Olá, pessoal! Vamos dar continuidade às atividades
do 2º Bimestre de 2020.
Orientação aos alunos: Façam suas anotações no caderno e enviem a foto pelo WhatsApp.
🔵Atividade
1 – Variações linguísticas em diferentes situações de comunicação
Habilidade:
❈EF69LP55 - Reconhecer em textos de diferentes gêneros as variedades da língua falada, o conceito de norma padrão e o de preconceito linguístico.
Assista à videoaula transmitida pelo CMSP no dia 09/06/2020.
Leia o texto a seguir, observando as
expressões destacadas.
Leia o texto a seguir, observando as expressões destacadas.
Faça uma comparação entre a música “Matuto”,
de Luiz Gonzaga e o cartoon e anote em seu caderno:
______________________________________________________________
Você sabia que no Brasil há diferentes
maneiras de falar?
______________________________________________________________
Você conhece algum outro exemplo dessas
diferenças?
______________________________________________________________
Um exemplo de variação histórica👇
Jargão é o vocabulário mais específico de determinadas profissões. E as gírias podem ser determinadas por regiões ou grupos e também sofrem variação com o tempo.
🔵Atividade
2 –Variação linguística – Atividades do caderno aprender sempre
H19 - Identificar, em um texto, marcas
relativas à variação linguística, no que diz respeito às diferenças entre a
linguagem oral e escrita, do ponto de vista do léxico, da morfologia ou da
sintaxe
H08 - Inferir informação pressuposta ou
subentendida, com base na compreensão global de um texto.
👉Após assistir à videoaula e fazer as
anotações, faça os exercícios de 01 a 05 do caderno Aprender Sempre (páginas de
2 a 5)
🔵Atividade
3 – Variação linguística: pesquisa e produção textual
Atenção:Essa atividade vale 2 pontos e corresponde ao primeiro trabalho do bimestre.
Habilidade: H19 -
Identificar, em um texto, marcas relativas à variação linguística, no que diz
respeito às diferenças entre a linguagem oral e escrita, do ponto de vista do
léxico, da morfologia ou da sintaxe.
Faça
uma pesquisa na internet ou perguntando aos seus pais. Em seguida, crie uma
pequena lista com 10 palavras mais usadas na sua região, que sejam diferentes
do vocabulário usado em outras regiões.
Em
seguida, envie foto da lista de palavras para que eu possa montar um pequeno
“Dicionário Iguapense” para postar no blog da escola.
Quem
gosta de elaborar vídeos, tem a liberdade de fazê-lo e se desejar, postar no
blog.
Podem usar a página 👉 https://www.facebook.com/HumorIguapense/posts/1851637938185672/ 👈como referência para as pesquisas, mas não esqueçam de citar as referências.
Dúvidas,
chamem no WhatsApp.
Observação:
Essa atividade já foi solicitada em uma aula anterior, mas nenhum aluno
entregou, por isso, peço que revisem os conteúdos e façam essa produção. Pode ser feita em dupla ou grupo.
Data de entrega: Até dia 23/06/2020 ( a partir desta data não valerá
mais pontos para o trabalho bimestral).
Nenhum comentário:
Postar um comentário