Atividade 1- Estudos de gêneros textuais: Notícia
EF69LP17 - Identificar recursos estilísticos e semióticos presentes em textos jornalísticos e publicitários.
- Reconhecer a importância dos gêneros textuais do campo jornalístico na formação de leitores, em destaque, a notícia;
- Explorar o gênero notícia;
- Compreender a importância da seleção dos léxicos e os seus efeitos de sentido na elaboração dos gêneros textuais do campo jornalístico.
Nº de aulas: 2
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Atividade 2- Análise sintática
Habilidade:
(EF69LP17) – Identificar recursos estilísticos e semióticos presentes em textos jornalísticos e publicitários.
Objetivos:
Distinguir frase e oração
Identificar o sujeito e o predicado em uma oração;
Reconhecer a importância da identificação dos termos essenciais da oração (sujeito e predicado), para a realização da concordância verbal adequada.
Nº de aulas: 2
ATENÇÃO: Anote os conteúdos a seguir em seu caderno para que
possa consultar sempre que for necessário. Em seguida, envie a foto pelo
whatsapp.
REVISANDO CONCEITOS BÁSICOS: FRASE, ORAÇÃO E PERÍODOPara que possamos
compreender a sintaxe da
Língua Portuguesa, ou seja, o conjunto das relações que as palavras estabelecem entre
si, é necessário, antes de tudo, estudarmos a respeito dos enunciados e suas unidades, os quais apresentam
características estruturais próprias: a Frase, a Oração e o Período. Vejamos
cada um deles! FRASE A frase pode
ser definida por seu propósito comunicativo. Isso significa
que Frase é todo enunciado capaz de transmitir, de traduzir
sentidos completos em um contexto de comunicação,
de interação verbal. Observe
algumas características das frases:
Observe
alguns exemplos de frases: – Ai! –
Socorro! – O
quê? – Mas
que coisa terrível! –
Quanta bagunça... – Que
tragédia! – Como
assim? – Tenho
muito a fazer. – Fogo! Tipos
de Frases
ORAÇÃO A oração é
uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado linguístico cuja
estrutura caracteriza-se, obrigatoriamente, pela presença de um verbo.
Na verdade, a oração é caracterizada, sintaticamente, pela presença de
um predicado, o qual é introduzido na língua portuguesa pela
presença de um verbo. Geralmente, a oração apresenta um sujeito, termos
essenciais, integrantes ou acessórios. Observe
alguns exemplos de orações: – Corra! – Esses
doces parecem muito gostosos. – Chove muito
no inverno. PERÍODO O período é
uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado construído por uma ou mais
orações e possui sentido completo. Na fala, o início e o final do período são
marcados pela entonação e, na escrita, são marcados pela letra maiúscula
inicial e a pontuação específica que delimita sua extensão. Os períodos podem
ser simples ou compostos. Vejamos cada um deles:
Os períodos
simples são aqueles constituídos por uma oração, ou
seja, um enunciado com apenas um verbo e sentido completo. Exemplo: Os
dias de verão são muito longos! (verbo ser)
Os períodos
compostos são aqueles constituídos por mais de uma oração,
ou seja, dois ou mais verbos. Exemplo: Mariana
me ligou para dizer que não virá mais tarde.
(Período composto por três orações:
verbos ligar, dizer e vir.) (Fonte: https://www.portugues.com.br/gramatica/frase-oracao-periodo.html, acesso em 08 de julho de 2020)
|
Os estudantes organizaram a
homeangem. |
Sujeito
Predicado |
Quem organizou a homenagem? Os estudantes, logo
esse é o sujeito da oração.
O que foi feito? Organizaram a homenagem, logo
esse é o predicado da oração
Exemplo 2:
O discurso foi modificado. |
Sujeito Predicado |
O que? “Algo” foi modificado. Essa é informação dada
sobre algo, logo, esse é o predicado da oração.
O que foi modificado? O discurso. É do discurso de que se fala,
logo esse é o sujeito da oração.
Para ajudar a localizar o sujeito, siga as seguintes dicas:
• Concordância: o verbo está sempre na
mesma pessoa e número que o seu sujeito;
• Posição: normalmente, o sujeito
precede o verbo e, mesmo que venha depois, pode ser anteposto naturalmente ao
verbo;
• Permutação: quando o núcleo do
sujeito é um substantivo, pode ser permutado pelos pronomes ele, ela, eles, elas.
Ou seja, você poderá
substituir o sujeito por um destes pronomes sem alterar o sentido da frase.
(Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/sujeito-e-predicado.htm,
acesso em 08 de julho de 2020.)
Atividade 3 - Proposta de produção textual
- EF69LP36A - Produzir textos voltados para a divulgação do conhecimento e de dados e resultados de pesquisas, considerando o contexto de produção e as regularidades dos gêneros em termos de suas construções composicionais e estilos.
- Produzir artigo de divulgação científica;
- Utilizar conhecimentos linguísticos e gramaticais para a produção de artigo científico.
- A importância da vacinação em crianças, jovens e adultos, e as consequências de não se vacinar;
- A disseminação da COVID 19;
- A importância de ficar em casa para prevenir-se do COVID 19.
- Aula LP CMSP 18/06 👉- https://www.youtube.com/watch?v=QVDMqa79zKI&feature=emb_logo
- Aula LP CMSP 26/06👉 - https://www.youtube.com/watch?v=NnchEE6e6zo&feature=emb_logo
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