OBJETIVO DA ATIVIDADE: Considerando as estratégias de leitura, propõe-se iniciar
a ATIVIDADE
1 – LITERATURA
DE CORDEL, textos I e II, solicitando aos estudantes uma análise geral (capa,título
e palavras consideradas diferentes e/ou atípicas da realidade da turma), a fim
de refletirem sobre as características do gênero literário, com o objetivo não
somente de desenvolverem investigação dos conceitos, técnicas e estética, mas
também de contemplação, da leitura por fruição.
HABILIDADE DESENVOLVIDA: ao trabalhar com as atividades propostas, os estudantes
desenvolverão
habilidades que os auxiliarão a conhecer a relação entre a literatura
brasileira e a literatura africana em Língua Portuguesa, a resgatar e valorizar
a literatura popular de cordel, a analisar e desenvolver o gênero textual
argumentativo e a produzir uma resenha crítica. Desta forma, apresentamos:
• a literatura
na construção do mundo atual;
• Literatura de
cordel;
O que, você,
aluno poderá aprender com esta aula:
(M13LP06)
Analisar efeitos de sentido decorrentes de usos expressivos da linguagem, da
escolha
de determinadas
palavras ou expressões e da ordenação, combinação e contraposição de palavras, dentre
outros, para ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de uso
crítico da língua.
(EM13LP49)
Perceber as peculiaridades estruturais e estilísticas de diferentes gêneros
literários (a
apreensão
pessoal do cotidiano nas crônicas, a manifestação livre e subjetiva do eu
lírico diante do mundo nos poemas, a múltipla perspectiva da vida humana e
social dos romances, a dimensão política e social de textos da literatura
marginal e da periferia etc.) para experimentar os diferentes ângulos de
apreensão do indivíduo e do mundo pela literatura.
Ao final da
aula, o aluno será capaz de:
• Identificar o
tema de um texto, usando a literatura de cordel;
• Observar para
levantar dados, descobrir informações nos objetos, acontecimentos, situações
etc. e suas representações, utilizando como auxílio sites de busca;
• Interpretar,
explicar o sentido que têm para nós acontecimentos, resultados de experiências,
dados,
gráficos, tabelas, figuras, desenhos, mapas, textos, descrições, poemas etc. e
apreender
este sentido
para utilizá-lo na solução de problemas, utilizando como auxílio as redes
sociais
(YouTube)
• Aplicar
relações já estabelecidas anteriormente ou conhecimentos já construídos a contextos
e situações diferentes; aplicar fatos e princípios a novas situações, para
tomar decisões, solucionar problemas, fazer prognósticos etc., como o auxílio
do editor de textos e de imagens.
PRÉ REQUISITOS DOS ALUNOS
• Ter noções
sobre literatura de cordel;
• ter noções de
redes sociais;
• saber enviar
e receber e-mails;
• saber fazer
busca na Internet;
• ter noção de
publicação em blog;
https://www.youtube.com/watch?v=coK3Coxsqco&feature=youtu.be
https://youtu.be/IG7XU7B_8K4 -
https://www.youtube.com/watch?v=npErliDE1xg&feature=youtu.be
CORDEL
1- PARA
REFLETIR e PESQUISAR:
“O que é o cordel?
(Contexto Histórico e características)
Você sabe por
que os folhetos são chamados de cordel?
Como são feitas
as xilogravuras?
Onde podemos
encontrar o cordel?”
QUESTÃO 1- Sobre a Literatura de Cordel NÃO é correto afirmar:
A) O nome Literatura de Cordel tem origem na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda.
B) Os próprios autores costumam comercializar suas obras.
C) Os folhetos sempre foram utilizados na literatura de cordel como uma opção barata de distribuição do material poético.
D) A produção de cordéis é de origem exclusivamente nordestina.
E) A maior parte das obras é ilustrada com xilogravuras.
QUESTÃO 2- Os cordéis são narrativos tradicionalmente compostas em:
A) Bordado
B) Versos
C) Quadrinhos
D) Prosa
E) Gravuras
QUESTÃO 3- Dentre os temas abordados pela poesia de cordel, a opção que não se inclui, é:
A) temas religiosos;
B) fatos do cotidiano;
C) tradições nordestinas;
D) episódios históricos;
E) exaltação da morte.
QUESTÃO 4- Sabemos que a Literatura de Cordel também conhecida no Brasil como folheto, é um gênero literário popular escrito frequentemente na forma rimada, originado em relatos orais e depois impresso em folhetos. Qual das afirmativas abaixo não pode ser considerada verdadeira?
A) A literatura de cordel é estritamente erudita;
B) O nome tem origem na forma como tradicionalmente os folhetos eram expostos para venda, pendurados em cordas, cordéis ou barbantes em Portugal.
C) No Nordeste do Brasil o nome foi herdado, mas a tradição do barbante não se perpetuou: o folheto brasileiro pode ou não estar exposto em barbantes.
D) O cordel remonta ao século XVI, quando o Renascimento popularizou a impressão de relatos orais, e mantém-se uma forma literária popular no Brasil.
E) O cordel mantém-se uma forma literária popular no Brasil.
QUESTÃO 5- A literatura de cordel apresenta vários aspectos interessantes e dignos de destaque. Qual das afirmativas abaixo NÃO é correta?
A) Podem ser lidas em sessões públicas e de atingirem um número elevado de exemplares distribuídos, ajudam na disseminação de hábitos de leitura e lutam contra o analfabetismo;
B) A tipologia de assuntos que cobrem, crítica social e política e textos de opinião, elevam a literatura de cordel ao estandarte de obras de teor didático e educativo.
C) É uma modalidade de literatura obrigatória no curso de Letras.
D) Funciona como divulgadora da arte do cotidiano, das tradições populares e dos autores locais (lembre-se a vitalidade deste gênero ainda no nordeste do Brasil), a literatura de cordel é de inestimável importância na manutenção das identidades locais e das tradições literárias regionais, contribuindo para a perpetuação do folclore brasileiro.
E) As suas gravuras, chamadas xilogravuras, representam um importante espólio do imaginário popular;
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