-de-lingua-portuguesa-9-ano-relacoes-entre-recursos-expressivos-e-efeitos-de-sentido, acesso em 09 de junho de 2020.

 

Após revisar esta habilidade, responda o formulário a seguir:

👉https://forms.gle/UmtJczFkmq8GR6oz8👈


Bons estudos!🙌😉

 

 


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