9º
Ano A – Fund II – ARTE - Profª Niuzelina da Silva Sinzato Telles
RECUPERAÇÃO: O mais rápido possível.
2.
Tema: Arte, suas linguagens e
tecnologias.
3. Habilidades : (EF09AR25) – Investigar, identificar e analisar o drama como
gênero teatral e cinematográfico e as tecnologias digitais em diferentes tempos
e espaços, inclusive no contexto paulista e brasileiro, aprimorando a
capacidade de apreciação estética teatral.
4: Leitura: Independentemente do tempo ou do espaço geográfico, as Artes despertam
emoções nas pessoas. Pelo seu caráter histórico, social e poético, o fazer
artístico é sempre um fazer que envolve poesia e técnica. Em relação à técnica,
esta é fruto de seu tempo.
Essa sintonia entre a
técnica e os materiais ou os recursos tecnológicos utilizados está presente em
qualquer uma das linguagens artísticas, seja nas artes visuais, na dança, na
música, no teatro, no cinema, na arquitetura, na moda, na literatura. Em
relação ao seu caráter poético, ela desperta nas pessoas sentimentos diversos,
próprios.
Trata da importância da
arte-educação para a formação dos educandos numa perspectiva humana e
multicultural. Aborda os letramentos artísticos e as diversas linguagens da
arte, a partir da arte contemporânea que, na apropriação de diversas
materialidades para produzir estéticas, dialoga com outras linguagens ao
manipular e operar com recursos digitais, como câmera fotográfica, celular,
computador ou aplicativos para fazer vídeos digitais, desenhos, pinturas, fotografias,
animação, historinhas em quadrinhos, dentre outros. Na atualidade, a arte
contemporânea é rica em expressão e se apresenta das mais variadas formas, além
de estar em constante transformação. Nesse cenário, a arte contemporânea no
contexto das tecnologias, utiliza imagens, filmes, textos, objetos e sons
presentes no cotidiano. O desafio é experimentar novas formas de pensar a
criação artística, de criar encontros interculturais, viabilizados pela cultura
digital no sentido de promover construções coletivas, interativas e
transformadoras no contexto escolar. A pesquisa baseia-se numa abordagem
metodológica qualitativa, de inspiração etnográfica e colaborativa.
Assim, espera-se que este estudo contribua para a melhoria do ensino de
arte e da educação nas escolas, a partir do uso dos recursos tecnológicos de
forma criativa, reflexiva e crítica.
5. Atividades:
Baseados na leitura e sobre o
estudo realizado durante o ano, faça um trabalho de arte, onde contempla as 4
linguagens de arte e tecnologia.
Me envie o mais rápido possível
para fechamento da nota de recuperação.
Bons estudos e boa sorte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário