quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Arte - 7 ano - semana de 09/11 a 27/11

 

Escola Estadual Elvira Silva

Plano de Aula e Atividade

Identificação:

Componente Curricular/Disciplina:

ARTES

Nome do Professor:

HEIDI MARTINS TRISTAO DA SILVA

Carga horária:

4 aulas           

Ano/Série:

7º ano A

Ano letivo:

2020

Data:

09/11 a 27/11

 




Unidade Temática: INSTRUMENTOS MUSICAIS E NOTAÇÃO MUSICAL

Habilidade (s): Explorar e analisar instrumentos acústicos (percussão, sopro, cordas e fricção) em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical, reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos. Explorar e identificar diferentes formas de registro musical (notação musical tradicional, partituras criativas e procedimentos da música contemporânea), bem como procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual

 

Conteúdo:

INSTRUMENTOS MUSICAIS

Instrumento musical é um objeto ou aparelho construído ou adaptado para produzir sons musicais. De forma geral, consideramos como sons musicais aquele em que podemos manipular algum parâmetro sonoro: altura, duração, intensidade ou timbre.

Instrumentos musicais acústicos: São todos os instrumentos que não utilizam meios elétricos ou eletrônicos para produzir sons. Exemplos: Atabaque, xilofone, harpa, violão, flauta etc.

Instrumentos musicais elétricos: São instrumentos musicais construídos para serem intencionalmente eletrificados, com captadores embutidos que amplificam os sons produzidos. Exemplos: Guitarras, órgãos, violinos etc.

Instrumentos musicais eletrônicos: São instrumentos que utilizam de energia elétrica, circuitos eletrônicos e sintetizadores digitais para produzir sons. Exemplo: sintetizador e sampler. O sampler é um equipamento que armazena sons digitais que podem ser utilizados individualmente ou em conjunto.

Desses instrumentos vamos dar atenção aos instrumentos acústicos, eles podem ser:

instrumentos de sopro (trompete, trompa, oboé, fagote etc.), de cordas (piano, violino, viola, violoncelo, baixo, violão, viola caipira etc.) e de percussão (bongô, pandeiro, reco-reco, tamborim, caixa, atabaque etc.). Há, ainda, uma classificação pelo modo de tocar o instrumento: friccionando (cuíca, violoncelo, serrote etc.), percutindo (piano, carrilhão, pandeiro etc.), pinçando (violão, cravo, alaúde, coto etc.)

Registro Musical: O registro musical acontece por meio de sistemas de escrita baseada em sinais, símbolos e figuras chamados de PARTITURAS. O registro convencional, utiliza um sistema de escrita padronizado, enquanto que, o não-convencional pode utilizar qualquer elemento para representar as sonoridades, inclusive, aqueles do registro convencional.

 

Link vídeo aula  https://www.youtube.com/watch?v=6psBs_l6WHg&list=PLXyA-zl-y4WFHyTe_YnERQs_v8Q1yqotC&index=2

https://www.youtube.com/watch?v=OrV8vgqm9kI&list=PLXyA-zl-y4WFHyTe_YnERQs_v8Q1yqotC&index=3

 

 

Atividade 1

CRIE UMA PARTIRURA NÃO CONVENCIONAL

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