sexta-feira, 18 de setembro de 2020

AT - aula - Ciências - Prof Ezel - 14 à 18/09/20

 HAB - Selecionar argumentos que evidenciem as múltiplas dimensões da sexualidade humana (biológica, sociocultural, afetiva e ética).

Esta atividade deve ser registrada em seu caderno!


SEXO E SEXUALIDADE

Apesar da semelhança entre os termos, sexo e sexualidade não são a mesma coisa. A palavra sexo está relacionada a todos os aspectos que distinguem biologicamente indivíduos machos e fêmeas, incluindo suas diferenças anatômicas, fisiológicas e genéticas, entre outros.

Entre os seres humanos, o termo sexo também se refere ao ato sexual, que resulta na sensação de prazer no corpo, mais especificamente prazer sexual. No processo de reprodução humana, durante o ato sexual há penetração do pênis na vagina e liberação de espermatozoides (ejaculação) no interior do orgão feminino.  Se a mulher estiver no período fértil, poderá ocorrer a fecundação e, posteriormente, a gestação.

O termo sexualidade é mais abrangente do que o sexo. A sexualidade envolve sentimentos, experiências, desejos, desejos, bem-estar, amor, afeto, ternura, carinho, prazer e o próprio sexo.




DIMENSÕES DA SEXUALIDADE

Assim como o ser humano se desenvolve e passa por diferentes etapas, desde o seu nascimento até sua morte, a sexualidade humana também se modifica ao longo do tempo.  Já nascemos seres sexuais, ou seja, com sexualidade, mas, nas diferentes etapas de nossa vida, nossa sexualidade se expressa de diferentes maneiras.

Na infância, por exemplo, a sexualidade se manifesta por meio de curiosidades e questionamentos e da exploração do próprio corpo e do corpo do outro, em um movimento de reconhecimento das diferenças entre os sexos. 

Na adolescência, a sexualidade assume um papel importante, pois é nessa etapa do desenvolvimento que descobrimos  e vivenciamos nossas escolhas amorosas e sexuais e nos reconhecemos como sujeitos sexuados no mundo.  Nessa fase, reconhecemos nossa identidade pessoal, assumindo nossos desejos e nossa forma de sentir e amar.  Enfim, nos preparamos para a vida adulta no que diz respeito à independência emocional e afetiva.

É importante saber também que a sexualidade é um conceito multidimensional, isto é, um conceito com dimensões variadas, entre as quias estão a dimensão biol´´ogica, a afetiva, a sociocultural e a ética. Tais dimensões, por sua vez, são influenciadas por diferentes fatores, além dos biológicos, que são: fatores psicológicos, sociais, econômicos, culturais, éticos, legais, religiosos e espirituais.

A dimensão biológica da sexualidade se refere à diferença biológica entre um homem e uma mulher, ou seja, aos cromossomos, órgãos genitais e hormônios. Como já vimos, o cariótipo humano é formado por 46 cromossomos, que, nas mulheres, é representado por 44+XX, e nos homens, por 44+XY, que significa 44 autossomos e dois cromossomos sexuais, XX ou XY.

Esse arranjo cromossômico é responsável pelo desenvolvimento diferenciado dos sistemas genitais feminino e masculino, que, por sua vez, são responsáveis pela produção de hormônios específicos e em quantidades ideais para cada sexo.  Embora a dimensão biológica esteja relacionada diretamente com a reprodução, a sexualidade não se resume somente a esse papel.

A dimensão afetiva da sexualidade se mostra na capacidade humana de se relacionar com os outros e envolve diferentes condições, como amor, o afeto, a amizade, o carinho.  Como indivíduos que amam, soos seres sexuais.   Dessa maneira maneira, a dimensão afetiva da sexualidade não está relacionada somente ao sexo, mas às diversas manifestações de carinho entre amigos, irmãos e familiares.

A dimensão sociocultural da sexualidade está relacionada à influência de padrões sociais e culturais sobre a impulsividade sexual do ser humano.  De certa maneira, os padrões sociais podem auxiliar as pessoas a lidar com os impulsos gerados pela sexualidade e podem contribuir para que vivam sua sexualidade em todas as suas dimensões, por meio de indicações de comportamento adequado, por exemplo.

Uma situação relacionada à dimensão sociocultural diz respeito a uma época e à cultura de uma sociedade.  Por exemplo, na cultura brasileira, muitas vezes associam-se brincadeiras de lutas e jogos de futebol a atividades típicas de meninas.  Esses esteriótipos não indicam valores certos ou errados.  Também não querem dizer que um comportamento diferente desses influenciará nas escolhas futuras da pessoa em relação a essa dimensão da sexualidade.  Por exemplo, nada se pode deduzir sobre o comportamento sexual futuro de uma menina que, ao contrário do esteriótipo, goste de jogar futebol, e não de brincar de casinha.

Outra dimensão da sexualidade é a dimensão ética.   Ela está relacionada à forma pela qual tratamos a nós mesmos e às outras pessoas, o que inclui o respeito às diferenças, por exemplo, as relacionadas à orientação sexual.

A orientação sexual se refere à atração afetivo-sexual que em uma pessoa sente por outra.  Algumas pessoas sentem atração afetivo-sexual por pessoas do mesmo sexo -  elas são chamadas de homossexuais; outras sentem atração afetivo-sexual por pessoas do sexo oposto - elas são chamadas de heterossexuais; e há outras ainda que sentem atração por pessoas de ambos os sexos - elas são chamadas de bissexuais.   É importante entender que a orientação sexual não é opção sexual, ou seja, ninguém escolhe se sentir atraído por determinado sexo ou por outro.

Independente de como a pessoa manifeste sua sexualidade, sua orientação sexual deve ser respeitada.  Isso quer dizer que, ainda que alguém não concorde com a orientação sexual de outra pessoa, não deve discriminá-la nem desrespeitá-la, da mesma maneira que não se deve discriminar alguém por sua etnia, por ser mulher ou sr homem ou por sua condição social, por exemplo.



Os direitos e deveres são o mesmos para todas as pessoas e são garantido por leis.   Além disso, nenhum tipo de preconceito ou discriminação tem o mínimo de fundamento e não deve (ou não deveria) existir.  Todas as pessoas devem ser igualmente respeitadas.

Fonte: Livro didático - Ciências - Vida & Universo - vídeo: Sexualidade - canal: minutos psíquicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts