segunda-feira, 10 de agosto de 2020

 

3º BIMESTRE – LÍNGUA PORTUGUESA.

Atividades da semana: 10/08 até 14/08.

Modernismo (V) – Terceira fase- Prosa e desdobramentos na literatura contemporânea.

Objetivos: Conhecer e compreender as características formais, temáticas e estéticas da prosa brasileira. identificar desdobramento do modernismo na literatura contemporânea.

Você vai ler um trecho de Grande sertão: veredas em que o protagonista, Riobaldo, conta um caso que ouviu de um jagunço chamado Jõe Bexiguento: a história de Maria Mutema. Antes disso, conheça um pouco a obra:

Guimarães Rosa e Grande sertão: Veredas

   Grande sertão: veredas é o título da principal obra de Guimarães Rosa, um dos grandes nomes que surgiram na literatura brasileira na segunda metade do século XX. Nesse romance, o narrador- personagem Riobaldo, já idoso, conta suas experiências como jacunço nos sertões dos campos gerias, especialmente sua amizade e encantamento por Diadorim, companheiro de lutas.

   Fazem parte do enredo do romance as aventuras, as tristezas, as alegrias, as descobertas e os medos, as dúvidas metafísica  a respeito do bem e do mal, de Deus e do Diabo, a ambiguidade do ser humano, o pacto de Riobaldo com o demônio, a perda dos companheiros, os crimes cometidos pelos bandos de jagunços, entre outros temas.

    O espaço é o sertão e o tempo é marcado pelas lembranças do narrador. Além de Riobaldo e Diadorim, outros personagens fazem parte da trama, como Joca Ramiro, Vaz Medeiros, Zé Bebelo, Hermógenes e Maria Mutema. O romance apresenta elementos da novela de cavalaria medieval. Os sentidos de honra e lealdade, a visão da guerra como missão e o respeito á hierarquia fazem parte desse ‘’universo feudal, sertanejo’’.

   A linguagem é dinâmica, lúdica e poética. O narrador brinca com as palavras e as combinas de modo inovador e sugestivo, recriando a fala do sertanejo com o uso de neologismo, arcaísmo, termos eruditos, expressões regionais marcadas com ritmo, rimas, repetições de palavras e letras. Em seu relato memorialístico, Riobaldo, ao falar do sertão, fala do mundo; ao falar de si mesmo, fala de todos as pessoas.

Livro didático de língua portuguesa

Leiam o texto: Grande sertão: Veredas. Guimarães Rosa, páginas 178 até 180. E responda as questões a seguir, até a página 182.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts