segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Atividade de Língua portuguesa, EM Data 28/09 A 05/10.

 

ATIVIDADE 2 - PRODUÇÃO ESCRITA. O momento é de se preparar para produzir suas próprias resenhas.

O texto deve ser opinativo e com a linguagem de acordo com a norma padrão. Pode optar por uma linguagem poética, envolvente, abusar de adjetivos, contextualizar o filme ou p livro e principalmente sintetizar as informações. Durante a resenha pode apresentar as informações pertinentes sobre o material resenhado e a partir daí incluir seus comentários. Uma resenha crítica deve observar os detalhes do produto cultural, identificar as características próprias do filme ou do livro, compará-los a outros filmes, livros, criticá-lo e elogiá-lo. É imprescindível que apresente os dados do filme| livro (ficha técnica); comentários sobre o enredo; direção; a atuação dos atores| personagens em relação aos outros personagens; imagens ou fotografia e até alguma curiosidade não podem faltar. É muito importante também que na hora de apresentar o resumo da história, cuide para não ser um espoliador e revelar o desfecho (final) da trama.

A) FAÇA UM RASCUNHO (NO CADERNO);

B) LEIA e RELEIA. PEÇA PARA ALGUÉM FAZER ALGUNS COMENTÁRIOS SOBRE A SUA RESENHA (o que achou se gostou e do que mais gostou, se as informações, resumo e críticas (opinião) estão coerentes ao filme). As resenhas, em geral, são compostas de elementos básicos que caracterizam esse gênero. São eles:

• Contexto e expansão do contexto.  São as informações que apresentam o objeto cultural resenhado (livro, filme, álbum musical, exposição artística, peça teatral, entre outros), e mostram sua relação com outras produções, contextualizando-as.

• Informações básicas/ Descrição resumida

É a apresentação resumida da produção artística ou intelectual.

Posicionamento crítico

São os posicionamentos expressos pelo resenhista ao longo de seu texto. Podem ser críticas positivas ou negativas, que acabam por recomendar, ou não, o objeto cultural.

Uma resenha crítica, portanto, é um texto que avalia uma produção artística ou intelectual. Tem o objetivo de situar/orientar o leitor, atentando para as qualidades e/ou deficiências de um produto cultural, que pode ser um livro, um filme, um álbum musical, uma exposição artística, uma peça teatral, entre outros. Ela fornece dados ao interessado, de modo que, ao ler a resenha, o leitor seja persuadido pela opinião do resenhista. Encontramos esse gênero textual em revistas, jornais, internet, livros etc.

C) Planejando a escrita da resenha:

1o - Escolha um produto cultural (filme, livro, obra de arte, música, entre outros).

2o - Observe os elementos importantes da obra escolhida, tais como: título, autor, diretor, atores envolvidos, publicação, edição, produtor, compositor, técnicas utilizadas, entre outros dados que julgar importantes para a descrição do objeto cultural selecionado.

3o - Com base nos dados coletados, escreva uma resenha crítica, considerando o suporte em que ela será divulgada.

 

ATIVIDADE 3- LEIA O TEXTO ABAIXO E DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES. Resenha Crítica: Sempre ao seu lado

O filme americano do diretor Lasse Hallstrom conta uma história baseada em fatos verídicos vividos por um cachorro japonês da raça akita. O diretor lasse lançou 6 filmes, mas o que lhe proporcionou um lucro significativo foi o “Sempre ao Seu Lado”. O conflito começa quando Parker encontra um cãozinho abandonado numa estação de trem e durante muito tempo, ele tenta encontrar seu verdadeiro dono. Mas seus esforços foram inúteis e ele acaba decidindo ficar com o animal. A mulher do professor Parker não aceitava o Hachiko em sua casa, por causa de outro cachorro que havia morrido, mas Parker acaba convencendo-a, argumentando que o cão traria um pouco de alegria para sua casa, além disso, a mulher acaba concordando que o cachorro fique porque ela percebe que seu esposo já estava muito apegado ao animal. O tempo vai passando e o filme mostra uma intensa amizade entre o cão e o seu dono. Durante vários dias, Hachiko acompanha Parker até uma estação de trem onde seu dono vai para o trabalho. O filme é uma história muito comovente que deixa o telespectador envolvido desde o início do enredo. Ele tenta mostrar que até um cachorro pode se tornar o verdadeiro amigo do homem, basta existir um relacionamento de afeto e lealdade.Para a tristeza do telespectador, quase no final do filme, Parker morre em seu trabalho enquanto dá aulas de balé. Uma morte muito silenciosa. Hachiko, seu cão fiel, o aguarda durante muito tempo. A esperança alimentava o cão em reencontrar seu dono, mas todo seu esforço era em vão. Hachiko ainda tem um sonho muito impressionante com seu dono e ele ainda acredita que ele vai voltar. A cena que arranca lágrimas de muita gente é quando mesmo depois de anos, já velho, Hachiko ainda é visto pelas pessoas no mesmo horário na estação de trem, observando cada passageiro desembarcando, ainda na esperança de reencontrar Parker. O verdadeiro Hachiko nasceu em Odacom em 1923, no Japão, e o seu verdadeiro dono, o Dr. Eisaburo Ueno, professor de universidade, morreu em 1925. Nos anos seguintes, o cão voltou à estação de trem para aguardar o seu dono. Hachiko morreu no mês de março em 1935. Atualmente, existe uma estátua dele na estação de trem Shibuya. O filme é maravilhoso e recomendo para toda família, pois além de pertencer a uma classificação livre, ele mostra uma linda história de amor e fidelidade com brilhantes atuações e fortes emoções. 

Fonte: http://tudosaladeaula.blogspot.com/2018/04/atividade-de-interpretacao-de-texto.html

Responda as questões abaixo:

A finalidade do texto é:

a)    noticiar um filme que em breve será lançado no cinema.

b)    apresentar uma história de fidelidade de um cão e a bravura do seu dono.

c)    criticar determinadas atitudes humanas com seus animais de estimação.

d)     apresentar um resumo e um ponto de vista sobre uma obra cultural.

No trесhо: “О dіrеtоr Lаѕѕе lançou 6 fіlmеѕ, mаѕ о que lhe рrороrсіоnоu um lucro ѕіgnіfісаtіvо fоі о “Ѕеmрrе ао Ѕеu Lado”.”, а раlаvrа grіfаdа іntrоduz uma іdеіа de:

a)    adição

b)    аltеrnânсіа. 

c)    ороѕіçãо.

d)    соnсluѕãо.   

 

А mulhеr dо рrоfеѕѕоr Раrkеr rеѕіѕtе еm соnсоrdаr соm о mаrіdо еm аdоtаr о Насhіkо роr саuѕа dе оutrо сасhоrrо quе hаvіа mоrrіdо, mаѕ еlа асаbа арrоvаndо а іdеіа еm асеіtаr аquеlе сãоzіnhо еm ѕuа саѕа, роrquе:

a)    а rеlаçãо еntrе о сãо е о ѕеu mаrіdо јá еrа іntеnѕа.

b)     еlа асrеdіtа quе ѕuа fіlhа fісаrіа аlеgrе.

c)    о Насhіkо роdеrіа ѕеr umа fоrmа dе ѕubѕtіtuіr а аuѕênсіа dеіхаdа реlо оutrо сãо.

d)    асrеdіtа quе ѕеu mаrіdо fісаrіа mаіѕ аmоrоѕо е расіеntе.

О trесhо аbаіхо quе ѕе іdеntіfіса umа lіnguаgеm соnоtаtіvа, оndе а аutоrа fаz uѕо dе umа ехрrеѕѕãо fіgurаdа раrа tоrnаr а lіnguаgеm mаіѕ ехрrеѕѕіvа еѕtá еm

a)    “А сеnа quе аrrаnса lágrіmаѕ dе muіtа gеntе é quаndо mеѕmо dероіѕ dе аnоѕ...”

b)    “О соnflіtо соmеçа quаndо Раrkеr еnсоntrа um сãоzіnhо аbаndоnаdо numа еѕtаçãо dе trеm...”

c)    “...аіndа nа еѕреrаnçа dе rееnсоntrаr Раrkеr.”

d)    “О fіlmе é umа hіѕtórіа muіtо соmоvеntе quе dеіха о tеlеѕресtаdоr еnvоlvіdо dеѕdе о іníсіо dо еnrеdо.”

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts