domingo, 27 de setembro de 2020

1º ano - História 27/09: Grécia e Esparta

𝑶𝒊 😀 𝒒𝒖𝒆𝒓𝒊𝒅𝒐𝒔 𝒂𝒍𝒖𝒏𝒐𝒔, 𝒕𝒖𝒅𝒐 𝒃𝒆𝒎 𝒄𝒐𝒎 𝒗𝒐𝒄𝒆𝒔 🤗?𝑻𝒆𝒎𝒐𝒔 𝒂𝒒𝒖𝒊 𝒂 𝒂𝒕𝒊𝒗𝒊𝒅𝒂𝒅𝒆 𝒅𝒂 𝒅𝒊𝒔𝒄𝒊𝒑𝒍𝒊𝒏𝒂 𝒅𝒆 𝑯𝒊𝒔𝒕𝒐𝒓𝒊𝒂 🗿.

Após efetuar a leitura e o estudo do conteúdo abaixo, Responda as 3 questões que estão no fim do conteúdo

ATENÇÃO COPIAR SOMENTE AS PERGUNTAS E RESPOSTAS, NÃO E NECESSÁRIO COPIAR OS TEXTOS.

Lembrem-se de tirar foto das atividades e me enviar, qualquer dúvida estou a disposição através do Watts, Mensseger, Instagram e e-mail.

Mensseger: athaliba.soares
Instagram: @athaliba
Email: athaliba.soares@gmail.com

Profº Athaliba Soares

GRÉCIA

CARACTERÍSTICAS GERAIS 
Do ponto de vista geográfico, a Grécia possui duas características fun­damentais: é um país montanhoso e marítimo. Do ponto de vista político, a Grécia era composta por diversas cidades-estados independentes. Contraba­lançava a falta de união política das cidades gregas uma certa unidade cultu­ral (língua, religião, origens).

OS PERÍODOS DA HISTÓRIA GREGA
Podemos dividir a história grega em quatro grandes períodos:
Periodo Micênico (séc. XV a VIII a.C.): também conhecido por período homérico, é marcado pela chegada e estabelecimento, no "mundo grego", de quatro principais povos, em sucessivas invasões: aqueus, jônios, eólios e dórios.
Periodo Arcaico (séc. VIII a VI a.C.): é marcado por dois grandes aconte­cimentos: a colonização grega e o desenvolvimento das cidades-estados (Atenas, Esparta, Corinto, Queronéia, Tebas, Megara etc.).
Período Clássico (séc. V a IV a.C.): período de apogeu da civilização gre­ga, tanto no plano cultural como no plano econômico. Atenas e Esparta tornam-se as duas cidades mais importantes da Grécia. Duas grandes guer­ras ocorrem nesse período: as Guerras Persas e a Guerra do Peloponeso.

Período Helenistico (séc. 111 a I a.C.): é marcado pela decadência da civili­zação grega. Filipe, da Macedônia, empreende a conquista da Grécia.

CULTURA GREGA
Nos mais diversos setores do saber humano, os gregos deixaram uma herança cultural que constitui a base fundamental sobre a qual se ergueu a ci­vilização ocidental. No setor artístico, produziram obras notáveis, em que se destacam:
na escultura: o Discóbulo e a Vênus de Cnido;
na arquitetura: o Pártenon;
no teatro: obras como Prometeu Acorrentado, Édipo Rei e Medéia.
No setor científico, são significativas as realizações gregas nos campos da medicina (Hipócrates), da matemática (Pitágoras e Tales) e da história (Heródoto, Xenofonte e Plutarco). No campo da filosofia, os gregos deixa­ram grandes contribuições, como a crença na razão humana e em sua capacidade para explicar os fenômenos do mundo. Entre os grandes filósofos gre­gos, destacam-se Sócrates, Platão e Aristóteles.

LCIVILIZAÇÃO HELENÍSTICA
Alexandre Magno assume o comando do Império Macedônico, expandindo-o para o Oriente. Depois de sua morte, em 323 a.c., o vasto Im­pério é partilhado entre seus generais (Seleuco, Ptolomeu e Antígono).

CULTURA HELENISTICA
Ao expandir militarmente seu Império, Alexandre Magno expandiu também a cultura grega entre os povos do Oriente, recebendo deles a influên­cia de sua cultura. Desse processo de interação surgiu à cultura helenística. Nesse período, destacam-se:
na filosofia: Zenão (estoicismo) e Epicuro (hedonismo);
nas ciências: Euclides (geometria) e Arquimedes (física);
nas artes: obras como o Colosso de Rodes, o Farol de Alexandria, a Vênus de Mito e o Laocoonte.



ESPARTA
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Situada na península do Peloponeso, na região da Lacônia (terras boas para o cultivo da vinha e da oliveira). Fundada pelos dórios, Esparta, desde suas origens foi uma cidade militarista e aristocrática. O Estado espartano tinha como preocupação fundamental à doutrinação da juventude, através de severos métodos educacionais.

SOCIEDADE
Estava dividida em três classes sociais: esparciatas (cidadãos espartanos), perie­cos (classe intermediária, que se dedicava ao comércio e ao artesanato) e hilotas (ser­vos presos a terra).


SISTEMA POLÍTICO
Tinha a seguinte organização básica: havia dois reis (Diarquia), encarregados Ide funções militares e religiosas; a Gerúsia, conselho de anciãos com funções administrativas, legislativas e judiciárias; a Apela, assembléia dos esparciatas mais im­portantes, e o Conselho dos Éforos, formado por cinco membros que constituíam os  verdadeiros chefes do Governo espartano. O Governo de Esparta era de caráter oligárquico.

Questões:

1- Podemos dividir a história grega em quatro grandes períodos, quais são elas?

2- No setor científico, são significativas as realizações gregas em quais campos?

3- A Sociedade Esparta estava dividida em três classes sociais, quais?




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts