sexta-feira, 24 de julho de 2020

Atividade/aula - 1 ano - Biologia - Prof Ezel - 20 à 24/07/20

Esta atividade/aula deve ser registrada em seu caderno!


BIOMAS BRASILEIROS 





Bioma Amazônia


É o maior bioma do Brasil e ocupa os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, parte de Rondônia, Mato Grosso, Maranhão e Tocantins. Ele também se estende por nove países da América do Sul (Bolívia, Colômbia, Equador, Venezuela, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname). 


Amazônia

O Bioma Amazônia possui um flora rica com mais 30 mil espécies de plantas. A fauna corresponde a cerca de 20% de todas as espécies do planeta, são cerca de 2 milhões de animais, sendo os principais representantes o jabuti, o jacaré, a sucuri, a onça-pintada e a arara-azul. 


Bioma Caatinga


O Bioma Caatinga ocupa do 11% do território nacional e se estende pelos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Sergipe e o norte de Minas Gerais. O clima da região é semiárido, com temperaturas médias anuais entre 25º C e 30º C.


Caatinga
A fauna desse bioma é bastante diversificada, o local é habitat natural de aproximadamente 178 espécies de mamíferos, 591 de aves, 177 de répteis, 79 espécies de anfíbios, 241 de peixes e 221 abelhas. A vegetação é composta principalmente por plantas xerófitas, que se adaptaram ao ambiente com poucas chuvas e baixa umidade.



Bioma Cerrado


Esse é o segundo maior bioma da América do Sul e, nacionalmente, ocupa os estados da Bahia, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Maranhão, Piauí, Rondônia, Paraná, São Paulo e Distrito Federal. O clima da região é tropical sazonal, com temperatura média de 24º C.


Considerada a savana mais rica do mundo, o Bioma Cerrado possui mais de 11.600 espécies de plantas nativas listadas e cerca de 137 espécies de animais, que devido as ações humanas muitos correm risco de extinção. 

Bioma Pampa


O Bioma Pampa é exclusivamente brasileiro e ocupa mais da metade do território do Rio Grande do Sul, aproximadamente 63%. O clima da região é temperado, do tipo subtropical frio, no inverno há temperaturas entre 10º C e 14º C e no verão entre 20º C e 23º C.

Pampa ou Campos Sulinos
O local possui paisagens naturais de campos nativos, matas ciliares, matas de encosta, matas de pau-ferro, afloramentos rochosos, formações arbustivas, etc. A fauna é composta por 3.000 espécies de plantas, 500 espécies de aves, 100 espécies de mamíferos grande variedade de insetos. 

Bioma Pantanal


Esse é o menor Bioma Brasileiro e se estende aos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com influências dos biomas Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica. O clima da região é o tropical continental, com temperaturas médias de 17º C e chuvas concentradas no verão e estiagem no inverno. 


A vegetação do Pantanal é bastante variada, pois encontra-se na faixa de transição entre o cerrado, Floresta Amazônica e Floresta Tropical. A fauna é composta por aproximadamente 263 espécies de peixes, 41 de anfíbios, 113 de répteis, 463 de aves e 132 de mamíferos.

Bioma Mata Atlântica 



A Mata Atlântica é composta por formações florestais nativas (Floresta Ombrófila Densa; Floresta Ombrófila Mista, também denominada de Mata de Araucárias; Floresta Ombrófila Aberta; Floresta Estacional Semidecidual; e Floresta Estacional Decidual), e ecossistemas associados (manguezais, vegetações de restingas, campos de altitude, brejos interioranos e encraves florestais do Nordeste).


Originalmente, o bioma ocupava mais de 1,3 milhões de km² em 17 estados do território brasileiro, estendendo-se por grande parte da costa do país. Porém, devido à ocupação e atividades humanas na região, hoje resta cerca de 29% de sua cobertura original.
Mesmo assim, estima-se que existam na Mata Atlântica cerca de 20 mil espécies vegetais (35% das espécies existentes no Brasil, aproximadamente), incluindo diversas espécies endêmicas e ameaçadas de extinção. 

Essa riqueza é maior que a de alguns continentes, a exemplo da América do Norte, que conta com 17 mil espécies vegetais e Europa, com 12,5 mil. Esse é um dos motivos que torna a Mata Atlântica prioritária para a conservação da biodiversidade mundial. 

Em relação à fauna, o bioma abriga, apr
oximadamente, 850 espécies de aves, 370 de anfíbios, 200 de répteis, 270 de mamíferos e 350 de peixes.
Além de ser uma das regiões mais ricas do mundo em biodiversidade, a Mata Atlântica fornece serviços ecossistêmicos essenciais para os 145 milhões de brasileiros que vivem nela.

As florestas e demais ecossistemas que compõem a Mata Atlântica são responsáveis pela produção, regulação e abastecimento de água; regulação e equilíbrio climáticos; proteção de encostas e atenuação de desastres; fertilidade e proteção do solo; produção de alimentos, madeira, fibras, óleos e remédios; além de proporcionar paisagens cênicas e preservar um patrimônio histórico e cultural imenso.

Neste contexto, a conservação dos remanescentes de Mata Atlântica e a recuperação da sua vegetação nativa tornam-se fundamentais para a sociedade brasileira, destacando-se para isso áreas protegidas, como Unidades de Conservação (SNUC – Lei nº 9.985/2000) e Terras Indígenas (Estatuto do Índio – Lei nº 6001/1973), além de Áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal (Código Florestal – Lei nº 12.651/2012).

O bioma também é protegido pela Lei nº 11.428/2006, conhecida como Lei da Mata Atlântica, regulamentada pelo Decreto nº 6.660/2008.

No dia 27 de maio é comemorado o Dia Nacional da Mata Atlântica.


Agora para elucidar algumas informações assista o vídeo!



Fonte: Mundo Educação - Biomas brasileiros; https://www.mma.gov.br/biomas/mata-atl%C3%A2ntica_emdesenvolvimento.html - vídeo: Biomas brasileiros - canal Trelelê/Educarte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts