Disciplina: ELETIVAà Fotografia.
Professora: Ana
Cristiane
Data-30-07
O que o aluno poderá aprender com esta aula
1.
Perceber a importância da fotografia como fonte histórica e
resgate da história;
2.
Reconhecer as fotografias como documento histórico;
3.
Perceber que a fotografia é um documento capaz de retratar uma
história;
4.
Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
5.
Elaborar textos coletivos;
6.
Identificar características dos lugares, espaços e momentos das
fotografias;
·
Estratégias e recursos da aula
INFORMAÇÕES AO
PROFESSOR
Importante conhecer os
direitos de aprendizagem das crianças que você está contemplando em sua prática
na sala de aula, para que ao final de cada etapa seja consolidado o
trabalho desenvolvido com os alunos no processo de ensino e de aprendizagem.
1ª Atividade:
Para a presente aula,
reúna-se com a família organizada em uma roda de conversa sobre fotografias e
pergunte se eles têm o hábito de fotografar. Lembrando que as fotografias
contam um pouco da nossa história, pois registram momentos da história de uma
pessoa ou lugar, por isso, dizemos que tudo que nos ajuda a entender como era o
passado é considerado uma fonte histórica
Vejam álbuns de
fotografias, como fotos de quando era bebê. Se houver a possibilidade de
observar a foto de seus pais ou tutores de quando eram bebês ou crianças e
compararem com a suas fotos.
Lembrando: essas
fotografias são de álbuns de bebês, porém álbuns de diferentes épocas, mas com
a mesma finalidade, que é registrar momentos da vida de uma pessoa.
Após esta analise,
responda o questionamento,
:
·
Você consegue perceber
semelhanças entre as fotografias? Quais?
·
Existem diferenças
entre elas? Comente.
·
Qual das
fotografias é a mais antiga? Como você sabe disso?
·
Em sua opinião qual é
a fotografia atual? Explique por quê.
·
E as fotografias que
costuma tirar nos dias de hoje, seus familiares guardam em álbuns ou no
computador?
·
Qual sua opinião sobre
essa forma de guardar fotografias?
Agora que tal, montar
um álbum para relembrar a história de sua vida em diferentes fases.
·
Coloque suas
fotografias em ordem cronológica e cole-as nas folhas do seu álbum.
·
Ao lado de cada foto
ou desenho escreva sua idade na época e o lugar onde estava.
·
Depois de prontos
apresente seu álbum.
Como registro, elaborar um texto descrevendo detalhes das
fotos. Em que lugar estava? O que faziam momento? Existiam outras pessoas com
você? Quem?
2ª Atividade:
Tipos de Fotografias
·
Quais os tipos de fotografia
existem?
·
Para que servem as
fotografias?
·
Vocês têm o hábito de
tirar fotos nos lugares que frequentam?
·
Nos tempos atuais,
quais os equipamentos podem ser utilizados para fotografar?
O
TEMPO E SUAS HISTÓRIAS
Se você conhecer
alguém com mais de 60 anos, que possua um album de famÍlia contendo as fotos do
passado, converse sobre as fotografias daquela época. Peça a ela que conte um
pouco da história das fotografias que fazem parte de seu álbum.
·
Como era na sua época
o contato com a fotografia?
·
Qual era a dificuldade
em registrar um momento importante?
·
As máquinas eram
rápidas como nos tempo atuais?
·
Como vocês guardavam
essas fotos?
Nenhum comentário:
Postar um comentário