Língua portuguesa
1 –A Semana da Arte Moderna de 1922 tinha como uma das grandes
aspirações renovar o ambiente artístico e cultural do país, produzindo uma arte
brasileira afinada com as tendências vanguardistas europeias, sem, contudo,
perder o caráter nacional; para isso contou com a participação de escritores,
artistas plásticos, músicos, entre outros. Analise as sequências que reúnam as
proposições corretas em relação à Semana da Arte Moderna.
I. O movimento modernista buscava resgatar alguns pontos em
comum com o Barroco, como os contos sobre a natureza; e com o Parnasianismo,
como o estilo simples da linguagem.
II. A exposição da artista plástica Anita Malfatti representou
um marco para o modernismo brasileiro; suas obras apresentavam tendências
vanguardistas europeias, o que de certa forma chocou grande parte do público;
foi criticada pela corrente conservadora, mas despertou os jovens para a
renovação da arte brasileira.
III. O escritor Graça Aranha foi quem abriu o evento com a sua
conferência inaugural “A emoção estética na Arte Moderna”; em seguida,
apresentou suas obras Pauliceia desvairada e Amar, verbo intransitivo.
IV. O maestro e compositor Villa-Lobos foi um dos mais
importantes e atuantes participantes da Semana.
V. As esculturas de Brecheret, impregnadas de modernidade, foram
um dos estandartes da Semana; sua maquete do Movimento às Bandeiras foi
recusada pelas autoridades paulistas; hoje, umas das esculturas públicas mais
admiradas em São Paulo.
Assinale a alternativa que contém a sequência correta, de cima
para baixo.
a) II, III e V.
b) II, IV e V
c) I e III.
d) I e IV.
e) II e V.
2 – As reações negativas do
público à Semana de Arte Moderna refletem:
a) a fixação do espírito brasileiro no propósito de menosprezo
das criações nacionalistas.
b) a possibilidade do futuro fracasso do Modernismo como
movimento estético literário.
c) a aversão dos autores em se comunicar com o público presente
no Teatro Municipal de São Paulo.
d) a preferência pelas manifestações artísticas já cristalizadas
nas linhas do academicismo.
e) o pouco amadurecimento dos autores para propostas de
vanguarda.
3– Macunaíma – obra-prima de Mário
de Andrade – é um dos livros que melhor representam a produção literária
brasileira do presente século. Sua principal característica é:
a) traçar, como no Romantismo, o perfil do índio brasileiro como
protótipo das virtudes nacionais.
b) Ser um livro em que se encontram representados os princípios
que orientam o movimento modernista de 22, dentre os quais o fundamental é a
aproximação da literatura à música.
c) Analisar, de modo sistemático, as inúmeras variações sociais
e regionais da língua portuguesa no Brasil, destacando em especial o
tupi-guarani.
d) Ser um texto em que o autor subverter, na linguagem literária
os padrões vigentes, ao fazer conviver, sem respeitar limites geográficos,
formas linguísticas oriundas das mais diversas partes do Brasil.
e) Exaltar, de forma especial, a cultura popular regional,
particularmente a representativa do Norte e Nordeste brasileiro.
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