segunda-feira, 6 de julho de 2020

Atividade/aula - Ciências - 6 ano - Prof Ezel - de 06 à 10/07/2020



Esta atividade deve ser registrada em seu caderno!




Para iniciar nossos estudos sobre os sistemas do corpo humano vamos antes  apontar os principais órgãos, lembrando que todos os órgãos são importantes, porém alguns possuem funções vitais.


Pele: é o maior órgão do corpo humano e recobre toda a superfície corpórea. Protege o organismo, por exemplo, contra desidratação e agentes patogênicos. Além disso, está diretamente relacionada com a termorregulação e proteção contra raios ultravioleta.

Os pulmões são uma porção do sistema respiratório e são formados por milhares de alvéolos.


Pulmões: são dois órgãos esponjosos e formados por vários alvéolos pulmonares. Os alvéolos são espécies de pequenos sacos que estão na ponta dos bronquíolos e neles ocorrem as trocas gasosas. Desse modo, podemos concluir que os pulmões estão relacionados com a obtenção de oxigênio pelo organismo e liberação de gás carbônico.
Pâncreas: esse órgão produz o suco pancreático e garante a produção de dois hormônios (substâncias químicas que controlam diversas funções do organismo)  a insulina e o glucagon. Tanto a insulina* quanto o glucagon atuam garantindo a manutenção dos níveis adequados de glicose no organismo, entretanto, agem de maneira contrária. Enquanto a insulina reduz os níveis de glicose (açúcar) disponível no sangue, o glucagon garante o aumento desse nível.

* A insulina é um hormônio produzido pelas células beta do pâncreas que se relaciona com o controle de glicose no sangue.




Nos rins, ocorre a formação da urina.

Rim: é um órgão que apresenta o formato de feijão. Sua função é garantir que o sangue seja filtrado e a urina seja formada. Cada rim apresenta duas regiões bem marcantes, o córtex e a medula renal.
Estômago: é um órgão pertencente ao sistema digestório e onde são secretadas enzimas e também hormônios. Ele se destaca por ser uma porção dilatada do tubo digestório e apresenta como função principal a transformação do bolo alimentar em quimo* pela ação do suco gástrico. A digestão química de proteínas inicia-se nesse órgão.
O quimo e o quilo são os produtos da digestão, que, por sua vez, é o processo de quebra dos alimentos em partículas menores para que possam ser aproveitadas pelo organismo.

Intestino delgado: é também um órgão do sistema digestório. Ele possui aproximadamente cinco metros de comprimento e é dividido em três porções: duodeno, jejuno e íleo. No intestino delgado, ocorrem as etapas finais de digestão dos alimentos e absorção de grande parte dos nutrientes.

O coração é o órgão do sistema cardiovascular que garante o bombeamento do sangue para diversas partes do corpo.
O coração é o órgão do sistema cardiovascular que garante o bombeamento do sangue para diversas partes do corpo.
Coração: é um órgão musculoso do sistema cardiovascular que apresenta como função o bombeamento do sangue pelos vasos sanguíneos. O coração humano apresenta quatro cavidades (dois átrios e dois ventrículos) e válvulas que impedem o refluxo do sangue dentro do coração.

SISTEMAS DO CORPO HUMANO




O copo humano é formado pelos sistemas:cardiovascular, respiratório, digestório, nervoso, sensorial, endócrino, excretor, urinário, reprodutor, esquelético, muscular, imunológico, linfático, tegumentar. Cada um deles envolve órgãos que atuam para a realização das funções vitais do organismo.

Sistemas do Corpo Humano

Sistema Cardiovascular

Formado pelos vasos sanguíneos (artérias, veias e vasos capilares) e o coração, o sistema cardiovascular ou sistema circulatório é responsável pela movimentação sanguínea no corpo humano uma vez que sua função é transportar oxigênio e nutrientes para todas as partes do corpo.  
Sistema Cardiovascular

Sistema Respiratório

Formado pelas vias respiratórias (cavidades nasais, faringe, laringe, traqueia e brônquios) e pelos pulmões, o sistema respiratório é responsável pela absorção do oxigênio do ar e da eliminação do gás carbônico retirado das células.
Sistema Respiratório

Sistema Digestório

Formado pelo tubo digestório (boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso) e os órgãos anexos (glândulas salivares, dentes, língua, pâncreas, fígado e vesícula biliar), o sistema digestivo ou digestório é responsável pela digestão dos alimentos transformando-os em moléculas menores que serão absorvidas pelo organismo.
Sistema Digestório

Sistema Nervoso

Formado pelo sistema nervoso central (encéfalo e medula espinhal) e sistema nervoso periférico (nervos cranianos e raquidianos), o sistema nervoso é responsável pela captação, interpretação e respostas às mensagens recebidas.
Sistema Nervoso

Sistema Sensorial

Formado pelos 5 sentidos do corpo humano (tato, paladar, olfato, visão, audição), o sistema sensorial está encarregado de enviar as informações recebidas para o sistema nervoso que as decodifica e envia respostas para o corpo.

A ação de tatear algo é transmitida através dos neurônios sensoriais presentes na pele ao sistema nervoso, que envia a resposta, ou seja, interpretará se a superfície identificada é lisa, rugosa, quente ou fria.

Da mesma maneira, as papilas gustativas enviam para o cérebro o sabor do alimento que receberá a identificação seu gosto (azedo, doce, amargo, salgado).

Sistema Sensorial

Sistema Endócrino

O sistema endócrino é formado por glândulas que realizam atividades vitais como a tireoide, hipófise, glândulas sexuais, dentre outras. As glândulas são órgãos que fazem parte do sistema endócrino (ação interna) e exócrino (ação externa) , de modo que a principal função delas é a produção de hormônios e o equilíbrio do metabolismo para o bom funcionamento do corpo.
Dessa maneira, as glândulas são responsáveis por produzirem os hormônios os quais possuem determinadas funções como: regulação do metabolismo, defesa do organismo, produção de gametas, desenvolvimento corporal, dentre outros.
Sistema Endócrino

Sistema Excretor

Formado pelos rins e vias urinárias, o sistema excretor é responsável por eliminar resíduos que o corpo descarta, depois de passar pelo processo de digestão dos alimentos.


Em outras palavras, o sistema excretor elimina substâncias que estão em excesso no organismo, buscando um processo denominado de “equilíbrio dinâmico”.

Sistema Excretor

Sistema Urinário

Formado pelos rins e vias urinárias (ureteres, bexiga urinária e uretra), o sistema urinário é responsável pela produção e eliminação da urina, de modo que filtra as “impurezas” do sangue.
Sistema Urinário

Sistema Reprodutor

O sistema reprodutor humano é dividido em sistema reprodutor masculino e sistema reprodutor feminino, no entanto, ambos possuem a mesma função, ou seja, a reprodução de novos seres.

Sendo assim, o masculino é formado pelos testículos, epidídimos, canais deferentes, vesículas seminais, próstata, uretra e pênis; enquanto o sistema reprodutor feminino é composto pelos ovários, útero, tubas uterinas e vagina.

Sistema reprodutor: função, feminino e masculino - Brasil Escola

Sistema Esquelético

O sistema esquelético dá forma e sustenta todo o corpo humano. Além disso, protege os órgãos internos e desempenha um papel importante nos movimentos, juntamente com o sistemas muscular e articular.
Sistema Esquelético


Sistema Muscular

O sistema muscular estabiliza e ajuda a sustentar todo o nosso corpo, contribui na produção dos movimentos, ajuda a regular a temperatura corporal e auxilia o fluxo sanguíneo.
Sistema Muscular



Sistema Imunológico

O sistema imunológico é composto por um conjunto de elementos do corpo humano que trabalham juntos para o defender de bactérias, vírus, micróbios e doenças. É uma barreira contra corpos estranhos, o escudo do corpo humano.
Sistema Imunológico


Sistema Linfático

É uma complexa rede de vasos que transporta a linfa pelo corpo. Em conjunto com o sistema imunológico, o sistema linfático ajuda a proteger as células imunes. Além disso, é responsável pela absorção dos ácidos graxos e pelo equilíbrio dos fluidos nos tecidos.
Sistema Linfático

Sistema Tegumentar

O sistema tegumentar - ou pele - ajuda a regular a temperatura do corpo humano, e é responsável pela sensibilidade (juntamente com o sistema nervoso) mas acima de tudo protege o corpo, criando uma barreira a agressões externas e evitando a perda de líquido.
Sistema Tegumentar
Fonte: Toda Matéria - Mundo Educação - Smile and Learn: vídeo - Sistemas do Corpo Humano para crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts