terça-feira, 8 de setembro de 2020

Língua portuguesa 3º EM.

 OBJETIVO DA ATIVIDADE: LITERATURA AFRICANA E LITERATURA DE LÍNGUA PORTUGUESA, tem como objetivo central analisar as relações estabelecidas entre a produção literária da modernidade e a construção do mundo atual;

Esferas de atividades sociais da linguagem – África e Brasil: relações Hipersistêmicas (cultura, língua e sociedade);

Explorar a diferença entre ser moderno e ser modernista, conceitos muitas vezes confundidos entre si.

HABILIDADE DESENVOLVIDA: Ao trabalhar com as atividades propostas, os estudantes desenvolverão habilidades que os auxiliarão a conhecer a relação entre a literatura brasileira e a literatura africana em Língua Portuguesa.

Prática de Leitura Estratégias de pré-leitura

• Relações de conhecimento sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos a partir de diferentes indícios.

• Relacionar, como realidade cultural lusófona, as produções, em língua portuguesa,na África e no Brasil.

Textos literários narrativos e líricos.

• Análise crítica de texto literário.

• A prosa, a poesia, a paródia, a modernidade e o mundo atual.

O que, você, aluno poderá aprender com esta aula:

(EM13LP01) Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/ escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações;

(EM13LP02A) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero.

(M13LP06) Analisar efeitos de sentido decorrentes de usos expressivos da linguagem, da escolha de determinadas palavras ou expressões e da ordenação, combinação e contraposição de palavras, dentre outros, para ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de uso crítico da língua.

ASSISTA AOS VÍDEOS:https://youtu.be/P0OxbIjZox4 -

 https://www.youtube.com/watchv=Of12hGJ4qNw&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watchv=MfZyonU2imU&feature=youtu.be 

 https://www.youtube.com/watch?v=Ke6Fzc2MwUw&feature=youtu.be

LITERATURA AFRICANA DE LÍNGUA PORTUGUESA

Os textos que você irá ler são poemas escritos em Língua Portuguesa, representativos de vários lugares pertencentes ao Continente Africano: Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe, respectivamente. Quando nos referimos à literatura de língua portuguesa, a primeira ideia que nos vem é o que foi escrito em Portugal (literatura portuguesa) ou no Brasil (literatura brasileira). Mas, e os outros países que têm o português como língua oficial? É a respeito dessas literaturas que trataremos a seguir.

Adeus

Sim, a nova hora é, pelo menos, assaz severa.

Pois já posso afirmar que alcancei vitória: o ranger de dentes, o silvo do fogo, os suspiros pestilentos moderam-se.

Apagam-se todas as lembranças sórdidas.

Evolam-se as derradeiras queixas,

-Ciúme dos mendigos, dos salteadores, dos amigos da morte, dos excluídos de todas as espécies.

-Condenados, se eu me vingasse!

Cumpre ser absolutamente moderno.

Nada de cânticos: manter a posição conquistada.

Noite de pedra!

O sangue seco suja-me o rosto, e não posso contar com coisa alguma atrás de mim, a não ser este horrível arbusto!...

O combate espiritual é tão brutal quanto a batalha dos homens; mas a visão da justiça é unicamente o prazer de Deus.

Entretanto, é chegada a véspera.

Recebamos todos os influxos do vigor e da ternura verdadeira. E, à aurora, revestidos de ardente paciência, entraremos as esplêndidas cidades.

 Que dizia eu de mão amiga! Já é imensa vantagem poder sorrir dos velhos amores mentirosos e envergonhar essas duplas de embusteiros -vi lá longe o inferno das mulheres; -e ser-me-á dado possuir a verdade numa alma e num só corpo.

Após a leitura, reflitam sobre as questões a seguir, fazendo as anotações necessárias em seu caderno:

a) O que Rimbaud propõe, neste fragmento de sua obra “Uma estação no inferno”,

ao dizer que é preciso ser “absolutamente moderno”?

b) No texto, percebe-se um certo tom de ruptura com o passado, com a tradição.

Sendo assim, essa busca pelo “novo”, com a negação do que é considerado “antigo”,

influenciou (e continua influenciando) a construção do mundo atual? Justifique.

c) Descreva o que podem significar as impressões “noite de pedra”, “horrível arbusto” e “manter a posição conquistada”?

2 - Produção de texto

a) Realize uma pesquisa (bem resumida) a respeito das Literaturas Africanas de Língua Portuguesa:

• Literatura angolana.

• Literatura caboverdiana.

• Literatura moçambicana.

• Literatura guineense.

• Literatura santomense.

O texto deverá contemplar:

• Contexto sócio-histórico.

• Períodos e características (autores, principais obras etc.).

• Influências sociais, artísticas, entre outras.

• Escolha e análise de um fragmento (em poema ou em prosa).

• Conclusão (conclua com a sua análise crítica sobre a escola pesquisada).

• Referências Bibliográficas.

Observação: Esta pesquisa deverá ficar em seu caderno. Tirar foto e me envie. Valendo nota!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts