quarta-feira, 20 de maio de 2020

Língua Portuguesa 1ª Série - EM



ROTEIRO DE ATIVIDADES

Semana de 18 a 22/05/2020 
Prof: Raquel Cordeiro            1ª série A
Nome do aluno:________________________________Data:___________​
Orientações aos pais: Pedimos a sua colaboração para o desenvolvimento da atividade, incentivando seu (sua) filho (a) a realizar as atividades propostas.
Orientações aos alunos: Ao assistir às videoaulas, faça as anotações necessárias, resolva atividades propostas e envie as respostas pelo WhatsApp. Qualquer dúvida pode me chamar no grupo da sala.
Canais do Centro de Mídias SP – aulas de Língua Portuguesa 1ª Série – 14 e 15 de maio de 2020.

Atividade 1 –Estudo de gênero literário: Conto

Habilidade: Reconhecer os elementos básicos do gênero conto
Assista à videoaula transmitida pelo CMSP dia 15/05 e responda as questões propostas no Caderno do Aluno. Em seguida, envie as respostas pelo WhatsApp.



Atividade 2 - Fato e opinião 

 Habilidade:Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
Assista à videoaula transmitida pelo CMSP dia 14/05 (caso já tenha assistido, apenas socialize no grupo).

 

Vale lembrar que alguns conteúdos dessa aula já foram abordados nas aulas presenciais.
Após assistir ao vídeo, leia os textos abaixo e responda as questões a seguir.
TEXTO 1
POR QUE SOU CONTRA O UBER?
Marcelo Freitas
Primeiramente porque não te oferece segurança. O Uber é um aplicativo criado por um americano chamado traviskalanick que não se importa com nada além do seu bolso, transferindo todo o risco do negócio para o escravocrata motorista contraventor (Art. 47 e 43 da LCP). Hoje em dia ele vive em Singapura, tem três holdings no Panamá e após vários processos nos EUA com condenações por violar leis trabalhistas na ordem 300 milhões de dólares, duas condenações uma na ordem 22 milhões de dólares por não checar os antecedentes criminais dos seus motoristas e outra de 12 milhões de dólares por vender os dados dos usuários e partners para outras empresas e em decorrência mudou a sede para Amsterdam. Também nos EUA três Estados Linoia, Kansas e Ohaio por meio de referendo a própria população por bem decidiu proibir. Foram 6000 casos de crimes sexuais entre os anos de 2013/2015(Fonte olhar digital e etc.) e 4.754 reclamações de toda a sorte no site reclame aqui só em 2015 com aproximadamente 20.000 carros, já as concorrentes 99 e easy táxis com 250.000 taxis tiveram juntas aproximadamente 1500 reclamações. Quanto as leis brasileiras o Uber fere as normas [...]
Disponível em:https://www.facebook.com/jairmessias.bolsonaro/posts/678762402272749/. Acesso em: 23 de julho de 2019.

TEXTO 2
O UBER E AS MUDANÇAS (NECESSÁRIAS) NA SOCIEDADE
Victório Galli
Nos últimos meses tenho acompanhado diversas notícias divulgadas pela imprensa envolvendo discussões sobre o tema. Há, na classe política, quem defenda, equivocadamente, a proibição do UBER. No Brasil, um cidadão não pode ser impedido de exercer um trabalho honesto e lícito. Logo pensei, só ocorre isso no Brasil: um país onde não se pode trabalhar e inovar. Estou tratando sobre este tema desde fevereiro do ano corrente. E, tenho estudado para tratar o assunto com justiça. Uma das conclusões é pela liberação do serviço.
O lucro sadio proveniente da livre iniciativa é desejável e defendido na Constituição do Brasil desde o seu artigo 170 até o 192. Além disso, temos nas Escrituras Sagradas em vários trechos do Velho e do Novo Testamento a defesa do trabalho e da livre iniciativa. Cito como exemplos: 2 Tessalonicenses 3:1-18, em Provérbios 22:29, dentre tantos.
Este é o momento de aceitar o novo, ainda que cause estranheza em alguns.
Disponível em: https://www.sonoticias.com.br/opiniao/o-uber-e-as-mudancas-necessarias-na-sociedade/. Acesso em: 23 de julho de 2019.

Questão 1 – Os textos apresentam a mesma opinião?
____________________________________________________________
Questão 2 - Qual opinião é defendida no texto I?
____________________________________________________________
Questão 3- Qual opinião é defendida no texto II? ____________________________________________________________
Questão 4 - Qual o fato que é presente em ambos os textos?
_________________________________________________________________


Leia o texto a seguir e responda a questão 5.
CIDADANIA, DIREITO DE TER DIREITOS
Cidadania é o direito de ter uma ideia e poder expressá-la. É poder votar em quem quiser sem constrangimento. [...] Há detalhes que parecem insignificantes, mas revelam estágios de cidadania: respeitar o sinal vermelho no trânsito, não jogar papel na rua, não destruir telefones públicos. Por trás desse comportamento está o respeito à coisa pública. [...] Foi uma conquista dura. Muita gente lutou e morreu para que tivéssemos o direito de votar. DIMENSTEIN, Gilberto.
Disponível em: https://drive.google.com/file/d/0BzPewewkSxkzUkpmSkljOTY1d1k/edit. Acesso em: 19 de maio de 2020.

Questão 5 - O trecho que indica uma opinião em relação à cidadania é:
(A) ...“é o direito de ter uma ideia e poder expressá-la...”.
(B) ...“É poder votar em quem quiser...”.
(C) ...“revelam estágios de cidadania...”
(D) ... “Foi uma conquista dura. ”
Bons estudos!

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