Língua portuguesa
OBJETIVO DA
ATIVIDADE: RESENHA CRÍTICA –
ANÁLISE - Prática de linguagem: Leitura e Produção de Textos
Ler resenhas
sobre obras não literárias, extraídas de diferentes suportes a fim de
desenvolver a análise crítica e a capacidade argumentativa do estudante, com
foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante dos textos. Reconstrução
das condições de produção, circulação e recepção. Apreciação e réplica /
Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto.
HABILIDADE DESENVOLVIDA: Ao trabalhar com as atividades
propostas, os estudantes desenvolverão habilidades que os auxiliarão a conhecer
relações de conhecimento sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos a
partir de diferentes indícios.
(EM13LP02A)
Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta,
considerando a construção composicional e o estilo do gênero.
(EM13LP05)
Analisar, em textos argumentativos, os posicionamentos assumidos, os movimentos
argumentativos (sustentação, refutação/ contra argumentação e negociação) e os
argumentos utilizados para sustentá-los, para avaliar sua força e eficácia, e
posicionar-se criticamente diante da questão discutida e/ou dos argumentos
utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários.
(M13LP06)
Analisar efeitos de sentido decorrentes de usos expressivos da linguagem, da
escolha de determinadas palavras ou expressões e da ordenação, combinação e
contraposição de palavras, dentre outros, para ampliar as possibilidades de
construção de sentidos e de uso crítico da língua.
REVISAR E
REFORÇAR ALGUMAS HABILIDADES DO ENSINO FUNDAMENTAL: (EF69LP45) Posicionar-se
criticamente em relação a textos pertencentes a gêneros como quarta-capa,
programa (de teatro, dança, exposição etc.), sinopse, resenha crítica,
comentário em blog/vlog cultural etc., para selecionar obras literárias
e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, exposições, espetáculos, CD
́s, DVD ́s etc.), diferenciando as sequências descritivas e avaliativas e reconhecendo-os
como gêneros que apoiam a escolha do livro ou produção cultural e
consultando-os no momento de fazer escolhas, quando for o caso. (EF89LP04)
Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos,
argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (carta
de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.),
posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada.
O que o
aluno poderá aprender com esta aula:
- Compreender e
utilizar, na produção escrita, as especificidades do gênero resenha crítica,
atendendo a finalidade, a linguagem, o interlocutor etc.;
- Utilizar
adequadamente recursos linguísticos como concordância verbal e nominal,
pontuação, uso e função do artigo, pronome, operadores argumentativos etc.;
compreender e utilizar argumentos nos discursos.
VOCÊ JÁ
OUVIU FALAR DE RESENHA CRÍTICA?
A prática de utilizar
filmes como ferramenta pedagógica não é nova, e atualmente com tantos títulos disponíveis
e em diferentes suportes temos uma maior possibilidade de desenvolver
atividades em que o filme pode ser utilizado para ampliar o horizonte de
expectativas em relação à leitura
Além de fazer
parte de nossa realidade o filme é sem dúvidas uma forma de entretenimento que pode
ser utilizada como aliada nas aulas de Língua Portuguesa. A proposta desta aula
é utilizar o filme para produção do gênero discursivo resenha crítica. Vamos
entender um pouco sobre a resenha.
Atualmente a
sociedade nos apresenta tantos produtos culturais que na maioria das vezes
ficamos em dúvida diante de tantas ofertas. Quais produtos culturais conhecem?Já tiveram dúvidas em relação a que filme assistir?Alguma vez viram uma propaganda de algum espetáculo de teatro, show ou
filme estreando e pensaram: Será que vale a pena ver?
É muito importante que saibam escolher e ter
opiniões sobre o que veem ou assistem. Que existem leituras de críticos que
podem ajudar nesta decisão.
Como fazer uma resenha com esse guia:
O que é uma
Resenha?
Primeiramente,
ela tem a função de demonstrar uma análise de um objeto ou tema, apresentando algumas relações entre
as suas propriedades e características mais importantes. Saiba que o objeto
pode ser um livro, filme, artigo científico, peça de teatro, obras artísticas,
partidas esportivas, textos, até videogames. É importante o autor fazer em
formato analítico, mas nunca em primeira pessoa.
Vocês
sabem o que é uma resenha crítica?
Existem vários
tipos de resenhas, entre elas a descritiva, acadêmica, científica, técnica
crítica, entre outras. E que a resenha é um texto resumido, porém com
informações claras, concisas e que mereçam destaque sobre determinado produto
cultural. Nesta aula o foco será a resenha crítica que tem como objetivo
orientar os leitores sobre os diferentes produtos culturais como: filmes,
documentários, livros, peças de teatro, espetáculos, pinturas etc. Como
Baltar (2004) define a resenha crítica: um gênero jornalístico e opinativo,
escrito normalmente em primeira pessoa e assinado, no qual o autor emite sua
opinião sobre uma manifestação artística qualquer: livro, CD, espetáculo de
dança, teatro, exposição de um artista plástico etc. Em geral as resenhas
críticas são publicadas em revistas, jornais e blogs. O trabalho com a resenha crítica
é fundamental, pois se adquirirem o hábito de ler diferentes informações e
opiniões sobre um mesmo produto cultural se tornarão leitores mais preparados e
críticos diante do que leem. A definição dicionarizada de resenha: Segundo
Houaiss (2004): resenha s.f.1 lista ou descrição minuciosa (r. dos principais
fatos do dia) 2 resumos crítico do conteúdo de livros, notícias etc. resenhar
v.t.d.
A proposta
final desta aula será a produção de uma resenha crítica. Desta forma é
importante que também saibam que a resenha crítica quando resume e avalia um
produto cultural específico, deve apresentar aspectos positivos e negativos por
meio de um texto de opinião. Portanto, ao produzi-la é importante
equilibrar estes dois pontos apresentando os principais aspectos do produto
cultural em questão. O resenhista deve ter a preocupação de conhecer bem o
produto em questão e apresentá-lo de forma clara e coerente avaliando a obra.
Principais
características
As principais
características para se escrever uma resenha de qualidade são:
Ser
impessoal;
Imparcial;
Objetivo;
Ter caráter
científico.
Tipos De
Resenha
Existem vários
tipos (vários mesmos), mas as quatro mais comuns são:
Resenha
Acadêmica Crítica
Também
conhecida como universitária, a resenha crítica possui moldes mais rígidos. Ela
obedece ao formato de padronização de textos de caráter científico. Deve
apresentar argumentos sob um posicionamento crítico do objeto analisado. Vale
ressaltar que argumentos não são opiniões: eles possuem embasamentos e devem
ser sempre justificados.
Resenha
Descritiva Como o próprio
nome diz, ela é exclusivamente descritiva. Não é necessária a exposição de argumentos
críticos.
Resenha
Temática
Aborda várias
obras do mesmo tema, de elaboração mais simplificada, visa o argumento sobre as
obras analisadas, geralmente uma por parágrafo.
Resenha
Literária
Semelhante a
resenha crítica, porém é exclusiva para obras literárias. Bastante comum no
ambiente acadêmico.
Como Fazer
Uma Resenha Como todo
trabalho acadêmico, ela deve seguir as normas de formatação da ABNT. Por ser um
texto objetivo, a recomendação é de seu conteúdo ser de 06 a 10 parágrafos, o
que potaliza algo em torno de duas laudas.
Vamos de
passo a passo para como fazer uma resenha: 1) Informações sobre
a obra
O primeiro
passo da estrutura de uma boa resenha é sinalizar os dados bibliográficos como
autor, título, data do lançamento. Aqui você deverá apresentar a obra
sucintamente e mencionar a divisão do objeto estudado (capítulas, obras,
sessões). Esse passo deve situar o leitor sobre o que vai ser analisado
criticamente.
2) Descrição
do Conteúdo Neste sentido,
em apenas um parágrafo, e de forma objetiva, faça um breve resumo da obra a ser
analisada. Agora quem está lendo sua resenha, já tem todas as informações
necessárias para entender seus pontos críticos, que vêm logo em seguida.
3) Análise
Crítica Agora é a hora
da verdade! Aproveite
este espaço para discorrer sobre argumentos relacionados à obra analisada e
seus aspectos mais relevantes (como se fosse um artigo de opinião). Neste sentido,
três parágrafos devem ser suficientes para você explicar objetivamente os
principais pontos do objeto de estudo. Faça comparações, avalie a
qualidade do conteúdo, as ideias centrais, sua pertinência com o tema, os
argumentos de suporte, sua aplicação no contexto atual etc.
4) Conclusão Assim como um
artigo científico, aqui também há um momento para finalizar o que foi dito
com uma conclusão lógica sobre os fatos expostos.
Em outras
palavras, você não precisa obrigatoriamente concordar com o autor ou recomendar
a obra dentro da sua proposta de análise, desde que sua análise exponha os
pontos que te guiaram a esse posicionamento. Não se esqueça de se identificar
também. Dados como nome, curso que você está matriculado e a instituição de
ensino são fundamentais.
Diferença
Entre Resenha E Resumo
Decerto você
também já teve uma confusão comum: entre resenha e resumo.
O resumo nada
mais é do que uma compilação dos principais pontos de uma obra (por exemplo).
Deste modo, é
através de seu autor que a demonstração objetiva da ideia ou conceito da
análise acontece. Portanto não há espaço para novos conteúdos ou
desdobramentos, apenas o que é analisado, é relatado.
Já a resenha
apresenta pontos de vista – imparciais e impessoais – sobre o conteúdo de determinada
obra, de acordo com as instruções do tipo. Vários aspectos podem ser analisados
para um bom trabalho.
Exemplo de
fragmento de resenha:“O Mettzer é uma
plataforma incrível. Quem diria que em tão pouco tempo se tornaria o melhor amigo
de todo estudante e com um blog recheado de conteúdo interessante.”
ATIVIDADE 1-
Assistir um filme ou um livro de sua escolha. Preste muita atenção! (Procure
tirar todas as possíveis informações sobre a produção, dados sobre autor,
diretor, ano de produção, etc.) Faça um pequeno resumo do filme ou livro escolhido (no caderno e também
mande para o meu WhatsApp );
Leia os
exemplos de resenhas sobre o filme assistido ou livro lido por você;
Organize a pesquisa com base nas questões abaixo (NO CADERNO):
Qual é a
opinião do autor em relação aos filmes ou livro? Em qual resenha a presença de
sua opinião se destacou? Você tem hábito de assistir filmes ou ler? Qual
foi o último filme que assistiu ou livro que leu? O enredo agradou? O que mais chamou atenção no trecho assistido ou
lido? Sobre a atuação dos atores, personagens,
qual se destacou? Por quê? Qual é o título
original deste filme ou livro? A tradução manteve o significado do título original?
Qual título você prefere? Este
filme tem roteiro original ou adaptado? (pesquisar se a origem do filme é
original ou adaptado de uma história real ou livro etc.). Assim como o livro? Quem produziu
o roteiro? Quais outros roteiros foram feitos por ele? Você conhece algum? E o diretor, autor, você conhece? Quais outros filmes ele dirigiu ou
livros escritos? Consegue perceber o estilo de direção ou escrita? Qual é o contexto histórico em que se passa a história? Ou seja, em que
época se passa? Onde o filme foi produzido ou livro foi escrito? Europa, americano? (a
diferença de estilo entre os filmes e livros europeus e americanos).
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