quarta-feira, 1 de julho de 2020


     
Roteiro de atividade – semana de 29/06/2020 a 03/07/2020


Disciplina geografia: turma 2º série do ensino médio prof. Antônio marcos de Souza

Tema: Os circuitos da produção (I): O espaço industrial.
Sequências das atividades anteriores.

Habilidades: Identificar elementos representativos das diferentes fases da industrialização brasileira e seu crescimento por regiões;

1º momento (2 aulas para leitura e discussão de conceitos).

Observação; Quando se fala em industrialização do Brasil é bom ressaltar que tal processo não ocorreu em nível nacional, uma vez que a primeira região a se desenvolver industrialmente foi a Região Sudeste. A industrialização brasileira nesse período estava vinculada à produção cafeeira e aos capitais derivados dela. Entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX, o café exerceu uma grande importância para a economia do país, até porque era praticamente o único produto brasileiro de exportação. O cultivo dessa cultura era desenvolvido especialmente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e algumas áreas de Minas Gerais. Após a crise que atingiu diretamente os cafeicultores, esses buscaram novas alternativas produtivas, dessa maneira, muitas das infraestruturas usadas anteriormente na produção de transporte do café passaram, a partir desse momento, a ser utilizadas para a produção industrial. Diante desse processo, a indústria brasileira começou a diversificar, no entanto, limitava-se somente à produção de produtos que empregavam pouca tecnologia, como setor têxtil, alimentício, além de fábricas de sabão e velas. Vários foram os fatores que contribuíram para a intensificação da indústria brasileira, entre os principais estão: crescimento acelerado dos grandes centros urbanos graças ao fenômeno do êxodo rural, promovido pela queda do café. A partir dessa migração houve um grande aumento de consumidores, apresentando a necessidade de produzir bens de consumo para a população.

Objetivos: Estimular os estudantes a trabalhar com fontes de pesquisa para aperfeiçoar melhor seus conhecimentos no processo de ensino e aprendizagem relacionado aos temas abordado no caderno do aluno pagina 64 sequências de atividade.

Atividade1; leitura e análise de mapa que está no caderno do aluno página 64.
Atualmente, o Brasil é considerado um dos países mais industrializados do mundo, ocupando, em 2015, o 11º lugar neste segmento em escala global. Porém, a industrialização não ocorre de forma homogênea no país, ou seja, ela se encontra irregularmente distribuída no território, onde algumas áreas são densamente industrializadas e outras praticamente desprovidas dessa atividade econômica. Analise o mapa e responda ao que se pede no seu caderno.

Atividade2: perguntas para responder no caderno e dar devolutiva para o professor pelo grupo turma do 2º ano WhastApp.
a)     Indique o nome de 5 estados com grau elevado de industrialização e 5 estados com baixo índice de industrialização.
b)    Por que não há uma distribuição equilibrada das indústrias no Brasil? Relacione os aspectos históricos de formação do território brasileiro com a realidade atual.

Atividade3: faça uma pesquisa sobe “ A industrialização no Brasil no governo de Getúlio Vargas e anote os pontos importante em seu caderno em envie para o professor analisar”.

Devolutiva dia 03/007/2020 pelo grupo do WastApp do grupo da turma do 2° série do ensino médio. Bom estudo para todos,

Dessa forma, a atividade industrial passou a comandar a economia e a sociedade, tornando todas as outras atividades subordinadas a ela; além de ampliar a oferta de serviços e equipamentos urbanos das grandes cidades brasileiras.                                                                                       Elaborado especialmente para o São Paulo Faz Escola.

Objetivos:  estimular a curiosidade é fazer o (a) estudante querer conhecer mais e melhor o tema que aqui esta sendo abordado, para que as discussões se tornem interessantes, e as aulas a distancia muito mais produtivas e com trocas de informações entre professores e alunos pelo WhastApp.  

Atividade 1: Agora e com vocês!  No caderno do aluno pagina 61e 62, faça a leitura e responda às questões a seguir no seu caderno.
a) Durante muito tempo, o Brasil teve destaque apenas no setor primário da economia, com a exportação de pau-brasil, açúcar, ouro, borracha, cacau e café entre outros. Foi a partir da primeira década do século XX, com a disponibilidade de capital proveniente da cafeicultura, que esse processo se impulsionou e estimulou a imigração europeia. Os imigrantes trouxeram novos hábitos de consumo, que incluíam produtos industrializados, bem como um pouco de experiência em trabalhos como operários e na produção industrial. Após diálogo com seus (suas) colegas e a troca de informações mediadas pelo (a) professor (a), indique outras contribuições trazidas por imigrantes de diferentes países para o desenvolvimento econômico e industrial do Brasil.

b) Para compreender a importância dos migrantes no processo de industrialização brasileiro, leia os dados representados no gráfico 1 “Imigrantes no Brasil no final do século XIX e início do século XX” e realize as próximas atividades:
Atividade 2: GRÁFICO 1: IMIGRANTES NO BRASIL NO FINAL DO SÉCULO XIX E INÍCIO DO SÉCULO XX
Responda as atividades ( a )  e ( c ) no seu caderno e de uma devolutiva para o professor pelo WhastApp para nos trocar mais informações. Esta atividade esta no caderno do aluno pagina 61 e 62 bom estudo. Entrega dia 03/07/2020.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts