sexta-feira, 17 de julho de 2020

Povos Indígenas das Américas ( Revisão)

Profª  Eunice  Carravieri
6º Ano 2º Bimestre 
aula de História 15/07/2020 pelo centro de mídia 



Habilidade: EF06HI0BB Identificar a partir de documentos visuais e escritos as principais características das sociedades indígenas da América, em especial seus aportes tecnológicos.


Atenção !!! Como é uma aula de revisão foi acrescentado texto para leitura e compreensão  do tema.



   Indígena das terras onde hoje é o Brasil.


                         Quando o primeiro navio português chegou às terras brasileira, os indígenas eram muitos; suas aldeias eram grandes se comparadas às da Amazônia atual e suas moradias eram ruidosas e movimentadas. A população indígena que aqui vivida era de 3 a5 milhões de pessoas. Hoje, segundo o IBGE ,vivem no Brasil 817 mil indígenas, agrupados.



                           Conhecendo os povos indígenas.


                    Cada povo indígena possui uma cultura própria, isto é, língua, crenças e um jeito próprio de trabalhar, pensar, relacionar-se com a natureza e com os outros povos. As histórias e as culturas indígenas marcaram profundamente nosso jeito de ser, nossos hábitos, nossa língua etc. Por isso, é importante estudar suas contribuições para a história e a cultura brasileiras.
                    Os indígenas estão presentes no dia a dia de todos os brasileiros; nos gestos, nos hábitos e no português falado no Brasil. Grande parte dos animais, vegetais e lugares do brasil tem nomes indígenas de origem tupi.
                     Diferenças entre os indígenas entre si, percebemos que há diferença e semelhança entre eles,
                     As diferenças entre os indígenas podem ser percebidas, por exemplo, nos seus traços físicos e nas línguas que eles falam:

a) Os traços físicos.
     rosto, corte de cabelo, adereços.

b) As línguas

                     As diferenças entre os indígenas também estão presentes nas línguas faladas por eles.
                     Durante muito tempo se acreditou que todos os indígenas do Brasil falavam uma única língua, o tupi. Mas isto é um erro, pois tupi é um tronco linguístico, isto é, um conjunto de línguas e não uma língua só.
                    Os povos indígenas falam línguas diferentes umas das outras. Há pelo menos 180 línguas indígenas falada no Brasil de hoje. Os estudiosos da linguagem agrupam as línguas em famílias, e estas em troncos linguísticos.
                   No Brasil há dois troncos linguísticos principais o tupi (0 mais bem conhecido) e o Macro-jê. O tronco Tupi tem cerca de dez famílias, e o Macro-jê, aproximadamente doze. Há ainda famílias constituídas de apenas uma língua.


                      Semelhanças entre os indígenas

Se por um lado há diferenças entre os povos indígenas, por outro há também semelhanças, isto é um conjunto de características comuns que os diferencia dos demais povos. Vamos destacar duas delas:

a) A terra para os indígenas é de quem trabalha nela.
Entre os indígenas, a terra é do conjunto de pessoas que vivem em cada aldeia .Enquanto um grupo estiver trabalhando numa área, essa área e seus frutos lhe pertencem. Em outras palavras, a posse da terra é coletiva.

b) A divisão do trabalho é feita por sexo e idade
     entre os indígenas  algumas tarefas são feitas pelos homens e outras, pelas mulheres; crianças e idosos ajudam conforme sua foça e capacidade.


     Agora que você  fez a leitura do texto, vamos para atividades.


1) Pesquisar em livro didático ou internet. Citar as tarefas masculinas e femininas (indígena).



2) E na nossa sociedade, como é a posse da terra?



No segundo texto Povos Indígenas da América.
(Asteca, Incas e Maias) você vai procurar no seu livro didático  para fazer leitura a respeito desse povo. Faça algumas anotações no caderno.

      






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts