ROTEIRO
DE ATIVIDADES
Semana de 18 a 22/05/2020
Prof: Raquel Cordeiro 1ª série A
Nome do
aluno:________________________________Data:___________
Orientações aos pais: Pedimos
a sua colaboração para o desenvolvimento da atividade, incentivando seu (sua)
filho (a) a realizar as atividades propostas.
Orientações
aos alunos: Ao assistir às videoaulas, faça as anotações
necessárias, resolva atividades propostas e envie as respostas pelo WhatsApp.
Qualquer dúvida pode me chamar no grupo da sala.
Canais do Centro de Mídias SP – aulas de Língua Portuguesa
1ª Série – 14 e 15 de maio de 2020.
Atividade 1 –Estudo de gênero literário: Conto
Habilidade: Reconhecer os
elementos básicos do gênero conto
Assista à videoaula transmitida pelo CMSP dia 15/05 e
responda as questões propostas no Caderno do Aluno. Em seguida, envie as
respostas pelo WhatsApp.
Atividade 2 - Fato e opinião
Assista à videoaula transmitida pelo CMSP dia 14/05 (caso
já tenha assistido, apenas socialize no grupo).
Vale lembrar que alguns conteúdos dessa aula já foram
abordados nas aulas presenciais.
Após assistir ao vídeo, leia os textos abaixo
e responda as questões a seguir.
TEXTO 1
POR
QUE SOU CONTRA O UBER?
Marcelo
Freitas
Primeiramente porque não te oferece segurança. O Uber é
um aplicativo criado por um americano chamado traviskalanick que não se
importa com nada além do seu bolso, transferindo todo o risco do negócio para
o escravocrata motorista contraventor (Art. 47 e 43 da LCP). Hoje em dia ele
vive em Singapura, tem três holdings no Panamá e após vários processos nos
EUA com condenações por violar leis trabalhistas na ordem 300 milhões de
dólares, duas condenações uma na ordem 22 milhões de dólares por não checar
os antecedentes criminais dos seus motoristas e outra de 12 milhões de
dólares por vender os dados dos usuários e partners para outras empresas e em
decorrência mudou a sede para Amsterdam. Também nos EUA três Estados Linoia,
Kansas e Ohaio por meio de referendo a própria população por bem decidiu
proibir. Foram 6000 casos de crimes sexuais entre os anos de 2013/2015(Fonte
olhar digital e etc.) e 4.754 reclamações de toda a sorte no site reclame
aqui só em 2015 com aproximadamente 20.000 carros, já as concorrentes 99 e
easy táxis com 250.000 taxis tiveram juntas aproximadamente 1500 reclamações.
Quanto as leis brasileiras o Uber fere as normas [...]
Disponível
em:https://www.facebook.com/jairmessias.bolsonaro/posts/678762402272749/.
Acesso em: 23 de julho de 2019.
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TEXTO 2
O
UBER E AS MUDANÇAS (NECESSÁRIAS) NA SOCIEDADE
Victório
Galli
Nos últimos meses tenho
acompanhado diversas notícias divulgadas pela imprensa envolvendo discussões
sobre o tema. Há, na classe política, quem defenda, equivocadamente, a
proibição do UBER. No Brasil, um cidadão não pode ser impedido de exercer um
trabalho honesto e lícito. Logo pensei, só ocorre isso no Brasil: um país
onde não se pode trabalhar e inovar. Estou tratando sobre este tema desde
fevereiro do ano corrente. E, tenho estudado para tratar o assunto com
justiça. Uma das conclusões é pela liberação do serviço.
O lucro sadio proveniente
da livre iniciativa é desejável e defendido na Constituição do Brasil desde o
seu artigo 170 até o 192. Além disso, temos nas Escrituras Sagradas em vários
trechos do Velho e do Novo Testamento a defesa do trabalho e da livre
iniciativa. Cito como exemplos: 2 Tessalonicenses 3:1-18, em Provérbios
22:29, dentre tantos.
Este é o momento de
aceitar o novo, ainda que cause estranheza em alguns.
Disponível
em: https://www.sonoticias.com.br/opiniao/o-uber-e-as-mudancas-necessarias-na-sociedade/.
Acesso em: 23 de julho de 2019.
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Questão 1 – Os textos
apresentam a mesma opinião?
____________________________________________________________
Questão 2 - Qual opinião é defendida
no texto I?
____________________________________________________________
Questão 3- Qual opinião é
defendida no texto II? ____________________________________________________________
Questão 4 - Qual o fato que é
presente em ambos os textos?
_________________________________________________________________
Leia o texto a seguir e responda a questão 5.
CIDADANIA,
DIREITO DE TER DIREITOS
Cidadania é o direito de
ter uma ideia e poder expressá-la. É poder votar em quem quiser sem
constrangimento. [...] Há detalhes que parecem insignificantes, mas revelam
estágios de cidadania: respeitar o sinal vermelho no trânsito, não jogar
papel na rua, não destruir telefones públicos. Por trás desse comportamento
está o respeito à coisa pública. [...] Foi uma conquista dura. Muita gente
lutou e morreu para que tivéssemos o direito de votar. DIMENSTEIN, Gilberto.
Disponível
em: https://drive.google.com/file/d/0BzPewewkSxkzUkpmSkljOTY1d1k/edit. Acesso
em: 19 de maio de 2020.
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Questão 5 - O trecho que indica
uma opinião em relação à cidadania é:
(A) ...“é o direito de ter uma ideia e poder
expressá-la...”.
(B) ...“É poder votar em quem quiser...”.
(C) ...“revelam estágios de cidadania...”
(D) ... “Foi uma conquista dura. ”
Bons estudos!
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