Roteiro de atividade – semana de 29/06/2020 a 03/07/2020
Disciplina geografia: turma 2º série
do ensino médio prof. Antônio marcos de Souza
Tema: Os circuitos da produção (I): O
espaço industrial.
Sequências
das atividades anteriores.
Habilidades: Identificar elementos representativos
das diferentes fases da industrialização brasileira e seu crescimento por
regiões;
1º momento (2 aulas para leitura e discussão de
conceitos).
Observação; Quando
se fala em industrialização do Brasil é bom ressaltar que tal processo não
ocorreu em nível nacional, uma vez que a primeira região a se desenvolver
industrialmente foi a Região Sudeste. A industrialização brasileira nesse
período estava vinculada à produção cafeeira e aos capitais derivados dela.
Entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, o café exerceu
uma grande importância para a economia do país, até porque era praticamente o
único produto brasileiro de exportação. O cultivo dessa cultura era
desenvolvido especialmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito
Santo e algumas áreas de Minas Gerais. Após a crise que atingiu diretamente os
cafeicultores, esses buscaram novas alternativas produtivas, dessa maneira,
muitas das infraestruturas usadas anteriormente na produção de transporte do
café passaram, a partir desse momento, a ser utilizadas para a produção
industrial. Diante desse processo, a indústria brasileira começou a
diversificar, no entanto, limitava-se somente à produção de produtos que
empregavam pouca tecnologia, como setor têxtil, alimentício, além de fábricas
de sabão e velas. Vários foram os fatores que contribuíram para a
intensificação da indústria brasileira, entre os principais estão: crescimento
acelerado dos grandes centros urbanos graças ao fenômeno do êxodo rural,
promovido pela queda do café. A partir dessa migração houve um grande aumento
de consumidores, apresentando a necessidade de produzir bens de consumo para a
população.
Objetivos:
Estimular os estudantes a trabalhar com fontes de pesquisa para aperfeiçoar
melhor seus conhecimentos no processo de ensino e aprendizagem relacionado aos
temas abordado no caderno do aluno pagina 64 sequências de atividade.
Atividade1;
leitura e análise de mapa que está no caderno do aluno página 64.
Atualmente, o Brasil é considerado um dos países mais
industrializados do mundo, ocupando, em 2015, o 11º lugar neste segmento em
escala global. Porém, a industrialização não ocorre de forma homogênea no país,
ou seja, ela se encontra irregularmente distribuída no território, onde algumas
áreas são densamente industrializadas e outras praticamente desprovidas dessa
atividade econômica. Analise o mapa e responda ao que se pede no seu caderno.
Atividade2:
perguntas
para responder no caderno e dar devolutiva para o professor pelo grupo turma do
2º ano WhastApp.
a) Indique
o nome de 5 estados com grau elevado de industrialização e 5 estados com baixo
índice de industrialização.
b) Por
que não há uma distribuição equilibrada das indústrias no Brasil? Relacione os
aspectos históricos de formação do território brasileiro com a realidade atual.
Atividade3:
faça uma pesquisa sobe “ A industrialização no Brasil no governo de Getúlio
Vargas e anote os pontos importante em seu caderno em envie para o professor
analisar”.
Devolutiva dia 03/007/2020 pelo grupo do WastApp do grupo
da turma do 2° série do ensino médio. Bom estudo para todos,
Dessa forma, a atividade industrial passou a comandar a
economia e a sociedade, tornando todas as outras atividades subordinadas a ela;
além de ampliar a oferta de serviços e equipamentos urbanos das grandes cidades
brasileiras.
Elaborado especialmente para o São Paulo Faz
Escola.
Objetivos: estimular a curiosidade é fazer o (a)
estudante querer conhecer mais e melhor o tema que aqui esta sendo abordado,
para que as discussões se tornem interessantes, e as aulas a distancia muito
mais produtivas e com trocas de informações entre professores e alunos pelo WhastApp.
Atividade 1: Agora
e com vocês! No caderno do aluno pagina
61e 62, faça a leitura e responda às questões a seguir no seu caderno.
a) Durante muito
tempo, o Brasil teve destaque apenas no setor primário da economia, com a
exportação de pau-brasil, açúcar, ouro, borracha, cacau e café entre outros.
Foi a partir da primeira década do século XX, com a disponibilidade de capital
proveniente da cafeicultura, que esse processo se impulsionou e estimulou a
imigração europeia. Os imigrantes trouxeram novos hábitos de consumo, que
incluíam produtos industrializados, bem como um pouco de experiência em
trabalhos como operários e na produção industrial. Após diálogo com seus (suas)
colegas e a troca de informações mediadas pelo (a) professor (a), indique
outras contribuições trazidas por imigrantes de diferentes países para o
desenvolvimento econômico e industrial do Brasil.
b) Para
compreender a importância dos migrantes no processo de industrialização
brasileiro, leia os dados representados no gráfico 1 “Imigrantes no
Brasil no final do século XIX e início do século XX” e realize as próximas
atividades:
Atividade 2: GRÁFICO
1: IMIGRANTES NO BRASIL NO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX
Responda as atividades (
a ) e ( c ) no seu caderno e de uma devolutiva para o professor pelo
WhastApp para nos trocar mais informações. Esta atividade esta no caderno do
aluno pagina 61 e 62 bom estudo. Entrega dia 03/07/2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário