quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Eletiva Fotografia

 FOTOGRAFIA

O QUE É FOTOGRAFIA?


Fotografia é desenhar com luz. Sem luz, não há fotografia.



Engana-se quem acha que para se fotografar é preciso apenas apertar o botão de uma máquina fotográfica. A verdadeira fotografia vai muito além de um clique, ela é o registro de um

momento, de uma cena escolhida pelo olhar do observador. Na fotografia é possível congelar um movimento, analisá-lo em seus detalhes e guardá-lo por muito tempo.


Uma fotografia boa é aquela em que se consegue expressar as emoções e detalhes presentes em um momento. E para isso é preciso que o fotógrafo observe os detalhes e dê o clique no momento oportuno.


ORIGEM DA FOTOGRAFIA

As primeiras experiências fotográficas de químicos e alquimistas datam de cerca 350

a.C. Todavia, foi em meados do século X que o árabe Alhaken de Basora percebeu a natureza das imagens que se projetavam no interior de sua tenda trespassada pela luz solar.


Em 1525, já se dominava a técnica de escurecimento dos sais de prata. No ano de 1604, o químico italiano Ângelo Sala (1576- 1637) já sabia que alguns compostos de prata oxidavam quando expostos à luz do Sol.



Por sua vez, o farmacêutico sueco Carl Wilhelm Scheele (1742-1786) viria a corroborar esta descoberta em 1777, ao demonstrar o enegrecimento de sais expostos à ação da luz.


No ano de 1725, foi a vez do cientista alemão Johann Henrich Schulze (1687-1744) projetar uma imagem durável numa superfície. Por conseguinte, o químico britânico Thomas Wedgwood (17711805) realizou no início do século XIX experimentos semelhantes.

É a primeira vez que uma imagem estável é obtida.

Pelos anos de 1820, quando o físico francês Joseph Nicéphore Niépce cria as primeiras provas positivas, utilizando betume da Judeia sobre uma placa de metal. Niépce prepara a solução como uma espécie de envernizamento e o composto torna-se branco e insolúvel assim que exposto à luz.

Assim, depois de expor a placa de metal, havia apenas que dissolver as partes que não haviam sido expostas, ou cuja exposição foi mínima, formando-se um jogo de contrastes.

Daguerreótipo
Esse tipo de foto precisava ficar exposta a, pelo menos, 8 horas em luz solar para ser revelada. Isso foi desenvolvido pouco tempo depois por Daguerre, que criou a “daguerreotipia” que diminuía todo esse tempo de horas para minutos apenas
.
Louis Jaques Mandé Daguerre (1789- 1851), desenvolveu este sistema. Alguns anos depois, criou o aparelho que leva seu nome, o “daguerreótipo”, que era capaz de gravar imagens permanentes.

Patenteou o seu projeto e depois disso foi cada vez mais utilizado. O daguerreótipo era uma caixa enorme que captava a imagem através da lente e a gravava sobre o vidro.


O único problema do daguerreótipo era seu peso, o que dificultou a popularização do aparelho.
Como surgiu a imagem colorida
Até o momento acima, as imagens eram todas em preto e branco ainda, mas com os estudos de muitas pessoas, houve a primeira imagem colorida.

Essa primeira imagem com cor foi apresentada em 1861 por William Talbot utilizando recursos com papeis fotossensíveis e outras folhas de papel para produzir imagens positivas.


William não conseguiu ser reconhecido, vez que demorou para anunciar como seu inventor. Aqui no Brasil, Hércules Florence melhorou esse projeto conseguindo desenvolver negativos. Hércules só teve o reconhecimento em 1976, por esse projeto que se chamava Photographie.

O surgimento da Fotografia para o mercado.
A Kodak foi a primeira empresa a fazer o que é chamado hoje de Marketing, onde apresentou a fotografia como uma novidade para o público. As pessoas não precisariam mais de um fotógrafo para tirar um retrato, ou, de um pintor para retratar um quadro da família para colocar nas paredes da casa – como era antigamente.

George Eastman criou os rolos substituíveis (os famosos “filmes”) e a Kodak aproveitou para promover a introdução da sua câmera
da época (chamada de “caixão”) assim vendendo todo o conjunto e a visão para o público.
 
A EVOLUÇÃO DA FOTOGRAFIA
FOTOGRAFIA ANALÓGICA
“O filme que é colocado no compartimento da câmera vai receber a luz que passa pela lente da câmera. Essa luz vai formar as imagens no filme. Depois que todas as poses foram usadas (os filmes geralmente vêm com 24 e 36 poses), o fotógrafo deve levar o filme para um laboratório, ou fazer a impressão em casa (se houver os equipamentos necessários). O resultado das câmeras analógicas demora mais para serem vistos do que o das câmeras digitais. Alguns filmes podem durar meses para serem usados completamente, inclusive.”
VANTAGENS DA FOTOGRAFIA ANÁLOGICA
Qualidade da imagem. Este tipo de fotografia pode ser impresso em qualquer tamanho de imagem, inclusive os de Outdoors, sem ficar com a imagem cheia de pixels.
FOTOGRAFIA DIGITAL
Este tipo de fotografia é o mais utilizado atualmente. Pode-se contar nos dedos quem não possui uma câmera digital.
COMO FUNCIONA A FOTOGRAFIA DIGITAL
O funcionamento da fotografia digital se dá a partir da sensibilização de um sensor eletrônico (CCD ou CMOS) que converte a luz captada em código eletrônico digital e armazena este código em um cartão de memória.
VANTAGENS DA FOTOGRAFIA DIGITAL
As imagens armazenadas no cartão podem ser vistas imediatamente através do visor da câmera, geralmente de LCD, ou num computador, através da transferência de dados do cartão para este ou até mesmo impressas diretamente, pois há no mercado impressoras que imprimem imagens de cartão de memória dispensando a intermediação do computador
TIPOS DE FOTOGRAFIA
Fotografia jornalística ou documental – ilustra ou registra algum momento histórico ou notícia. Sendo de golpes a mudanças climáticas. Este tipo de fotografia revela verdades desagradáveis, e grava para a posteridade aqueles eventos que alguns preferiam esquecer.

Fotografia de moda – servem para destacar as roupas dos grandes estilistas e os modelos.


Fotografia publicitária ou de objeto – é a fotografia que tem como objetivo a venda/ divulgação de um produto ou serviço.

Fotografia artística – é o meio de expressão de um artista. Neste tipo de fotografia o mais importante são as cores e as formas.


Fotografias privadas ou pessoais – retratam momentos importantes da vida das pessoas como casamentos, aniversários, nascimentos, formaturas etc. Também estão nos documentos como o RG, no passaporte e na carteira de motorista.

Fotografia de paisagens – é comparada à pintura de paisagens, retrata lugares.
 
Fotografia de vida selvagem – retratam os animais na natureza e despertam o senso de respeito e admiração e responsabilidade pelo meio ambiente.

Selfies e recursos digitais na Fotografia
Hoje existem diversas atualizações nesse mundo da fotografia, uma delas é a Selfie que é vista, em maioria, nas redes sociais.

Depois de toda a popularização da câmera fotográfica, houve a modernização dos celulares – que possuem cada vez mais funções fotográficas do que seus recursos
iniciais como ligações – e criação de câmeras frontais com boas qualidades para cada pessoa poder utilizar o seu próprio celular para registrar suas imagens e compartilhar com amigos.
Foram inventados “álbuns digitais” onde foram criados:

Portfólios – lugares que os fotógrafos deixam suas imagens disponíveis na internet para quem quiser ver e contratar seus serviços;

Armazenamento em Nuvens ou Drives – se você não gosta de perder espaço em seu celular, câmera ou
computador, você pode utilizar a transferência dos seus arquivos para as nuvens ou drives;


Álbuns fotográficos digitais – fotógrafos que utilizam plataformas digitais para promover suas fotografias e conseguir mais trabalhos.

Vendas de Fotografias pela internet – um serviço cada vez mais utilizado é o banco de imagens pela internet, onde o fotógrafo disponibiliza as suas fotos para quem quiser comprar sem precisar sair de casa.

ATIVIDADES: Leia os textos e responda em seu caderno as perguntas abaixo:
1) Você tem o costume de fotografar? Quais equipamentos costuma utilizar, celular ou câmeras fotográficas?






2) O que você fotografa? Pessoas, animais, paisagens ou objetos?






 
3) Você tem o costume de imprimir fotos? Possui fotos impressas em sua casa?










4) De que forma você tem acesso ao universo fotográfico?








5) Por meio de filtros ou aplicativos é possível transformar as imagens, fazendo criações e intervenções sobre elas. Você costuma utilizar estes recursos? Quais?









6) Como você costuma armazenar suas imagens, em álbuns físicos ou virtuais?










7) Qual conteúdo de uma mensagem fotográfica?










8) O que a fotografia pode transmitir?






 
9) Busque nos acervos fotográficos da família, escolhe uma foto que mais lhe chama atenção, análise e registra a história que sua fotografia tem para contar, tire uma foto juntos (foto/história). Registre no seu caderno.








BONS ESTUDOS MEUS QUERIDOS ALUNOS!!!
Fotografar é acima da arte de escrever imagens com luz. É eternizar momentos, sorrisos e lágrimas, maneira de expressar o que se vê ou sente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts