ROTEIRO DE ATIVIDADE PARA ACOMPANHAMENTO REMOTO
Prof. Adriana Barbosa Disciplina:
Matemática 9º Ano
Nome do aluno:__________________________________________
Habilidades: Resolver e
elaborar situações-problema que envolvam relações de proporcionalidade direta e
inversa entre duas ou mais grandezas.
Objetivo: Identificar grandezas
diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais
Devolutiva: Ao realizar as atividades arquivar e
entregar assim que retornarmos presencialmente a Escola. (Maneira de arquivar: manter o registro no caderno,
colocando a data de realização)
Atividades:
1) Diga se é diretamente ou inversamente proporcional:
a) Número de pessoas em um churrasco e a quantidade (gramas) que
cada pessoa poderá consumir.
b) A área de um retângulo e o seu comprimento, sendo a largura
constante.
c) Número de erros em uma prova e a nota obtida.
d) Número de operários e o tempo necessário para eles construírem
uma casa.
e) Quantidade de alimento e o número de dias que poderá sobreviver
um náufrago.
2) Um prêmio de
R$ 600.000,00 vai ser dividido entre os acertadores de um bingo. Observe a
tabela e responda:
Número
de acertadores
|
Prêmio
|
3
|
R$
200.000,00
|
4
|
R$
150.000,00
|
a) Qual a razão entre o número de acertadores do prêmio de
R$200.000,00 para o prêmio de R$150.000,00?
b) Qual a razão entre os prêmios da tabela acima, considerando 3
acertadores e 4 acertadores?
c) O número de acertadores e os prêmios são grandezas diretamente
ou inversamente proporcionais?
3) A respeito de
grandezas proporcionais, assinale a seguir a alternativa que for correta.
a)
A velocidade de um automóvel e a distância percorrida por ele são grandezas
inversamente proporcionais.
b)
A quantidade de mercadorias produzidas em uma fábrica e o número de
funcionários, trabalhando em condições ideais nela, são grandezas inversamente
proporcionais.
c)
A área da base de um prisma e seu volume são grandezas diretamente
proporcionais.
d)
A distância percorrida por um táxi e o valor final da corrida são grandezas
inversamente proporcionais.
e)
A velocidade de um automóvel e o tempo gasto no percurso são grandezas
diretamente proporcionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário