Objetivo
Possibilitar que os estudantes conheçam e reflitam sobre a comunidade na
qual a escola está inserida. Isso pode ser feito por meio da própria percepção
e da busca de outras informações sobre ela, bem como pela identificação de suas
fronteiras e dos os serviços prestados. Desta forma, será possível entender
como interagir para a construção do Projeto de Vida.
Competências
socioemocionais em foco
Assertividade,
iniciativa social, curiosidade para aprender e imaginação criativa.
Material necessário
Internet, mapas,
revistas, cartolina, faixas, canetas coloridas, tintas (à base de água) e
Diário de Práticas e Vivências.
Atividades
Em
duplas vocês irão colocar toda sua criatividade e imaginação em prática, pois é
hora de produzir uma história em quadrinho, ou seja, uma HQ! Para isso, pense em um fato ou um problema que existe em seu
bairro, na sua rua ou mesmo na sua escola, o qual mereça a sua reflexão para a
tomada de atitude.
Como
sugestão esboce primeiramente em seu Diário de Prática e Vivência:
a) as
cenas- quadrinhos- que pretende criar, seguindo uma ordem da narrativa dos
fatos;
b) os
personagens e seus diálogos em cada cena;
c) o
desenvolvimento do enredo: início, meio e fim;
d) o
estilo de desenho utilizado e as representações faciais das personagens;
e) o
formato dos balões nas falas ou pensamentos: é importante lembrar que cada
forma enfatize as características dos personagens, como nomes, características
físicas e pessoais, modo de agir, gesticular e falar
Diante dessa atividade acima convido-os a
fecharem os olhos e visualizarem uma comunidade com todos os detalhes que possam existir. Qual experiência vivida na
comunidade pode ser tema da história em quadrinhos?
Ex: O próprio aluno, um comerciante da comunidade, agentes de saúde, algum funcionário da escola?
Ex: O próprio aluno, um comerciante da comunidade, agentes de saúde, algum funcionário da escola?
Obs:
Queridos, por favor, coloque o nome completo, a série, a escola em que estuda e
o tema do trabalho para a identificação ok. Muito obrigado. Boas aulas a todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário