Disciplina
geografia: Atividade para as turmas da
2ºsérie do ensino médio
Importância da figura de
Barão do Rio Branco na formação das fronteiras brasileiras
Quando se
ministra aulas sobre o período da República Velha no Brasil, fala-se muito
pouco da política externa que foi empreendida à época por grandes diplomatas,
como José Maria da Silva Paranhos Júnior (1845-1912), o Barão do Rio Branco.
Seria de grande relevância dar uma atenção especial a esse personagem nas aulas
sobre esse período histórico brasileiro, pois sua atuação como Ministro das
Relações Exteriores foi importantíssima para estreitar relações diplomáticas do
Brasil com os Estados Unidos e definir as atuais fronteiras nacionais sem que o
país precisasse entrar em guerra com as nações vizinhas da América do Sul.
Assim sendo, oferecemos ao professor de história uma proposta de aula sobre o
Barão do Rio Branco que leva em conta o seguinte tema: o deslocamento do eixo
diplomático brasileiro da Europa para os EUA.
De Cônsul do Império
a Ministro da República
O Barão do
Rio Branco cresceu, podemos dizer, no berço da diplomacia. Seu pai, José Maria
da Silva Paranhos, era o Visconde do Rio Branco, famoso diplomata do Segundo
Império que se destacou por resolver alguns dos impasses decorrentes do fim da
Guerra do Paraguai. Seguindo o caminho do pai, Rio Branco também se enveredou
na diplomacia, tendo em 1876 ido representar o Brasil em Liverpool, na
Inglaterra, no cargo de cônsul. Nessa época, a Inglaterra era ainda o principal
parceiro econômico e militar do Brasil. Quando veio a Proclamação da República,
em 1889, Rio Branco ainda permaneceu com o mesmo cargo no mesmo país até 1893,
quando foi convocado pela República para retornar ao país natal. A Rio Branco
foi oferecido, em 1902, o Ministério das Relações Exteriores. O diplomata
aceitou o cargou, no qual permaneceu por 10 anos. No tempo em que esteve à
frente do Ministério, Rio Branco conseguiu resolver o problema da fronteira
oeste do Brasil, sobretudo na região do atual estado do Acre, que também era
reivindicado pela Bolívia – que, assim como o Brasil, explorava borracha nos
seringais da região.
A questão do
Acre foi resolvida por Rio Branco por meio do Tratado de Petrópolis, de 17 de
novembro de 1903, por meio do qual o governo brasileiro comprou o território
acriano da Bolívia sem precisar entrar em guerra contra o país.
A questão do Pan-americanismo
O mais
instigante na figura de Rio Branco foi sua percepção da transformação geopolítica
do início do século XX, época da intensificação das rivalidades entre as
grandes potências europeias. O Império Inglês, que Rio Branco acompanhou de
perto, estava gastando bastante tempo e dinheiro em guerras locais que ocorriam
em suas colônias na Ásia e na África. Além disso, não demoraria muito para
estourar a Primeira Guerra Mundial.
Antevendo a
catástrofe europeia, Rio Branco promoveu uma intensa aproximação com os Estados
Unidos, que nessa mesma época apresentavam-se, sob a liderança do presidente
Theodore Roosevelt, como uma grande potência alternativa àquelas da Europa.
Além disso, Roosevelt era simpático do pan-americanismo da Doutrina Monroe, que
previa um bloco geopolítico integrado no continente americano.
A melhor
“ferramenta” utilizada por Rio Branco nesse deslocamento diplomático da Europa
para os EUA foi Joaquim Nabuco. Assim como Rio Branco, Nabuco era um
aristocrata e diplomata do Império que, com o colapso deste, continuou
prestando os seus serviços para a República. Quando Rio Branco foi nomeado
Ministro das Relações Exteriores, Nabuco, que era partidário do
pan-americanismo, foi feito embaixador do Brasil em Washington, capital dos
EUA.
Atividade
complementar
Para
aprender mais sobre o assunto, façam uma pesquisa sobre os temas a baixo, e
anote em seus cadernos os tópicos que vocês acharem mais importantes.
1)
Quem
foi Barão do Rio Branco
( 2 ) Doutrina Monroe,
( 3 )
Tratado de Petrópolis (
4 ) República Velha
Frase
Não espere atingir suas
metas para sentir orgulho de você,
Comemore e sinta orgulho em
cada pequeno passo que você dá em direção dela!
Ótimo estudo turma.
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