quinta-feira, 17 de setembro de 2020

Língua portuguesa 3ºAno EM.

 

            Língua portuguesa

OBJETIVO DA ATIVIDADE: RESENHA CRÍTICA – ANÁLISE - Prática de linguagem: Leitura e Produção de Textos

Ler resenhas sobre obras não literárias, extraídas de diferentes suportes a fim de desenvolver a análise crítica e a capacidade argumentativa do estudante, com foco na exposição de suas apreciações e posicionamentos diante dos textos. Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção. Apreciação e réplica / Estratégia de leitura: apreender os sentidos globais do texto.

HABILIDADE DESENVOLVIDA: Ao trabalhar com as atividades propostas, os estudantes desenvolverão habilidades que os auxiliarão a conhecer relações de conhecimento sobre o gênero do texto e antecipação de sentidos a partir de diferentes indícios.

(EM13LP02A) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero.

(EM13LP05) Analisar, em textos argumentativos, os posicionamentos assumidos, os movimentos argumentativos (sustentação, refutação/ contra argumentação e negociação) e os argumentos utilizados para sustentá-los, para avaliar sua força e eficácia, e posicionar-se criticamente diante da questão discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários.

(M13LP06) Analisar efeitos de sentido decorrentes de usos expressivos da linguagem, da escolha de determinadas palavras ou expressões e da ordenação, combinação e contraposição de palavras, dentre outros, para ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de uso crítico da língua.

REVISAR E REFORÇAR ALGUMAS HABILIDADES DO ENSINO FUNDAMENTAL: (EF69LP45) Posicionar-se criticamente em relação a textos pertencentes a gêneros como quarta-capa, programa (de teatro, dança, exposição etc.), sinopse, resenha crítica, comentário em blog/vlog cultural etc., para selecionar obras literárias e outras manifestações artísticas (cinema, teatro, exposições, espetáculos, CD ́s, DVD ́s etc.), diferenciando as sequências descritivas e avaliativas e reconhecendo-os como gêneros que apoiam a escolha do livro ou produção cultural e consultando-os no momento de fazer escolhas, quando for o caso. (EF89LP04) Identificar e avaliar teses/opiniões/posicionamentos explícitos e implícitos, argumentos e contra-argumentos em textos argumentativos do campo (carta de leitor, comentário, artigo de opinião, resenha crítica etc.), posicionando-se frente à questão controversa de forma sustentada.

O que o aluno poderá aprender com esta aula:

- Compreender e utilizar, na produção escrita, as especificidades do gênero resenha crítica, atendendo a finalidade, a linguagem, o interlocutor etc.;

- Utilizar adequadamente recursos linguísticos como concordância verbal e nominal, pontuação, uso e função do artigo, pronome, operadores argumentativos etc.; compreender e utilizar argumentos nos discursos.

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR DE RESENHA CRÍTICA?

A prática de utilizar filmes como ferramenta pedagógica não é nova, e atualmente com tantos títulos disponíveis e em diferentes suportes temos uma maior possibilidade de desenvolver atividades em que o filme pode ser utilizado para ampliar o horizonte de expectativas em relação à leitura

Além de fazer parte de nossa realidade o filme é sem dúvidas uma forma de entretenimento que pode ser utilizada como aliada nas aulas de Língua Portuguesa. A proposta desta aula é utilizar o filme para produção do gênero discursivo resenha crítica. Vamos entender um pouco sobre a resenha.

Atualmente a sociedade nos apresenta tantos produtos culturais que na maioria das vezes ficamos em dúvida diante de tantas ofertas. Quais produtos culturais conhecem?Já tiveram dúvidas em relação a que filme assistir?Alguma vez viram uma propaganda de algum espetáculo de teatro, show ou filme estreando e pensaram: Será que vale a pena ver?   

 É muito importante que saibam escolher e ter opiniões sobre o que veem ou assistem. Que existem leituras de críticos que podem ajudar nesta decisão.

Como fazer uma resenha com esse guia:

O que é uma Resenha?

Primeiramente, ela tem a função de demonstrar uma análise de um objeto ou tema, apresentando algumas relações entre as suas propriedades e características mais importantes. Saiba que o objeto pode ser um livro, filme, artigo científico, peça de teatro, obras artísticas, partidas esportivas, textos, até videogames. É importante o autor fazer em formato analítico, mas nunca em primeira pessoa.

Vocês sabem o que é uma resenha crítica?

Existem vários tipos de resenhas, entre elas a descritiva, acadêmica, científica, técnica crítica, entre outras. E que a resenha é um texto resumido, porém com informações claras, concisas e que mereçam destaque sobre determinado produto cultural. Nesta aula o foco será a resenha crítica que tem como objetivo orientar os leitores sobre os diferentes produtos culturais como: filmes, documentários, livros, peças de teatro, espetáculos, pinturas etc. Como Baltar (2004) define a resenha crítica: um gênero jornalístico e opinativo, escrito normalmente em primeira pessoa e assinado, no qual o autor emite sua opinião sobre uma manifestação artística qualquer: livro, CD, espetáculo de dança, teatro, exposição de um artista plástico etc. Em geral as resenhas críticas são publicadas em revistas, jornais e blogs. O trabalho com a resenha crítica é fundamental, pois se adquirirem o hábito de ler diferentes informações e opiniões sobre um mesmo produto cultural se tornarão leitores mais preparados e críticos diante do que leem. A definição dicionarizada de resenha: Segundo Houaiss (2004): resenha s.f.1 lista ou descrição minuciosa (r. dos principais fatos do dia) 2 resumos crítico do conteúdo de livros, notícias etc. resenhar v.t.d.

A proposta final desta aula será a produção de uma resenha crítica. Desta forma é importante que também saibam que a resenha crítica quando resume e avalia um produto cultural específico, deve apresentar aspectos positivos e negativos por meio de um texto de opinião. Portanto, ao produzi-la é importante equilibrar estes dois pontos apresentando os principais aspectos do produto cultural em questão. O resenhista deve ter a preocupação de conhecer bem o produto em questão e apresentá-lo de forma clara e coerente avaliando a obra.

Principais características

As principais características para se escrever uma resenha de qualidade são:

Ser impessoal;

Imparcial;

Objetivo;

Ter caráter científico.

Tipos De Resenha

Existem vários tipos (vários mesmos), mas as quatro mais comuns são:

Resenha Acadêmica Crítica

Também conhecida como universitária, a resenha crítica possui moldes mais rígidos. Ela obedece ao formato de padronização de textos de caráter científico. Deve apresentar argumentos sob um posicionamento crítico do objeto analisado. Vale ressaltar que argumentos não são opiniões: eles possuem embasamentos e devem ser sempre justificados.

Resenha Descritiva Como o próprio nome diz, ela é exclusivamente descritiva. Não é necessária a exposição de argumentos críticos.

Resenha Temática

Aborda várias obras do mesmo tema, de elaboração mais simplificada, visa o argumento sobre as obras analisadas, geralmente uma por parágrafo.

Resenha Literária

Semelhante a resenha crítica, porém é exclusiva para obras literárias. Bastante comum no ambiente acadêmico.

Como Fazer Uma Resenha Como todo trabalho acadêmico, ela deve seguir as normas de formatação da ABNT. Por ser um texto objetivo, a recomendação é de seu conteúdo ser de 06 a 10 parágrafos, o que potaliza algo em torno de duas laudas.

Vamos de passo a passo para como fazer uma resenha: 1) Informações sobre a obra

O primeiro passo da estrutura de uma boa resenha é sinalizar os dados bibliográficos como autor, título, data do lançamento. Aqui você deverá apresentar a obra sucintamente e mencionar a divisão do objeto estudado (capítulas, obras, sessões). Esse passo deve situar o leitor sobre o que vai ser analisado criticamente.

2) Descrição do Conteúdo Neste sentido, em apenas um parágrafo, e de forma objetiva, faça um breve resumo da obra a ser analisada. Agora quem está lendo sua resenha, já tem todas as informações necessárias para entender seus pontos críticos, que vêm logo em seguida.

3) Análise Crítica Agora é a hora da verdade! Aproveite este espaço para discorrer sobre argumentos relacionados à obra analisada e seus aspectos mais relevantes (como se fosse um artigo de opinião). Neste sentido, três parágrafos devem ser suficientes para você explicar objetivamente os principais pontos do objeto de estudo. Faça comparações, avalie a qualidade do conteúdo, as ideias centrais, sua pertinência com o tema, os argumentos de suporte, sua aplicação no contexto atual etc.

4) Conclusão Assim como um artigo científico, aqui também há um momento para finalizar o que foi dito com uma conclusão lógica sobre os fatos expostos.

Em outras palavras, você não precisa obrigatoriamente concordar com o autor ou recomendar a obra dentro da sua proposta de análise, desde que sua análise exponha os pontos que te guiaram a esse posicionamento. Não se esqueça de se identificar também. Dados como nome, curso que você está matriculado e a instituição de ensino são fundamentais.

Diferença Entre Resenha E Resumo

Decerto você também já teve uma confusão comum: entre resenha e resumo.

O resumo nada mais é do que uma compilação dos principais pontos de uma obra (por exemplo).

Deste modo, é através de seu autor que a demonstração objetiva da ideia ou conceito da análise acontece. Portanto não há espaço para novos conteúdos ou desdobramentos, apenas o que é analisado, é relatado.

Já a resenha apresenta pontos de vista – imparciais e impessoais – sobre o conteúdo de determinada obra, de acordo com as instruções do tipo. Vários aspectos podem ser analisados para um bom trabalho.

Exemplo de fragmento de resenha:“O Mettzer é uma plataforma incrível. Quem diria que em tão pouco tempo se tornaria o melhor amigo de todo estudante e com um blog recheado de conteúdo interessante.”

ATIVIDADE 1- Assistir um filme ou um livro de sua escolha. Preste muita atenção! (Procure tirar todas as possíveis informações sobre a produção, dados sobre autor, diretor, ano de produção, etc.) Faça um pequeno resumo do filme ou livro escolhido (no caderno e também mande para o meu WhatsApp );

Leia os exemplos de resenhas sobre o filme assistido ou livro lido por você;

Organize a pesquisa com base nas questões abaixo (NO CADERNO):

Qual é a opinião do autor em relação aos filmes ou livro? Em qual resenha a presença de sua opinião se destacouVocê tem hábito de assistir filmes ou ler?                                                                                  Qual foi o último filme que assistiu ou livro que leu? O enredo agradou? O que mais chamou atenção no trecho assistido ou lido? Sobre a atuação dos atores, personagens, qual se destacou? Por quê? Qual é o título original deste filme ou livro? A tradução manteve o significado do título original? Qual título você prefere? Este filme tem roteiro original ou adaptado? (pesquisar se a origem do filme é original ou adaptado de uma história real ou livro etc.). Assim como o livro? Quem produziu o roteiro?                    Quais outros roteiros foram feitos por ele? Você conhece algum? E o diretor, autor, você conhece? Quais outros filmes ele dirigiu ou livros escritos?    Consegue perceber o estilo de direção ou escrita?      Qual é o contexto histórico em que se passa a história? Ou seja, em que época se passa?                          Onde o filme foi produzido ou livro foi escrito? Europa, americano? (a diferença de estilo entre os filmes e livros europeus e americanos).                                                                                    

                                                                 

                                                                                           

                                                                                                                                                          

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts