segunda-feira, 20 de julho de 2020

1º ano - História 20/07: AS CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS DO HOMEM


Olá queridos Alunos, tudo bem com vocês?

Aqui estou enviando um conteúdo de História relativo "AS CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS DO HOMEM", este conteúdo tem 3 temas: 1- ORIGEM DO HOMEM, 2- EGITO e 3- MESOPOTÂMIA.

Após efetuar a leitura e o estudo do conteúdo abaixo, elabore 3 perguntas, sendo uma de cada tema apresentado.

ATENÇÃO COPIAR SOMENTE AS PERGUNTAS ELABORADAS E AS RESPOSTAS, NÃO E NECESSÁRIO COPIAR OS TEXTOS.


1 - ORIGEM DO HOMEM
Os mais antigos antepassados do homem surgiram na Terra há mais de 1 milhão de anos. Deixaram vestígios, em vários pontos do planeta, que testemunham sua vida (são os fósseis).
Exemplos de hominídeos: Australopithecus, Homo erectus, Ho­mo hablis. Mais próximo de nós está o Homem de Neanderthal, que viveu entre 75 e 45 mil anos antes de Cristo. Os primeiros homens modernos (Homo sapiens sapiens) viveram nos últimos 50 mil anos.

CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS DO HOMEM
A consciência reflexiva é a característica essencial do homem, diferenciando-o dos demais animais. Foram três os fatores biológicos que favoreceram o desenvolvimento da consciência: posição ereta permanente, desenvolvimento do cérebro e libe­ração das mãos.

PERÍODOS DA PRÉ-HISTÓRIA
Divisão em três grandes períodos: Idade da Pedra Lascada (Paleolítico), Idade da Pedra Polida (Neolítico) e Idade dos Metais .
Idade da Pedra Lascada (600 mil a 10 mil a.C.): homem nômade; invenção dos primeiros instrumentos; utilização do fogo.
Idade da Pedra Polida (começa por volta de 10 mil a.C.): iniciam-se o cultivo de plantas e a domesticação de animais; homem vai-se tornando sedentário; invenç­ão da roda; desenvolvimento da cerâmica .
Idade dos Metais (inicia-se por volta de 4 mil a.C. e vai até o aparecimento da escrita): pode ser dividida em três fases distintas (Idade do Cobre, Idade do Bronze e Idade do Ferro). O cobre foi o primeiro metal a ser fundido pelo homem. De­pois, misturando o cobre com o estanho, o homem obteve o bronze. Por último, surgiu a metalurgia do ferro.

ARTE PRÉ-HISTÓRICA
Na arte pré-histórica, merecem destaque os monumentos em pedra (menires e dolmens) e a pintura rupestre (gravada na pedra).



2- EGITO
CARACTERÍSTICAS GEOGRÁFICAS
Possui três características principais: é um oásis, no meio do grande deserto do Saara; tem um clima muito árido; é dez vezes mais comprido do que largo. O Rio Nilo fornece ao Egito água e terra arável, através de inundações periódicas. Construindo canais de irrigação, os egípcios conseguiram tirar o máximo proveito das cheias do Rio Nilo.
ORGANIZAÇÃO POLÍTICA
A tendência à centralização do poder acabou predominando na longa história política do Egito. A administração forte e centralizada dos faraós fez do Egito uma sociedade politicamente estável e contínua.
O Egito passou por quatro grandes fases:
Período Pré-dinástico: vai desde o aparecimento dos primeiros povos no Egito, agru­pados em nomos, até a unificação do Baixo e do Alto Egito, por Menés;
Antigo Império: teve como capital Tínis e, posteriormente, Mênfis. Nesse período, organizou-se a administração dos faraós e foram construídas as grandes pirâmides;
Médio Império (2160 a 1730 a.C.): tinha a capital em Tebas, sendo um período de pros­peridade econômica e cultural. Terminou com a invasão dos hicsos;
Novo Império (1580 a 1085 a.C.): teve início com a expulsão dos hicsos, sendo, tam­bém, o início da expansão militar do Egito. A partir de 1085, o Egito entrou num pro­cesso de lenta e gradual decadência.

VIDA ECONÔMICA
Agricultura: atividade básica da economia egípcia. Principais produtos: cevada, trigo, legumes, linho, algodão e papiro. As inundações do Nilo e os canais de irrigação garantiam a fertilidade do solo.
Comércio: adquiriu grande importância a partir do ano 2000 a.C .. Principais produtos exportados: trigo, tecido de linho e cerâmica. Produtos importados: marfim, madeira, perfumes e metais preciosos.
Ação do Estado: o Estado egípcio interferia na vida econômica, administrando empresas, controlando o comércio exterior e sendo senhor de propriedades agrícolas.

ESTRUTURA SOCIAL
A sociedade estava dividida em seis grandes classes sociais: sacerdotes, nobreza, escribas, militares, mercadores, artesãos e camponeses e escravos. O faraó e sua família ocupavam o ponto mais alto da hierarquia social.
VIDA RELIGIOSA
A religião influenciava todos os setores da vida egípcia, tendo um caráter politeísta. culto oficial, destacava-se a crença no deus Amon-Rá. No culto popular, destacava-se a devo­ção a Osíris, a Ísis e a Hórus. A mumificação dos mortos tinha um sentido religioso: preservar o corpo, tendo em vista uma futura ressurreição.
VIDA CULTURAL
Os egípcios deixaram grande legado cultural no campo das ciências e das artes. Exemplos desse legado podem ser encontrados na arquitetura, pintura, escultura, medicina, astronomia, matemática, química etc.Amon-Rá. No culto popular, destacava-se a devo­ção a Osíris, a Ísis e a Hórus. A mumificação dos mortos tinha um sentido religioso: preservar o corpo, tendo em vista uma futura ressurreição.

3- MESOPOTÂMIA
Mesopotâmia, em grego, significa terra entre rios. A expressão refere-se à região do Oriente Médio que se encontra entre os rios Tigre e Eufrates. Ali viveram importantes povos da Antiguidade, culturalmente agrupados sob a denominação de civilização mesopotâmica.
SUMÉRIOS (3500 a 2550 a.C.)
Primeiros povos a se desenvolver na Mesopotâmia, na parte sul, por volta de 3500 a.C.
Principais cidades sumérias: Ur, Uruk, Nipur, Lagash e Eridu. Alcançaram grande desenvol­vimento cultural (escrita, leis, construção de canais etc.). A Suméria nunca teve uma unidade política. Por volta de 2550 a.C., os sumerianos foram dominados pelos acádios. O império acádio formado teve curta duração (até 2200 a.C.).
OS PRIMEIROS BABILÔNIOS (2000 a 1650 a,C.)                                                        Por volta de 2000 a,C. os amoritas, originários da Arábia, invadiram a Mesopotâmia e fundaram a cidade de Babilônia. Por isso, ficaram conhecidos como babilônios. Hamurabi foi o mais famoso rei dos babilônios. Estendeu o domínio do seu império até o norte da Assí­ria e mandou elaborar um código jurídico com leis escritas (Código de Hamurabi).
OS ASSÍRIOS (1200 a 612 a.C,)
Povo guerreiro que formou um grande império, tendo como capital a cidade de Nínive.
Principais reis: Sargão, Senaquerib e Assurbanipal. Conquistaram a Síria, a Fenícia, a Pales­tina e o Egito. Rebeliões internas enfraqueceram o Império Assírio, até que os caldeus e me­dos destruíram a capital assíria (612 a.C.).
OS SEGUNDOS BABILÔNIOS (612 a 539 a.C.)
O principal rei dos babilônios foi Nabucodonosor, que remodelou a cidade de Babilônia, tornando-a uma das mais belas e luxuosas cidades antigas. Nabucodonosor conquistou Jerusalém (586 a.C.), submetendo o povo hebreu. Em 539 a.C., os persas conquistaram a Babilônia.  

VIDA ECONÔMICA E SOCIAL
Agricultura: uma das principais atividades econômicas da região. Para aproveitar as cheias dos rios Tigre e Eufrates, construíram-se canais de irrigação. Principais produtos: trigo, ce­vada, arroz e legumes.
Comércio: a excelente localização da Mesopotâmia favoreceu o desenvolvimento do comér­cio. Principais produtos de exportação: lã, cereais e tecidos. Produtos de importação: me­tais preciosos, marfim e madeira.
Sociedade: a Mesopotâmia, devido à variedade de povos que dominaram a região, teve diferentes organizações sociais. De modo geral, entretanto, foi mantida a seguinte estrutura básica: rei (no alto da hierarquia social), homens livres (pessoas que se dedicavam a diversas atividades: comércio, artesanato, agricultura, pastoreio, sacerdócio e exército) e escravos (geralmente capturados em guerra, desempenhavam as mais diversas atividades).


VIDA CULTURAL
Religião: os povos mesopotâmicos eram politeístas. Principais deuses: Anu, Ishtar, Sha­mash e Marduk. Quando uma cidade dominava outra, também costumava impor seu deus.
Artes e Ciência: os mesopotâmios produziram grandes obras nos campos das artes e das ciências. Nas artes, destacam-se a arquitetura e a escultura. Nas ciências, deixaram grandes contribuições na matemática, astronomia, escrita, direito e medicina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts