Atividade turma 3º série do ensino médio
Com o objetivo de introduzirmos este tema sugerimos a(o) seu (sua) professor (a) que faça a leitura do texto a seguir com a sua turma, para que compreendam a importância das RedeMundiais no processo de Globalização. Neste momento, ao realizar a leitura você estudante, estará fortalecendo sua aprendizagem, à medida que conecta seus conhecimentos e experiências sobre o tema com a literatura da área.
Leitura e análise de texto
De acordo com o geógrafo Milton Santos, “o espaço geográfico se constrói e se articula a partir dasredes formadas por um conjunto de pontos interligados e por meio dos fluxos. Assim formam-se osdiversos tipos e subtipos de redes como: digitais, urbanas, transportes, etc. Ou seja, redes geográficasé um conjunto de locais terrestres interligados que propiciam conexão de informações, mercadorias,valores, conhecimentos, culturais e morais, etc”.Os avanços originados pela Revolução Técnico-Científico-Informacional trouxeram a expansão do sistema capitalista no mundo, ultrapassando fronteiras e ampliando os horizontes de ação. Deste modo, concretizou-se o “processo de globalização”. Com a globalização as redes ganharam visibilidade no espaço geográfico mundial, no entanto, o acesso e o poder de comunicação das redes dependem das diferentes hierarquias das sociedades, estabelecidas pelo poder econômico ou político. Portanto, quem possui mais recursos usufrui mais das redes geográficas. A globalização atua por meio da consolidação de um sistema internacional, que se estrutura a partir da formação de um sistema interconectado de pontos e ligações entre eles. O processo de globalização só é possível pela existência de uma estrutura internacional, que se conecta das mais diversas formas e abordagens, sejam elas econômicas, políticas, informacionais e por meio de pessoas.Consequentemente, o fluxo é a materialização da globalização no espaço geográfico, ou seja, os fluxos materiais são todos aqueles fluxos que estão relacionados com o que podemos ver e tocar, assim eles são todos os recursos e materiais que são produzidos, importados e exportados. Os fluxos imateriais por sua vez tendem a ser menos possíveis de serem tocados, eles se caracterizaram principalmente pela informaçãoque é capaz de fluir por diversos espaços, sem que sejamos capazes de tocá-las ou senti-las.
Texto adaptado especialmente para o São Paulo Faz Escola.1
1 Fonte: PENA, Rodolfo F. Alves. “Redes geográficas”. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/redes-geograficas.htm Acesso em: 12 de Jun. de 2019.
Em seguida, responda às questões propostas.
a) O que são Redes Mundiais?
( b ) De acordo com o texto, como se constitui a geografia das Redes Mundiais?
( c ) Que avanços a Revolução Técnico-Científico-Informacional trouxe para o mundo?
( d ) O celular ou a TV que utilizamos diariamente, provavelmente, chegou até você por intermédio
das redes geográficas. Verifique na embalagem de qualquer aparelho eletroeletrônico
da sua casa, se ele possui código de barras1, use-o para pesquisar a origem do produto.
De posse dessa informação descreva o “trajeto provável” que este percorreu até chegar a você.
Nenhum comentário:
Postar um comentário