quarta-feira, 8 de julho de 2020

Língua Portuguesa 8ºAno EF

Olá, pessoal! Tudo bem? Vejam a seguir as atividades da semana de 06 a 10 de julho.

Atividade 1- Estudos de gêneros textuais: Notícia


Habilidade:

  • EF69LP17 - Identificar recursos estilísticos e semióticos presentes em textos jornalísticos e publicitários.

Objetivos:

  • Reconhecer a importância dos gêneros textuais do campo jornalístico na formação de leitores, em destaque, a notícia;
  • Explorar o gênero notícia;
  • Compreender a importância da seleção dos léxicos e os seus efeitos de sentido na elaboração dos gêneros textuais do campo jornalístico.

Nº de aulas: 2

👉Assista à videoaula transmitida pelo CMSP no dia 02/07, faça as atividades propostas e envie a foto pelo whatsapp.


👉Acesse os slides da aula clicando aqui👉:Aula LP CMSP 02/07.

Atividade 2- Análise sintática 


Habilidade:

  • (EF69LP17) Identificar recursos estilísticos e semióticos presentes em textos jornalísticos e publicitários.

Objetivos:

  • Distinguir frase e oração

  • Identificar o sujeito e o predicado em uma oração;

  • Reconhecer a importância da identificação dos termos essenciais da oração (sujeito e predicado), para a realização da concordância verbal adequada.

Nº de aulas: 2

ATENÇÃO: Anote os conteúdos a seguir em seu caderno para que possa consultar sempre que for necessário. Em seguida, envie a foto pelo whatsapp.


REVISANDO CONCEITOS BÁSICOS: FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO

Para que possamos compreender a sintaxe da Língua Portuguesa, ou seja, o conjunto das relações que as palavras estabelecem entre si, é necessário, antes de tudo, estudarmos a respeito dos enunciados e suas unidades, os quais apresentam características estruturais próprias: a Frase, a Oração e o Período. Vejamos cada um deles!

FRASE

frase pode ser definida por seu propósito comunicativo. Isso significa que Frase é todo enunciado capaz de transmitir, de traduzir sentidos completos em um contexto de comunicação, de interação verbal.

Observe algumas características das frases:

  • O início e o final da frase são marcados, na escrita, por pontuação específica (. ! ? …);
  • Na fala, o início e o final da frase são marcados por uma entoação característica. Não se esqueça de que a entoação é a forma como os falantes associam o contorno da expressividade, como é visto na frase interrogativa ou declarativa;
  • Podem ser elaboradas por uma única ou por várias palavras;
  • Podem apresentar um verbo ou não;
  • Na escrita, os limites da frase são indicados pela letra inicial maiúscula e pelo sinal de pontuação (. ! ? …).

Observe alguns exemplos de frases:

– Ai!

– Socorro!

– O quê?

– Mas que coisa terrível!

– Quanta bagunça...

– Que tragédia!

– Como assim?

– Tenho muito a fazer.

– Fogo!

Tipos de Frases

  • Frases interrogativas: Entonação de pergunta. Geralmente, é finalizada com ponto de interrogação (?). Exemplo: Que dia você volta?
  • Frases exclamativas: Entonação expressiva, reação mais exaltada. Geralmente, finalizada com ponto de exclamação ou reticências (! …). Exemplo: Que horror!
  • Frases declarativas: Não são marcadas pela entonação expressiva ou intencional. Geralmente apresentam declarações afirmativas ou negativas e são finalizadas com o ponto final (.). Exemplo: Amanhã não poderei levantar.
  • Frases imperativas: Enunciado que traz um verbo no modo imperativo. Geralmente sugere uma ordem e é finalizado pelos pontos de exclamação e final (! .). Exemplo: Fale mais baixo!

ORAÇÃO

A oração é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado linguístico cuja estrutura caracteriza-se, obrigatoriamente, pela presença de um verbo. Na verdade, a oração é caracterizada, sintaticamente, pela presença de um predicado, o qual é introduzido na língua portuguesa pela presença de um verbo. Geralmente, a oração apresenta um sujeito, termos essenciais, integrantes ou acessórios.

Observe alguns exemplos de orações:

– Corra!

– Esses doces parecem muito gostosos.

– Chove muito no inverno.

PERÍODO

período é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado construído por uma ou mais orações e possui sentido completo. Na fala, o início e o final do período são marcados pela entonação e, na escrita, são marcados pela letra maiúscula inicial e a pontuação específica que delimita sua extensão. Os períodos podem ser simples ou compostos. Vejamos cada um deles:

  • Período simples

Os períodos simples são aqueles constituídos por uma oração, ou seja, um enunciado com apenas um verbo e sentido completoExemplo: Os dias de verão são muito longos! (verbo ser)

  • Período composto

Os períodos compostos são aqueles constituídos por mais de uma oração, ou seja, dois ou mais verbos. Exemplo: Mariana me ligou para dizer que não virá mais tarde. (Período composto por três orações: verbos ligar, dizer e vir.)

(Fonte: https://www.portugues.com.br/gramatica/frase-oracao-periodo.html, acesso em 08 de julho de 2020)

 
SUJEITO E PREDICADO

Sujeito: é o termo da oração que funciona como suporte de uma afirmação feita pelo predicado.

Predicado: é o termo da oração que, a partir de um verbo, projeta alguma afirmação sobre o sujeito.

Exemplo 1:

Os estudantes organizaram a homeangem.

                     Sujeito                           Predicado  

Quem organizou a homenagem? Os estudantes, logo esse é o sujeito da oração.

O que foi feito? Organizaram a homenagem, logo esse é o predicado da oração

Exemplo 2:

O discurso foi modificado.

                                Sujeito               Predicado  

O que? “Algo” foi modificado. Essa é informação dada sobre algo, logo, esse é o predicado da oração.
O que foi modificado? O discurso. É do discurso de que se fala, logo esse é o sujeito da oração.

 

Para ajudar a localizar o sujeito, siga as seguintes dicas:


• 
Concordância: o verbo está sempre na mesma pessoa e número que o seu sujeito;
• 
Posição: normalmente, o sujeito precede o verbo e, mesmo que venha depois, pode ser anteposto naturalmente ao verbo;
• 
Permutação: quando o núcleo do sujeito é um substantivo, pode ser permutado pelos pronomes ele, ela, eles, elas.

Ou seja, você poderá substituir o sujeito por um destes pronomes sem alterar o sentido da frase.

(Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/sujeito-e-predicado.htm, acesso em 08 de julho de 2020.)

 

Atividade 3 - Proposta de produção textual 

Habilidade: 
  • EF69LP36A - Produzir textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, considerando o contexto de produção e as regularidades dos gêneros em termos de suas construções composicionais e estilos.
Objetivos: 
  • Produzir artigo de divulgação científica;
  • Utilizar conhecimentos linguísticos e gramaticais para a produção de artigo científico.
Nº de aulas: 2

👉Escolha apenas UM dos seguintes temas e produza um artigo científico.

  • A importância da vacinação em crianças, jovens e adultos, e as consequências de não se vacinar;
  • A disseminação da COVID 19;
  • A importância de ficar em casa para prevenir-se do COVID 19.
Se for necessário, pesquise sobre o gênero ou reveja as aulas CMSP do dia 18/06 e 26/06, disponíveis nos seguintes links:
Após produzir seu artigo, envie a foto do texto pelo whatsapp para que eu possa corrigir.
A atividade vale 2 pontos e pode ser entregue até o dia 16/07

Esta atividade já foi proposta em uma aula anterior, mas como apenas um aluno entregou, aguardo as produções dos demais. 






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