Escola Estadual Elvira
Silva
Plano de Aula e Atividade
Identificação:
Componente Curricular/Disciplina: |
ARTES |
Nome do Professor: |
HEIDI MARTINS
TRISTAO DA SILVA |
Carga horária: |
4 aulas |
Ano/Série: |
7º ano A |
Ano letivo: |
2020 |
Data: |
09/11 a 27/11 |
Unidade
Temática: INSTRUMENTOS
MUSICAIS E NOTAÇÃO MUSICAL
Habilidade (s): Explorar e analisar instrumentos acústicos (percussão, sopro, cordas e
fricção) em práticas de composição/criação, execução e apreciação musical,
reconhecendo timbres e características de instrumentos musicais diversos. Explorar e
identificar diferentes formas de registro musical (notação musical tradicional,
partituras criativas e procedimentos da música contemporânea), bem como
procedimentos e técnicas de registro em áudio e audiovisual
Conteúdo:
INSTRUMENTOS MUSICAIS
Instrumento
musical é um objeto ou aparelho construído ou adaptado para produzir sons
musicais. De forma geral, consideramos como sons musicais aquele em que podemos
manipular algum parâmetro sonoro: altura, duração, intensidade ou timbre.
➔
Instrumentos musicais acústicos: São
todos os instrumentos que não utilizam meios elétricos ou eletrônicos para
produzir sons. Exemplos: Atabaque, xilofone, harpa, violão, flauta etc.
➔
Instrumentos musicais elétricos: São
instrumentos musicais construídos para serem intencionalmente eletrificados,
com captadores embutidos que amplificam os sons produzidos. Exemplos:
Guitarras, órgãos, violinos etc.
➔ Instrumentos musicais eletrônicos: São instrumentos que utilizam de energia elétrica, circuitos
eletrônicos e sintetizadores digitais para produzir sons. Exemplo: sintetizador
e sampler. O sampler é um equipamento que armazena sons digitais que podem ser
utilizados individualmente ou em conjunto.
Desses instrumentos vamos dar
atenção aos instrumentos acústicos, eles
podem ser:
instrumentos de sopro (trompete, trompa, oboé, fagote etc.), de cordas (piano, violino, viola,
violoncelo, baixo, violão, viola caipira etc.) e de percussão (bongô, pandeiro, reco-reco, tamborim, caixa,
atabaque etc.). Há, ainda, uma classificação pelo modo de tocar o instrumento: friccionando (cuíca, violoncelo,
serrote etc.), percutindo (piano,
carrilhão, pandeiro etc.), pinçando
(violão, cravo, alaúde, coto etc.)
Registro Musical:
O registro musical acontece por meio de sistemas de escrita baseada em sinais,
símbolos e figuras chamados de PARTITURAS. O registro convencional,
utiliza um sistema de escrita padronizado, enquanto que, o não-convencional
pode utilizar qualquer elemento para representar as sonoridades, inclusive,
aqueles do registro convencional.
Link
vídeo aula – https://www.youtube.com/watch?v=6psBs_l6WHg&list=PLXyA-zl-y4WFHyTe_YnERQs_v8Q1yqotC&index=2
https://www.youtube.com/watch?v=OrV8vgqm9kI&list=PLXyA-zl-y4WFHyTe_YnERQs_v8Q1yqotC&index=3
Atividade 1
CRIE UMA PARTIRURA
NÃO CONVENCIONAL
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