HABILIDADE: Interpretar as condições de saúde da comunidade, cidade ou estado, com base na análise e comparação de indicadores de saúde e dos resultados de políticas públicas destinadas à saúde.
Esta atividade deve ser registrada em seu caderno!
SAÚDE PÚBLICA
As ações relativas à saúde pública têm como objetivos manter e melhorar as condições de saúde da população. Entretanto para realizar medidas que possam alcançar esses objetivos, é preciso avaliar as condições de saúde de uma comunidade e identificar suas necessidades. Isso é possível por meio de indicadores de saúde de saúde.
Os indicadores de saúde, quando analisados em conjunto, refletem as condições de saúde e sanitárias de uma população. Essas condições, então, são avaliadas para se determinarem políticas e ações adequadas às necessidades sociais de saúde. Portanto, os indicadores tornam-se instrumentos instrumentos importantes para avaliação da saúde pública e para a tomada de ações que auxiliem sua melhoria.
Existem diversos tipos de indicadores, como a cobertura de saneamento básico, a taxa de mortalidadee a taxa de incidência de doenças.
Cobertura de saneamento básico
O saneamento básico é um conjunto de medidas que visa à proteção do ambiente e à promoção da saúde. Fazem parte do saneamento básico o tratamento de água e o abastecimento da população com água potável; esgoto sanitário que envolve a coleta, o tratamento e a disposição final adequada dos esgotos de casas, o tratamento e o destino final do lixo doméstico e do lixo proveniente da limpeza de vias públicas; a drenagem e o manejo da águas pluviais, que envolvem o escoamento superficial das águas da chuva nas áreas urbanas e a destinação final adequada. A falta de saneamento básico está relacionada com diversas doenças de importâncias para s saúde pública.
A coleta de esgoto é um serviço de saneamento básico que impede o contato do esgoto com as pessoas, o solo, a água e os seres vivos que podem ser vetores de doenças. Esse serviço evita a disseminação de muitas doenças transmitidas pelo contato direto com as fezes de indivíduos contaminados.
A cobertura de coleta de resíduos sólidos é outro importante indicador de saúde. O acúmulo ou a destinação inadequada de resíduos sólidos pode favorecer a proliferação de animais vetores e transmissores de doenças.
Taxa de mortalidade
Taxas que se referem à mortalidade consideram o número de óbitos (morte) em uma população, em certo período. A taxa de mortalidade na infância, por exemplo. considera no número de óbitos de menores de 5 anos por 1000 nascidos vivos.
O acompanhamento desse indicador possibilita o desenvolvimento de políticas públicas e ações voltadas para saúde materna e infantil. De acordo com pesquisa de dados, entre 1990 e 2015, houve uma redução do numero de óbitos de menores de cinco anos, entre os motivos estão a ampliação de ações nacionais referentes ao acesso à assistência básica de saúde materna, do recém-nascido e das crianças. Em 1990, as doenças diarreicas ocupavam a 2ª posição entre as principais causas da mortalidade em menores de cinco anos. Já em 2015, essa causa passou a ocupar a 7ª posição. Isso ocorreu devido, principalmente, a melhorias nas condições de saneamento, ou seja, houve melhora na qualidade de vida da população.
Taxa de incidência de doenças
A taxa de incidência de uma doença normalmente é expressa pelo número de casoso novos confirmados a cada 100 mil habitantes. Existem taxas de incidência de diversas doenças, como dengue, a AIDS, a tuberculose, entre outras.
No caso da dengue, esse indicador permite relacionar as condições do ambiente com a proliferação do vetor, o mosquito Aedes aegypti, e determinar a eficiência das ações em seu combate.Uma alta taxa de incidência da dengue, por exemplo, pode significar que o ambiente esteja favorecendo a proliferação do mosquito transmissor e/ou que as ações de combate a ele estão sendo insuficientes. A partir desse indicador, então, pode-se estabelecer ações mais adequadas ao monitoramento do ambiente e ao controle da doença.
Fonte: Livro didático - Ciências - Vida & Universo - Leandro Godoy; Vídeo: Indicadores da saúde pública - Brasil Escola
Nenhum comentário:
Postar um comentário