OBJETIVO DA ATIVIDADE: LITERATURA AFRICANA E LITERATURA DE LÍNGUA PORTUGUESA, tem como objetivo central analisar as relações estabelecidas entre a produção literária da modernidade e a construção do mundo atual;
Esferas de atividades sociais da linguagem – África e Brasil: relações Hipersistêmicas (cultura, língua e sociedade);
Explorar a diferença entre ser moderno e ser modernista, conceitos muitas vezes confundidos entre si.
HABILIDADE DESENVOLVIDA: Ao trabalhar com as atividades propostas, os estudantes desenvolverão habilidades que os auxiliarão a conhecer a relação entre a literatura brasileira e a literatura africana em Língua Portuguesa.
Prática de Leitura Estratégias de pré-leitura
• Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos a partir de diferentes indícios.
• Relacionar, como realidade cultural lusófona, as produções, em língua portuguesa,na África e no Brasil.
Textos literários narrativos e líricos.
• Análise crítica de texto literário.
• A prosa, a poesia, a paródia, a modernidade e o mundo atual.
O que, você, aluno poderá aprender com esta aula:
(EM13LP01) Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/ escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações;
(EM13LP02A) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero.
(M13LP06) Analisar efeitos de sentido decorrentes de usos expressivos da linguagem, da escolha de determinadas palavras ou expressões e da ordenação, combinação e contraposição de palavras, dentre outros, para ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de uso crítico da língua.
ASSISTA AOS VÍDEOS:https://youtu.be/P0OxbIjZox4 -
https://www.youtube.com/watchv=Of12hGJ4qNw&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watchv=MfZyonU2imU&feature=youtu.be
https://www.youtube.com/watch?v=Ke6Fzc2MwUw&feature=youtu.be
LITERATURA AFRICANA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Os textos que você irá ler são poemas escritos em Língua Portuguesa, representativos de vários lugares pertencentes ao Continente Africano: Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe, respectivamente. Quando nos referimos à literatura de língua portuguesa, a primeira ideia que nos vem é o que foi escrito em Portugal (literatura portuguesa) ou no Brasil (literatura brasileira). Mas, e os outros países que têm o português como língua oficial? É a respeito dessas literaturas que trataremos a seguir.
Adeus
Sim, a nova hora é, pelo menos, assaz severa.
Pois já posso afirmar que alcancei vitória: o ranger de dentes, o silvo do fogo, os suspiros pestilentos moderam-se.
Apagam-se todas as lembranças sórdidas.
Evolam-se as derradeiras queixas,
-Ciúme dos mendigos, dos salteadores, dos amigos da morte, dos excluídos de todas as espécies.
-Condenados, se eu me vingasse!
Cumpre ser absolutamente moderno.
Nada de cânticos: manter a posição conquistada.
Noite de pedra!
O sangue seco suja-me o rosto, e não posso contar com coisa alguma atrás de mim, a não ser este horrível arbusto!...
O combate espiritual é tão brutal quanto a batalha dos homens; mas a visão da justiça é unicamente o prazer de Deus.
Entretanto, é chegada a véspera.
Recebamos todos os influxos do vigor e da ternura verdadeira. E, à aurora, revestidos de ardente paciência, entraremos as esplêndidas cidades.
Que dizia eu de mão amiga! Já é imensa vantagem poder sorrir dos velhos amores mentirosos e envergonhar essas duplas de embusteiros -vi lá longe o inferno das mulheres; -e ser-me-á dado possuir a verdade numa alma e num só corpo.
Após a leitura, reflitam sobre as questões a seguir, fazendo as anotações necessárias em seu caderno:
a) O que Rimbaud propõe, neste fragmento de sua obra “Uma estação no inferno”,
ao dizer que é preciso ser “absolutamente moderno”?
b) No texto, percebe-se um certo tom de ruptura com o passado, com a tradição.
Sendo assim, essa busca pelo “novo”, com a negação do que é considerado “antigo”,
influenciou (e continua influenciando) a construção do mundo atual? Justifique.
c) Descreva o que podem significar as impressões “noite de pedra”, “horrível arbusto” e “manter a posição conquistada”?
2 - Produção de texto
a) Realize uma pesquisa (bem resumida) a respeito das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa:
• Literatura angolana.
• Literatura caboverdiana.
• Literatura moçambicana.
• Literatura guineense.
• Literatura santomense.
O texto deverá contemplar:
• Contexto sócio-histórico.
• Períodos e características (autores, principais obras etc.).
• Influências sociais, artísticas, entre outras.
• Escolha e análise de um fragmento (em poema ou em prosa).
• Conclusão (conclua com a sua análise crítica sobre a escola pesquisada).
• Referências Bibliográficas.
Observação: Esta pesquisa deverá ficar em seu caderno. Tirar foto e me envie. Valendo nota!
Nenhum comentário:
Postar um comentário