4º Roteiro: Dia 08/09/2020 até a entrega 28/09/2020
- (4 aulas).
TEMA: TEATRO
HABILIDADES:(EF08AR26)-(EF08AR30)- (EF69AR31)-
LEITURA: Profissões relacionadas ao teatro
Aderecista: Responsável pela construção dos objetos/adereços que se
utilizam em cena.
Ator/Atriz: Pessoa que representa uma personagem teatral.
Autor: Criador da obra literária. O autor tanto pode criar textos
dramáticos originais, como adaptar textos literários para textos dramático, reescrevendo
e transformando-o.
Auxiliar de camarins: Ajuda a vestir e a despir os atores e trata da manutenção
do guarda-roupa do espetáculo.
Bilheteiro: Funcionário que vende os bilhetes para o espetáculo. (Hoje,
compra-se principalmente pela internet).
Compositor: Responsável pela criação de uma partitura musical.
Carpinteiro: Constrói ou repara cenários, adereços de cena, ou outros
equipamentos em madeira.
Cenógrafo: responsável pelos conceitos artísticos da cenografia.
Coreógrafo: Responsável pelos movimentos cênicos. Ensaia e cria as
danças.
Contrarregra: Acompanha o espetáculo, responsabilizando-os pela mudanças
de cenário, figurinos, tiranfo e colocando em cena adereços nos seus devidos
lugares. É também o representante imediato do diretor de cena, que tem a função
de marcar as entradas dos atores em cena. O sinal dado para indicar o início do
espetáculo também é realizado pelo contrarregra.
Costureiros(as): Confecciona (costura) os figurinos (guarda-roupa da
peça) desenvolvidos pelo figurinista.
Diretor de atores: profissional especializado na interpretação que pode
assessorar o encenados quanto as possibilidades e recursos interpretativos
aplicáveis e determinada situação dramatúrgica, objeto da cena a trabalhar.
Diretor musical: Ensaia os atores no canto e observa atentamente a
montagem técnica do som do espetáculo.
Encenador: Responsável pela criação artística de um espetáculo. Orienta
os ensaios e ajuda os atores na criação das personagens. Marca o espetáculo
(indicando aos atores o local onde devem estar em determinado momento da peça,
ou texto).
Figurinista: Criativo que desenha e acompanha a execução dos figurinos.
Frente sala: Funcionário que acompanha os espectadores até os seus
respectivos lugares
Maquiador/Visagista: Através da maquiagem (pintura de rosto ou corpo),
cuida da imagem do ator/atriz antes de entrar na cena, para que o mesmo possa
ficar “igual” à personagem que irá representar em palco.
Operadores de Luz e Som: Iluminista. Técnicos que executam a montagem e
operação de luz ou do som durante todo o espetáculo de acordo com os planos do
encenador.
Produção: Equipe que define todas as estratégias de organização,
preparação, divulgação, venda de espetáculos e relações públicas.
Secretário de produção: Assegura a venda dos espetáculos. Tem a
responsabilidade logística dos artistas e da equipe técnica, marcação de viagens,
carros, hotéis, etc. Tem a responsabilidade de contatar e angariar possíveis patrocínios
e /ou apoios.
Serralheiro: Operário que constrói ou repara cenários, adereços de cena
ou equipamentos em metal.
(CIA de Teatro “O SONHO”).
CARTAS (MODELO)
“Momentos do coração”
“Peruíbe, 14 de setembro de 2020.
Queridos alunos!
Poderia dizer que
estou bem, não fosse a imensa saudades que tenho de todos vocês. Tenho saudades
da lousa riscada, do barulho das cadeiras, das risadinhas, das broncas por
estarem usando o telefone em horário impróprio (que ironia, né?), do atraso
depois do recreio para voltarem a sala, sempre suados e agitados, em tempos de
calor, causando todo tipo de confusão ao passarem pela porta.
Sinto saudades de nossas
brincadeiras (sim, estudávamos muito, mas também nos divertíamos), do material
esquecido, dos rostos felizes, amuados, sonolentos ou bravos de vocês. Dos
trabalhos realizados, concluídos com parceria e opiniões diferentes. Sinto
falta da minha mesa!!! Nunca pensei nisso antes, mas aquela mesa desconfortável
do professor, me faz falta!!! Do material pesado que carregava, e que agora só
me desloca de um lado para outro dentro da minha casa. Sinto falta das
festinhas, das brincadeiras, mas também das broncas, discussões, enfim, tudo o
que se espera de uma boa sala de aula.
É, meus queridos alunos, os
tempos mudaram. E desta vez, sabemos que nunca mais será a mesma coisa, nunca
mais será igual. Pois ensaiamos, ensaiamos e ensaiamos....Mas não pulávamos de
vez. Agora é coisa séria. Mudamos nossa Era. Pulamos para a Era da Tecnologia
sem aviso, na surpresa, no afastamento social, perdendo pessoas queridas e
conhecidas, muitas por nós amadas. Pulamos para a Era da Tecnologia com
sofrimento, com medo, com anseios. Mas também, pulamos para uma Era Especial,
significativa e necessária! Uma Era onde temos que nos reinventar, criar,
aproveitar as oportunidades, não ficar para trás.
Uma nova Era, onde temos a
oportunidade de aproveitar o máximo do tempo com pessoas que amamos e aprender
a respeitá-las, poder dizer o que sente, mesmo para aqueles que um dia nos
magoaram, dentro de sua individualidade e direitos. Uma nova Era, onde
aprendemos a valorizar cada pequeno avanço, cada pequena coisa, cada pequeno
momento...E por tudo isso, eu tenho muita Gratidão! Gratidão pela benevolência!
Gratidão pela sabedoria! Gratidão pela vida!
Me despeço de vocês, ainda
com muita saudade, mas com a certeza de que breve nos encontraremos, todos
saudáveis e felizes.
Fiquem bem e se cuidem!
Sua professora que tanto os
ama,
Niuzelina da Silva Sinzato
Telles”
ATIVIDADES: Baseados
na carta acima
1.
Escolha
uma profissão relacionada ao teatro.(acima, leitura)
2.
Escreva
uma carta para alguém, usando o tema escolhido, onde você terá que convencer a
pessoa a te dar o cargo para preencher a vaga do profissional que escolheu.
3.
Direcione
a carta seguindo o modelo acima (1º Cidade e data, destinatário e saudações, o
assunto principal e no final despeçam-se e assinem), usando o que for
disponível para que ela realmente se torne uma obra de arte e você consiga o
emprego.
4.
Usem
todo o material, pesquisa, desenhos, figuras, montagens, vídeos e filmes, sua
história artística, o motivo, figurinos, enfim...
5.
Vocês
mesmos deverão fazer os envelopes.
Do
envelope: Frente: Remetente e endereço
Verso: O destinatário e o
endereço.
6.
Façam
um vídeo lendo a carta. Fotografem a carta e o envelope. Me enviem todo o
material.
OBS: Eu escrevi uma carta aos
meus alunos, porém vocês podem enviar para pais, mães, parentes em geral,
amigos, professores, Stúdios, etc...
Respondam as perguntas do
caderno do aluno.
Assistam as aulas pelo APP CMSP
ou pela TV Educação.
Enviem as atividades dentro
do prazo, para não perderam pontos.
Bons
estudos e se cuidem!
Até
a próxima aula!
Nenhum comentário:
Postar um comentário