quinta-feira, 16 de julho de 2020

Eletiva fotografia

Disciplina: ELETIVAà Fotografia.

Professora: Ana Cristiane

 

Data-30-07

 

O que o aluno poderá aprender com esta aula

1.    Perceber a importância da fotografia como fonte histórica e resgate da história;

2.    Reconhecer as fotografias como documento histórico;

3.    Perceber que a fotografia é um documento capaz de retratar uma história;

4.    Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;

5.    Elaborar textos coletivos;

6.    Identificar características dos lugares, espaços e momentos das fotografias;

·    

 

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Importante conhecer os direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática na sala de aula, para que ao final de cada etapa  seja consolidado o trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.

 

 

1ª Atividade:     

Para a presente aula, reúna-se com a família organizada em uma roda de conversa sobre fotografias e pergunte se eles têm o hábito de fotografar. Lembrando que as fotografias contam um pouco da nossa história, pois registram momentos da história de uma pessoa ou lugar, por isso, dizemos que tudo que nos ajuda a entender como era o passado é considerado uma fonte histórica



Vejam álbuns de fotografias, como fotos de quando era bebê. Se houver a possibilidade de observar a foto de seus pais ou tutores de quando eram bebês ou crianças e compararem com a suas fotos. 

Lembrando: essas fotografias são de álbuns de bebês, porém álbuns de diferentes épocas, mas com a mesma finalidade, que é registrar momentos da vida de uma pessoa.

Após esta analise, responda o questionamento,

:

·         Você consegue perceber semelhanças entre as fotografias? Quais?

·         Existem diferenças entre elas? Comente.

·         Qual das fotografias  é a mais antiga? Como você sabe disso?

·         Em sua opinião qual é a fotografia atual? Explique por quê.

·         E as fotografias que costuma tirar nos dias de hoje, seus familiares guardam em álbuns ou no computador?

·         Qual sua opinião sobre essa forma de guardar fotografias?

 

Agora que tal, montar um álbum para relembrar a história de sua vida em diferentes fases.

 

 

 

·         Coloque suas fotografias em ordem cronológica e cole-as nas folhas do seu álbum.

·         Ao lado de cada foto ou desenho escreva sua idade na época e o lugar onde estava.

·         Depois de prontos apresente seu álbum.

Como registro,  elaborar um texto descrevendo detalhes das fotos. Em que lugar estava? O que faziam momento? Existiam outras pessoas com você? Quem?

 

 

 

2ª Atividade: 

Tipos de Fotografias

·         Quais os tipos de fotografia existem?

·         Para que servem as fotografias?

·         Vocês têm o hábito de tirar fotos nos lugares que frequentam?

·         Nos tempos atuais, quais os equipamentos podem ser utilizados para fotografar?

 

O TEMPO E SUAS HISTÓRIAS

 

Se você conhecer alguém com mais de 60 anos, que possua um album de famÍlia contendo as fotos do passado, converse sobre as fotografias daquela época. Peça a ela que conte um pouco da história das fotografias que fazem parte de seu álbum. 

·         Como era na sua época o contato com a fotografia?

·         Qual era a dificuldade em registrar um momento importante?

·         As máquinas eram rápidas como nos tempo atuais?

·         Como vocês guardavam essas fotos?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts