segunda-feira, 21 de setembro de 2020

 

Profª NALVA

Turma: 2º A (semana de 21/09/20) Biologia

Atividades paralelas ao caderno do aluno pag. 51

 

Transcrição, Tradução e Síntese Proteica

 

O que é síntese proteica?



Na síntese proteica, a informação no DNA é transcrita para o RNAm e, em seguida, traduzida numa sequência de aminoácidos, formando a proteína.

A síntese proteica é o processo de formação das proteínas. Esse processo é realizado por estruturas denominadas de ribossomos, presentes tanto em células procarióticas quanto eucarióticas. Na molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico) estão contidas todas as informações genéticas do indivíduo, assim, para que a síntese de uma determinada proteína seja realizada, é necessário que a região específica do DNA onde está contida essa informação seja decodificada.

Nesse processo ocorre a transcrição dos nucleotídeos dessa região em uma molécula de RNA (ácido ribonucleico), que irá direcionar a síntese proteica em um processo denominado de tradução. A molécula de RNA que carregará essa informação até o local onde ocorrerá a síntese de proteínas é denominada de RNAm (RNA mensageiro).

Para que ocorra a síntese proteica, a informação genética fluirá do DNA para o RNA e, em seguida, para as proteínas. Esse princípio é conhecido como Dogma Central da Biologia Molecular. Em células procarióticas, como não há núcleo definido, o DNA não está separado das demais estruturas envolvidas na síntese, e, assim, o processo de tradução inicia-se enquanto ainda ocorre a transcrição. Nas células eucarióticas, o processo de transcrição ocorre no núcleo e o RNAm é transportado para o citoplasma, no qual ocorrerá a tradução.



 

Vejamos na ilustração acima um exemplo simplificado de transcrição.

Transcrição Gênica

Nessa primeira fase a molécula de DNA se abre, e os códigos presentes no gene são transcritos para a molécula de RNA. A enzima polimerase do RNA se liga a uma das extremidades do gene, separando as fitas de DNA e os ribonucleotídeos livres se emparelham com a fita de DNA que serve de molde. A sequência das bases nitrogenadas do RNA seguem exatamente a sequência de bases do DNA, segundo a seguinte regra: U com A (Uracila-RNA e Adenina-DNA), A com T (Adenina-RNA e Timina-DNA), C com G (Citosina-RNA e Guanina-DNA) e G com C (Guanina-RNA e Citosina-DNA).

O que determina o início e o fim do gene que será transcrito são sequências específicas de nucleotídeos, o início é a região promotora do gene e o fim é a região terminal. A polimerase do RNA se encaixa na região promotora do gene e vai até a região terminal.

Tradução Gênica

A cadeia polipeptídica é formada pela união de aminoácidos segundo a sequência de nucleotídeos do RNAm. Essa sequência do RNAm, denominada códon, é determinada pela sequência de bases da fila do DNA que serviu de molde. Desse modo, a síntese de proteínas é a tradução da informação contida no gene, por isso se chama tradução Gênica.



                                                                                                                                                             

Tal processo ocorre no núcleo e se efetua quando o uma parte específica do DNA, o gene, decide fazer uma proteína, nisso essa parte é aberta no meio pela enzima RNA polimerase. Nisso as bases nitrogenadas que compõem um RNA, no caso, um mensageiro. Ela se solta do gene que irá se recompor e vai para o citoplasma onde ocorrerá a tradução.

 

Este processo ocorre no citoplasma, o RNAm se encaixa nas duas unidades que RNA ribossômico que formam um ribossomo. Com isso a fita irá ser lida no ribossomo e cada trinca de códons desta fará o RNA transportador trazer um aminoácido. Quando a fita terminar de ser lida, terá se formado uma proteína.


 

 

 

Atividades

1)      Compare os processos de duplicação do DNA, transcrição e tradução, e aponte as principais diferenças observadas. Registre as informações em seu caderno.

 

2)      A tradução gênica é o processo no qual ocorre a síntese de uma cadeia polipeptídica. Ele se inicia quando ocorre o emparelhamento de um RNAt que transporta metionina com o códon de início de tradução localizado em um RNAm. Marque a alternativa que indica corretamente o códon que marca o início da síntese proteica.

 

a)     UAG

b)     AUU

c)     AUG

d)     UUA

e)     GAC

 

A devolutiva dessa atividade pode enviar no e-mail: nalvar@prof.educacao.sp.gov.br ou no nosso grupo whats.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts