ROTEIRO
DE ATIVIDADES
Semana de 18 a 22/05/2020
Prof: Raquel Cordeiro 9ºAno
Nome do
aluno:________________________________Data:___________
Orientações aos pais: Pedimos
a sua colaboração para o desenvolvimento da atividade, incentivando seu (sua)
filho (a) a realizar as atividades propostas.
Orientações
aos alunos: Ao assistir às videoaulas, faça as anotações necessárias,
resolva atividades propostas e envie as respostas pelo WhatsApp. Qualquer
dúvida pode me chamar no grupo da sala.
Vídeo disponível nos Canais do Centro de Mídias SP – aula de Língua Portuguesa 8º ano – 14 e 15/05/2020
Atividade 1 – Figuras de linguagem
Habilidade:
(EF89LP37) – Analisar os efeitos de sentido provocados pelo uso de
figuras de linguagem (ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, por
exemplo) em textos de diferentes gêneros.
Assista à videoaula transmitida pelo CMSP dia 15/05 (caso
já tenha assistido, apenas socialize no grupo).
Após assistir ao vídeo, resolva os exercícios a seguir. Caso precise fazer alguma pesquisa complementar, sugerimos os seguintes sites:
Exercícios
Questão 1 (UFPE) - Assinale a alternativa em que o autor
NÃO utiliza prosopopeia.
“A) A luminosidade sorria no ar: exatamente isto. Era um suspiro do
mundo.” (Clarice Lispector).
B) “Meu nome é Severino, Não tenho outro de pia”. (João Cabral de
Melo Neto).
C) “Quando essa não-palavra morde a isca, alguma coisa se
escreveu.” (Clarice Lispector).
D) “A poesia vai à esquina comprar jornal”. (Ferreira Gullar).
E) “As palavras não nascem amarradas, elas saltam, se beijam, se
dissolvem…” (Drummond).
Questão 2 (FUVEST) - A catacrese, figura que se observa na frase
“Montou o cavalo no burro bravo”, ocorre em:
A) Os tempos mudaram, no devagar depressa do tempo.
B) Última flor do Lácio, inculta e bela, és a um tempo esplendor e
sepultura.
C) Apressadamente, todos embarcaram no trem.
D) Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal.
E) Amanheceu, a luz tem cheiro.
Leia o texto a seguir:
Não há morte. O encontro de duas expansões, ou a expansão de duas
formas, pode determinar a supressão de duas formas, pode determinar a
supressão de uma delas; mas,rigorosamente, não há morte, há vida, porque a
supressão de uma é a condição da sobrevivência da outra, e a destruição não
atinge o princípio universal e comum. Daí o caráter conservador e benéfico da
guerra.
Supõe tu um campo de batatas e duas tribos famintas. As batatas apenas
chegam para alimentar uma das tribos, que assim adquire forças para transpor
a montanha e ir à outra vertente, onde há batatas em abundância; mas, se as
duas tribos dividirem em paz as batatas do campo, não chegam a nutrir-se
suficientemente e morrem de inanição. A paz, nesse caso, é a destruição; a
guerra é a conservação. Uma das tribos extermina a outra e recolhe os
despojos. Daí a alegria da vitória, os hinos, aclamações, recompensas
públicas e todos os demais efeitos das ações bélicas. Se a guerra não fosse
isso, tais demonstrações não chegariam a dar-se, pelo motivo real de que o
homem só comemora e ama o que lhe é aprazível ou vantajoso, e pelo motivo
racional de que nenhuma pessoa canoniza uma ação que virtualmente a destrói.
Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas.
(ASSIS, Machado fr. Quincas Borba. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira/INL, 1976.). In: https://www.mundovestibular.com.br/estudos/portugues/exercicios-de-figura-de-linguagem, acesso em 30 abr 2020. |
Questão 3 (UFF) - Assinale dentre as alternativas abaixo,
aquela em que o uso da vírgula marca a supressão (elipse) do verbo:
A) Ao vencido, ódio ou compaixão, ao vencedor, as batatas.
B) A paz, nesse caso, é a destruição(…)
C) Daí a alegria da vitória, os hinos, as aclamações, recompensas
públicas e todos os demais efeitos das ações bélicas.
D) (…) mas, rigorosamente, não há morte(…)
E) Se a guerra não fosse isso, tais demonstrações não chegariam a
dar-se(…)
Leia o texto abaixo
DESCOBERTA DA LITERATURA
No dia-a-dia do engenho,
toda a semana, durante, cochichavam-me em segredo: saiu um novo romance. E da feira do domingo me traziam conspirantes para que os lesse e explicasse um romance de barbante. Sentados na roda morta de um carro de boi, sem jante, ouviam o folheto guenzo , a seu leitor semelhante, com as peripécias de espanto preditas pelos feirantes. Embora as coisas contadas e todo o mirabolante, em nada ou pouco variassem nos crimes, no amor, nos lances, e soassem como sabidas de outros folhetos migrantes, a tensão era tão densa, subia tão alarmante, que o leitor que lia aquilo como puro alto-falante, e, sem querer, imantara todos ali, circunstantes, receava que confundissem o de perto com o distante, o ali com o espaço mágico, seu franzino com o gigante, e que o acabassem tomando pelo autor imaginante ou tivesse que afrontar as brabezas do brigante. (E acabaria, não fossem contar tudo à Casa-grande: na moita morta do engenho, um filho-engenho, perante cassacos do eito e de tudo, se estava dando ao desplante de ler letra analfabeta de curumba, no caçanje próprio dos cegos de feira, muitas vezes meliantes
(…)
João Cabral de
Melo Neto
|
Questão 4- Sobre as figuras de linguagem usadas no texto, relacione as duas
colunas abaixo:
1ª COLUNA
2ª COLUNA
(1) Romance de barbante
( ) Pleonasmo
(2) Roda morta; folheto
guenzo
( ) Metáfora
(3) Como puro
alto-falante
( )
Comparação
(4) Perto/distante
( ) Metonímia
Ali/espaço mágico
( ) Antítese
Franzino/gigante
(5) Cochichavam-me em
segredo
A ordem correta é:
A) 1, 2, 3, 4, 5
B) 5, 2, 3, 1, 4
C) 3, 1, 4, 5, 2
D) 2, 1, 3, 4, 5
E) 2, 4, 5, 3, 1
Leia o texto abaixo:
A novidade
Gilberto Gil
“A novidade veio dar à praia
na qualidade rara de sereia
metade um busto de uma deusa maia
metade um grande rabo de baleia
a novidade era o máximo
do paradoxo estendido na areia
alguns a desejar seus beijos de deusa
outros a desejar seu rabo pra ceia
oh, mundo tão desigual
tudo tão desigual
de um lado este carnaval
do outro a fome total
e a novidade que seria um sonho
milagre risonho da sereia
virava um pesadelo tão medonho
ali naquela praia, ali na areia
a novidade era a guerra
entre o feliz poeta e o esfomeado
estraçalhando uma sereia bonita
despedaçando o sonho pra cada lado”
|
Questão 5- Gilberto Gil em seu poema usa um procedimento de
construção textual que consiste em agrupar ideias de sentidos contrários ou
contraditórios numa mesma unidade de significação. A figura de linguagem acima
caracterizada é:
A) Metonímia.
B) Paradoxo.
C) Hipérbole.
D) Sinestesia.
E) Sinédoque.
Questão 6 (ANHEMBI) - Assinale a alternativa que ilustre a Figura de Linguagem descrita na questão anterior:
A) “A novidade veio dar à praia/na qualidade rara de sereia”
B) “A novidade que seria um sonho/o milagre risonho da
sereia/virava um pesadelo tão medonho”
C) “A novidade era a guerra/entre o feliz poeta e o esfomeado”
D) “Metade o busto de uma deusa maia/metade um grande rabo de
baleia”
E) “A novidade era o máximo/do paradoxo estendido na areia”
Atividade 2 – Variação linguística – norma-padrão em situações de fala e escrita
Habilidades:
(EF69LP07B) – Produzir textos em diferentes gêneros,
considerando a sua adequação ao contexto de produção e circulação (EF69LP55) - Reconhecer em textos de
diferentes gêneros as variedades da língua falada, o conceito de norma-padrão e
o de preconceito linguístico.
Primeiramente, assista à videoaula transmitida pelo CMSP
no dia 15/05.
ATENÇÂO: O conteúdo e as questões propostas nessa
aula já foram trabalhados em nossas aulas presenciais. Peço que assistam e
apenas façam anotações, caso seja necessário.
Observe a
imagem e leia o texto a seguir.
Questão 1- Analisando a imagem e o texto acima, responda:
A) A qual região do Brasil o personagem pertence?
R:________________________________________
Questão 2 - Dentro do contexto em que ele utilizou esta
linguagem, você acha correto o uso desse tipo de linguagem?
R: _______________________________________
Questão 2 - O texto está escrito na linguagem:
A) Padrão (formal)
B) Coloquial (informal)
Questão 3 – Reescreva o
texto acima corrigindo e adequando à linguagem padrão da língua
portuguesa.
R:__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 4 – Observando
bem a imagem, diga pelo menos dois fatores que contribuem para que o personagem
fale dessa forma:
R:___________________________________________________________
Questão 5 - Escreva LF para
(linguagem formal) e LI ( para linguagem informal:
Analise qual tipo de linguagem devem ser utilizadas nas seguintes
situações:
A) ( ) Em uma conversa no WhatsApp com um amigo.
B) ( ) Em uma conversa por e-mail com a Diretora da escola.
C) ( ) Ao escrever uma carta para uma autoridade.
D) ( ) Ao enviar uma mensagem para o(a) namorado(a).
E) ( ) Ao conversar com um professor.
F) ( ) Em uma conversa com meus pais.
G) ( ) Ao conversar com vários amigos.
H) ( ) Ao escrever uma redação para o SARESP/ENEM.
I) ( ) Ao enviar uma solicitação formal para o prefeito.
J) ( )Ao conversar com uma pessoa simples ( da roça, do
campo).
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