terça-feira, 19 de maio de 2020

Língua Portuguesa 9º Ano - EF -



ROTEIRO DE ATIVIDADES
​Semana de 18 a 22/05/2020
Prof: Raquel Cordeiro            9ºAno
Nome do aluno:________________________________Data:___________​

Orientações aos pais: Pedimos a sua colaboração para o desenvolvimento da atividade, incentivando seu (sua) filho (a) a realizar as atividades propostas.

Orientações aos alunos: Ao assistir às videoaulas, faça as anotações necessárias, resolva atividades propostas e envie as respostas pelo WhatsApp. Qualquer dúvida pode me chamar no grupo da sala.
Vídeo disponível nos Canais do Centro de Mídias SP – aula de Língua Portuguesa 8º ano – 14 e 15/05/2020

Atividade 1 – Figuras de linguagem

Habilidade: (EF89LP37) – Analisar os efeitos de sentido provocados pelo uso de figuras de linguagem (ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, por exemplo) em textos de diferentes gêneros.

Assista à videoaula transmitida pelo CMSP dia 15/05 (caso já tenha assistido, apenas socialize no grupo).



Após assistir ao vídeo, resolva os exercícios a seguir. Caso precise fazer alguma pesquisa complementar, sugerimos os seguintes sites:


Exercícios

Questão 1 (UFPE) - Assinale a alternativa em que o autor NÃO utiliza prosopopeia.


“A) A luminosidade sorria no ar: exatamente isto. Era um suspiro do mundo.” (Clarice Lispector).
B) “Meu nome é Severino, Não tenho outro de pia”. (João Cabral de Melo Neto).
C) “Quando essa não-palavra morde a isca, alguma coisa se escreveu.” (Clarice Lispector).
D) “A poesia vai à esquina comprar jornal”. (Ferreira Gullar).
E) “As palavras não nascem amarradas, elas saltam, se beijam, se dissolvem…” (Drummond).

Questão 2 (FUVEST) - A catacrese, figura que se observa na frase “Montou o cavalo no burro bravo”, ocorre em:
A) Os tempos mudaram, no devagar depressa do tempo.
B) Última flor do Lácio, inculta e bela, és a um tempo esplendor e sepultura.
C) Apressadamente, todos embarcaram no trem.
D) Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal.
E) Amanheceu, a luz tem cheiro.

Leia o texto a seguir: 
Não há morte. O encontro de duas expansões, ou a expansão de duas formas, pode determinar a supressão de duas formas, pode determinar a supressão de uma delas; mas,rigorosamente, não há morte, há vida, porque a supressão de uma é a condição da sobrevivência da outra, e a destruição não atinge o princípio universal e comum. Daí o caráter conservador e benéfico da guerra.
Supõe tu um campo de batatas e duas tribos famintas. As batatas apenas chegam para alimentar uma das tribos, que assim adquire forças para transpor a montanha e ir à outra vertente, onde há batatas em abundância; mas, se as duas tribos dividirem em paz as batatas do campo, não chegam a nutrir-se suficientemente e morrem de inanição. A paz, nesse caso, é a destruição; a guerra é a conservação. Uma das tribos extermina a outra e recolhe os despojos. Daí a alegria da vitória, os hinos, aclamações, recompensas públicas e todos os demais efeitos das ações bélicas. Se a guerra não fosse isso, tais demonstrações não chegariam a dar-se, pelo motivo real de que o homem só comemora e ama o que lhe é aprazível ou vantajoso, e pelo motivo racional de que nenhuma pessoa canoniza uma ação que virtualmente a destrói. Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas.

(ASSIS, Machado fr. Quincas Borba. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira/INL, 1976.). In:  https://www.mundovestibular.com.br/estudos/portugues/exercicios-de-figura-de-linguagem, acesso em 30 abr 2020.

Questão 3 (UFF) - Assinale dentre as alternativas abaixo, aquela em que o uso da vírgula marca a supressão (elipse) do verbo:
A) Ao vencido, ódio ou compaixão, ao vencedor, as batatas.
B) A paz, nesse caso, é a destruição(…)
C) Daí a alegria da vitória, os hinos, as aclamações, recompensas públicas e todos os demais efeitos das ações bélicas.
D) (…) mas, rigorosamente, não há morte(…)
E) Se a guerra não fosse isso, tais demonstrações não chegariam a dar-se(…)

Leia o texto abaixo 
DESCOBERTA DA LITERATURA
No dia-a-dia do engenho,
toda a semana, durante,
cochichavam-me em segredo:
saiu um novo romance.
E da feira do domingo
me traziam conspirantes
para que os lesse e explicasse
um romance de barbante.
Sentados na roda morta
de um carro de boi, sem jante,
ouviam o folheto guenzo ,
a seu leitor semelhante,
com as peripécias de espanto
preditas pelos feirantes.
Embora as coisas contadas
e todo o mirabolante,
em nada ou pouco variassem
nos crimes, no amor, nos lances,
e soassem como sabidas
de outros folhetos migrantes,
a tensão era tão densa,
subia tão alarmante,
que o leitor que lia aquilo
como puro alto-falante,
e, sem querer, imantara
todos ali, circunstantes,
receava que confundissem
o de perto com o distante,
o ali com o espaço mágico,
seu franzino com o gigante,
e que o acabassem tomando
pelo autor imaginante
ou tivesse que afrontar
as brabezas do brigante.
(E acabaria, não fossem
contar tudo à Casa-grande:
na moita morta do engenho,
um filho-engenho, perante
cassacos do eito e de tudo,
se estava dando ao desplante
de ler letra analfabeta
de curumba, no caçanje
próprio dos cegos de feira,
muitas vezes meliantes
(…)
João Cabral de Melo Neto


Questão 4- Sobre as figuras de linguagem usadas no texto, relacione as duas colunas abaixo:
1ª COLUNA                                                    2ª COLUNA
(1) Romance de barbante                           (  ) Pleonasmo
(2) Roda morta; folheto guenzo                  (  ) Metáfora
(3) Como puro alto-falante                          (  ) Comparação
(4) Perto/distante                                        (  ) Metonímia
Ali/espaço mágico                                       (  ) Antítese
Franzino/gigante
(5) Cochichavam-me em segredo            

A ordem correta é:
A) 1, 2, 3, 4, 5
B) 5, 2, 3, 1, 4
C) 3, 1, 4, 5, 2
D) 2, 1, 3, 4, 5
E) 2, 4, 5, 3, 1

Leia o texto abaixo:

A novidade
Gilberto Gil
“A novidade veio dar à praia
na qualidade rara de sereia
metade um busto de uma deusa maia
metade um grande rabo de baleia
a novidade era o máximo
do paradoxo estendido na areia
alguns a desejar seus beijos de deusa
outros a desejar seu rabo pra ceia
oh, mundo tão desigual
tudo tão desigual
de um lado este carnaval
do outro a fome total
e a novidade que seria um sonho
milagre risonho da sereia
virava um pesadelo tão medonho
ali naquela praia, ali na areia
a novidade era a guerra
entre o feliz poeta e o esfomeado
estraçalhando uma sereia bonita
despedaçando o sonho pra cada lado”




Questão 5- Gilberto Gil em seu poema usa um procedimento de construção textual que consiste em agrupar ideias de sentidos contrários ou contraditórios numa mesma unidade de significação. A figura de linguagem acima caracterizada é:
A) Metonímia.
B) Paradoxo.
C) Hipérbole.
D) Sinestesia.
E) Sinédoque.

Questão 6 (ANHEMBI) - Assinale a alternativa que ilustre a Figura de Linguagem descrita na questão anterior:
A) “A novidade veio dar à praia/na qualidade rara de sereia”
B) “A novidade que seria um sonho/o milagre risonho da sereia/virava um pesadelo tão medonho”
C) “A novidade era a guerra/entre o feliz poeta e o esfomeado”
D) “Metade o busto de uma deusa maia/metade um grande rabo de baleia”
E) “A novidade era o máximo/do paradoxo estendido na areia”


Atividade 2 – Variação linguística – norma-padrão em situações de fala e escrita

Habilidades: (EF69LP07B) – Produzir textos em diferentes gêneros, considerando a sua adequação ao contexto de produção e circulação (EF69LP55) - Reconhecer em textos de diferentes gêneros as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e o de preconceito linguístico.
Primeiramente, assista à videoaula transmitida pelo CMSP no dia 15/05.
ATENÇÂO: O conteúdo e as questões propostas nessa aula já foram trabalhados em nossas aulas presenciais. Peço que assistam e apenas façam anotações, caso seja necessário.


Observe a imagem e leia o texto a seguir. 

(Fonte: https://br.pinterest.com/pin/483714816224936874/, acesso em 04 abr 2020).
Questão 1-  Analisando a imagem e o texto acima, responda:
A) A qual região do Brasil o personagem pertence?
R:________________________________________
Questão 2 - Dentro do contexto em que ele utilizou esta linguagem, você acha correto o uso desse tipo de linguagem?
R: _______________________________________
Questão 2 - O texto está escrito na linguagem:
A) Padrão (formal)
B) Coloquial (informal)
Questão 3 – Reescreva o texto  acima corrigindo e adequando à linguagem padrão da língua portuguesa.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 4 –   Observando bem a imagem, diga pelo menos dois fatores que contribuem para que o personagem fale dessa forma:
R:___________________________________________________________
Questão 5 - Escreva LF para (linguagem formal) e LI ( para linguagem informal:
Analise qual tipo de linguagem devem ser utilizadas nas seguintes situações:
A) (   ) Em uma conversa no WhatsApp com um amigo.
B) (   ) Em uma conversa por e-mail com a Diretora da escola.
C) (   ) Ao escrever uma carta para uma autoridade.
D) (   ) Ao enviar uma mensagem para o(a) namorado(a).
E) (   ) Ao conversar com um professor.
F) (   ) Em uma conversa com meus pais.
G) (   ) Ao conversar com vários amigos.
H) (   ) Ao escrever uma redação para o SARESP/ENEM.
I) (   ) Ao enviar uma solicitação formal para o prefeito.
J) (   )Ao conversar com uma pessoa simples ( da roça, do campo).
(Fonte: https://acessaber.com.br/. Adaptado. Acesso em 04 abr 2020).

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