Introdução
O que é arte?
Embora não haja uma definição específica, muitos consideram que a arte é algo que
mexe com suas emoções, embora seja um assunto que tem sido debatido ao longo da
história.
Mas tudo isso depende da sua experiência e de quem você é. Por essa razão,
três pessoas diferentes poderiam experimentar a mesma obra de arte e ter reações
diferentes frente a ela.
A primeira pode pensar que é a coisa mais linda que já viu. A segunda poderia odiá-la,
e a terceira, não conseguir sentir nada. Nenhuma delas estaria errada, já que todos têm o
direito de ter suas próprias preferências e sentimentos. Então, embora nossas reações
sejam diferentes, sempre teremos algo para aprender sobre a arte, porque com ela
podemos narrar, lembrar histórias e abordar nossas emoções de uma forma que
pouquíssimas coisas nos permitem.
A arte é uma forma de expressão humana, tendo em vista que a mesma transmite
características e conceitos inerentes ao homem e sua cultura, no sentido que através
dela ele consegue expressar suas ideias, sensações e sentimentos, servindo como uma
forma de comunicação
Musica
A linguagem musical
A linguagem musical está presente em todos os aspectos da vida do ser humano e a
apropriação dos conceitos e de conhecimentos específicos também possibilitam a
compreensão da sociedade.
A música é uma linguagem universal, tendo participado da história da humanidade desde
as primeiras civilizações. Conforme dados antropológicos, as primeiras músicas seriam
usadas em rituais, como: nascimento, casamento, morte, recuperação de doenças e
fertilidade. Com o desenvolvimento das sociedades, a música também passou a ser
utilizada em louvor a líderes, como a executada nas procissões reais do antigo Egito.
Questionario 7º ano
1. O que é um gênero musical?
2. O que é música clássica?
3. O que é canto coral?
4. Existem diferentes gêneros de música clássica e de canto coral? Quais?
5. O que você entende por contextos de produção e circulação da música? Dê exemplos.
6. Como você percebe a música em relação às diversas dimensões da vida social, cultural,
política, histórica, econômica, estética e ética?
7. O que são meios, equipamentos e espaços de circulação da música? Dê exemplos.
8. Quais tecnologias e recursos digitais você conhece para acessar, apreciar, produzir,
registrar e compartilhar práticas e repertórios musicais
Habilidades
Analisar criticamente, por meio da apreciação, usos e funções de diferentes gêneros da
música clássica e do canto coral em seus contextos de produção e circulação.
Conceitos Gerais
Gênero musical: é o que podemos chamar de grande categoria, ou seja, são aquelas
músicas que possuem características, instrumentação e estrutura base, e servem de
referência para variações. Podemos exemplificar: samba, axé, sertaneja, forró, funk,
gospel etc.
Usos e funções da música: Entendemos que toda composição musical tem uma função,
pensada pelo seu autor. Por exemplo: Música religiosa, música cívica, música para
entretenimento etc. Já o uso que se faz dessas composições, pode variar de acordo com
a intenção de quem as utiliza.
Gêneros da Música Clássica: “os gêneros musicais formam um imenso material sonoro
que vai gradualmente se ampliando, desde a antiguidade até nossos dias, incorporando
uma considerável variedade estilística e formal”.
Os gêneros são: Sinfonia, Concerto, Sonata e Música de Câmara.
Sinfonia é uma palavra de origem grega que significa simplesmente: Todos os sons juntos
Concerto é uma composição musical escrita para um ou mais instrumentos solistas, cujo
acompanhamento pode ser feito por uma orquestra ou um piano.Modernamente o termo
tem sido empregado para qualquer espetáculo musical, nos mais diferentes formatos
Sonata resumidamente é um tipo de composição musical para um único instrumento ou para
pequeno conjunto
Música de câmara é a música erudita composta para um pequeno grupo de instrumentos ou
vozes que tradicionalmente podiam acomodar-se nas câmaras de um palácio.
Atualmente a expressão é usada para qualquer música executada por um pequeno número de
músicos.
A palavra câmara indica que a música pode ser executada em salas pequenas, geralmente com uma
atmosfera mais íntima. Nesta categoria geralmente não está incluída a música para instrumento solo,
entretanto, é comum incluir obras para piano solo, dependendo da ambientação.
Sua composição é destinada a um pequeno número de instrumentos ou vozes - geralmente, até o
máximo de dez.
Meios, equipamentos e espaços de circulação da música: Os programas de auditório,
o rádio, a televisão, a internet, as manifestações culturais e o celular, se configuram como
os meios mais comuns para a circulação da música. Equipamentos e espaços culturais,
compreendem os locais e as estruturas utilizadas para o mesmo fim. Como por exemplo:
teatros, salas de concerto, estádios, praças, ruas etc.
Dimensão social: em casa, no carro, na rua, no trabalho, na igreja, no mercado, no
shopping etc. Quais são os ambientes em que sua família e comunidade, rotineiramente,
tem contato com a música? O ambiente altera a relação com a música? Ouvir música alta,
por exemplo) a música muda de acordo com o ambiente
Dimensão cultural: considerando que o ambiente onde vivemos influência nossos
padrões culturais, entre eles o tipo de música a que somos expostos, quais são as
influências culturais que podem ser percebidas nas escolhas musicais das pessoas
entrevistadas? As respostas podem variar muito, pois dependendo da região onde se
vive, como por exemplo, em localidades mais próximas ao campo, as pessoas
tendem a apreciar músicas do gênero sertanejo, mas pode aparecer de tudo um pouco.
Sendo assim, a partir da música que se é ouvida, será possível observar as influências
culturais locais
Dimensão política: o viés político está ligado às influências culturais de outros países,
contextos sociais brasileiros e internacional.
Dimensão histórica: a relação histórica se observa pelo registro na memória de fatos e
acontecimentos e que foram marcados por uma música. Por exemplo: a música do
filme titanic; o hino da vitória que era tocado quando o piloto de fórmula 1, ayrton senna,
vencia uma corrida.
Dimensão econômica: tem relação com o consumo; música produzida pela indústria
cultural; música local, produzida “artesanalmente”; aquisição de mídias
(cd, digital, partituras etc.
Dimensão estética: está relacionada às relações sensoriais de prazer, afetivas e
sentimentais, estabelecidas intelectualmente, entre a música e as diferentes situações
vividas.
Dimensão ética: esta dimensão está ligada a pensamentos, conceitos e valores positivos,
à não discriminação, à aceitação da diversidade e ao respeito, consolidados e
estabelecidos pela sociedade, normalmente, transmitidos no convívio social.
Conceitos Tecnicos
Altura – parâmetro que organiza os sons em toda a vasta gama que vai do grave ao
agudo.
Duração - parâmetro que nos auxilia a identificar o som no tempo. Resumidamente,
podemos dizer que um som pode ser longo ou curto.
Intensidade – parâmetro que corresponde à relação entre sons fracos e fortes.
Timbre – parâmetro que descreve as características que determinado instrumento ou
voz possui e, desta forma, nos permite identifica-lo.
Melodia – ao conectarmos sons de diversas alturas, no decorrer do tempo, obtemos uma
melodia.
Ritmo - combinação entre diversas durações, num determinado tempo; é a batida regular
ou pulsação da música (ouvida ou simplesmente sentida); é a organização do tempo,
que pode ser acompanhada com o bater dos pés e ou mãos, composto de batidas
fortes e fracas
Composição/criação – diferentes arranjos possíveis, entre os elementos da música.
Execução musical–ato de interpretar uma composição, que pode seguir rigorosamente as
regras de execução, um arranjo ou de forma improvisada.
Apreciação musical–está relacionada à escuta atenta,
Instrumentos –os instrumentos musicais , são objetos utilizados para fazer musica, deles
saem diferentes sons
Estética: (Está relacionada às relações sensoriais de prazer, afetivas e sentimentais,
estabelecidas intelectualmente, entre a música e as diferentes situações vividas)
Ética: (Esta dimensão está ligada a pensamentos, conceitos e valores positivos, à não
discriminação, à aceitação da diversidade e ao respeito, consolidados e estabelecidos pela
sociedade, normalmente, transmitidos no convívio social.)
Tecnologias e recursos digitais: gravadores, filmadoras, smartphones, plataformas da
internet, formatos mais comuns: MP3, WMA e WAV.
pedir para escutar
Beethoven 5ª Sinfonia em Dó Menor
frozen
concerto
game of thrones
despacito
naruto
orquestra sinfônica ANITA
Nenhum comentário:
Postar um comentário