sexta-feira, 1 de maio de 2020

Língua Portuguesa - 1ºAno - EM


Olá, pessoal! Estas atividades têm como objetivo revisar conteúdos que serão abordados na AAP 1º Bimestre. Alguns conteúdos e habilidades já foram trabalhados em sala de aula, outros vocês precisarão pesquisar e assistir às videoaulas aqui sugeridas.
Peço que socializem as dúvidas e respostas no grupo do WhatsApp, para que eu possa planejar aulas de acordo com a necessidade de vocês. Há também o aplicativo Teams e os comentários aqui no blog, mais duas ferramentas que vocês podem utilizar para interagir com nós professores.

Atividade 1 – Figuras de linguagem


Habilidade - Analisar os efeitos de sentido provocados pelo uso de figuras de linguagem (ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, por exemplo) em textos de diferentes gêneros.
Antes de realizarem os exercícios, peço que assistam ao  vídeo e façam anotações no caderno.
Figuras de Linguagem
Exercícios

Questão 1 (UFPE) - Assinale a alternativa em que o autor NÃO utiliza prosopopeia.

“A) A luminosidade sorria no ar: exatamente isto. Era um suspiro do mundo.” (Clarice Lispector).
B) “Meu nome é Severino, Não tenho outro de pia”. (João Cabral de Melo Neto).
C) “Quando essa não-palavra morde a isca, alguma coisa se escreveu.” (Clarice Lispector).
D) “A poesia vai à esquina comprar jornal”. (Ferreira Gullar).
E) “As palavras não nascem amarradas, elas saltam, se beijam, se dissolvem…” (Drummond).

Questão 2 (FUVEST) - A catacrese, figura que se observa na frase “Montou o cavalo no burro bravo”, ocorre em:
A) Os tempos mudaram, no devagar depressa do tempo.
B) Última flor do Lácio, inculta e bela, és a um tempo esplendor e sepultura.
C) Apressadamente, todos embarcaram no trem.
D) Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal.
E) Amanheceu, a luz tem cheiro.

Leia o texto a seguir: 
Não há morte. O encontro de duas expansões, ou a expansão de duas formas, pode determinar a supressão de duas formas, pode determinar a supressão de uma delas; mas,rigorosamente, não há morte, há vida, porque a supressão de uma é a condição da sobrevivência da outra, e a destruição não atinge o princípio universal e comum. Daí o caráter conservador e benéfico da guerra.
Supõe tu um campo de batatas e duas tribos famintas. As batatas apenas chegam para alimentar uma das tribos, que assim adquire forças para transpor a montanha e ir à outra vertente, onde há batatas em abundância; mas, se as duas tribos dividirem em paz as batatas do campo, não chegam a nutrir-se suficientemente e morrem de inanição. A paz, nesse caso, é a destruição; a guerra é a conservação. Uma das tribos extermina a outra e recolhe os despojos. Daí a alegria da vitória, os hinos, aclamações, recompensas públicas e todos os demais efeitos das ações bélicas. Se a guerra não fosse isso, tais demonstrações não chegariam a dar-se, pelo motivo real de que o homem só comemora e ama o que lhe é aprazível o uvantajoso, e pelo motivo racional de que nenhuma pessoa canoniza uma ação que virtualmente a destrói. Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas.

(ASSIS, Machado fr. Quincas Borba. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira/INL, 1976.). In:  https://www.mundovestibular.com.br/estudos/portugues/exercicios-de-figura-de-linguagem, acesso em 30 abr 2020.


Questão 3 (UFF) - Assinale dentre as alternativas abaixo, aquela em que o uso da vírgula marca a supressão (elipse) do verbo:
A) Ao vencido, ódio ou compaixão, ao vencedor, as batatas.
B) A paz, nesse caso, é a destruição(…)
C) Daí a alegria da vitória, os hinos, as aclamações, recompensas públicas e todos os demais efeitos das ações bélicas.
D) (…) mas, rigorosamente, não há morte(…)
E) Se a guerra não fosse isso, tais demonstrações não chegariam a dar-se(…)

Leia o texto abaixo 
DESCOBERTA DA LITERATURA
No dia-a-dia do engenho,
toda a semana, durante,
cochichavam-me em segredo:
saiu um novo romance.
E da feira do domingo
me traziam conspirantes
para que os lesse e explicasse
um romance de barbante.
Sentados na roda morta
de um carro de boi, sem jante,
ouviam o folheto guenzo ,
a seu leitor semelhante,
com as peripécias de espanto
preditas pelos feirantes.
Embora as coisas contadas
e todo o mirabolante,
em nada ou pouco variassem
nos crimes, no amor, nos lances,
e soassem como sabidas
de outros folhetos migrantes,
a tensão era tão densa,
subia tão alarmante,
que o leitor que lia aquilo
como puro alto-falante,
e, sem querer, imantara
todos ali, circunstantes,
receava que confundissem
o de perto com o distante,
o ali com o espaço mágico,
seu franzino com o gigante,
e que o acabassem tomando
pelo autor imaginante
ou tivesse que afrontar
as brabezas do brigante.
(E acabaria, não fossem
contar tudo à Casa-grande:
na moita morta do engenho,
um filho-engenho, perante
cassacos do eito e de tudo,
se estava dando ao desplante
de ler letra analfabeta
de curumba, no caçanje
próprio dos cegos de feira,
muitas vezes meliantes
(…)
João Cabral de Melo Neto



Questão 4- Sobre as figuras de linguagem usadas no texto, relacione as duas colunas abaixo:
1ª COLUNA                                                    2ª COLUNA
(1) Romance de barbante                           (  ) Pleonasmo
(2) Roda morta; folheto guenzo                  (  ) Metáfora
(3) Como puro alto-falante                          (  ) Comparação
(4) Perto/distante                                        (  ) Metonímia
Ali/espaço mágico                                       (  ) Antítese
Franzino/gigante
(5) Cochichavam-me em segredo            

A ordem correta é:
A) 1, 2, 3, 4, 5
B) 5, 2, 3, 1, 4
C) 3, 1, 4, 5, 2
D) 2, 1, 3, 4, 5
E) 2, 4, 5, 3, 1

Leia o texto abaixo:

A novidade
Gilberto Gil
“A novidade veio dar à praia
na qualidade rara de sereia
metade um busto de uma deusa maia
metade um grande rabo de baleia
a novidade era o máximo
do paradoxo estendido na areia
alguns a desejar seus beijos de deusa
outros a desejar seu rabo pra ceia
oh, mundo tão desigual
tudo tão desigual
de um lado este carnaval
do outro a fome total
e a novidade que seria um sonho
milagre risonho da sereia
virava um pesadelo tão medonho
ali naquela praia, ali na areia
a novidade era a guerra
entre o feliz poeta e o esfomeado
estraçalhando uma sereia bonita
despedaçando o sonho pra cada lado”




Questão 5- Gilberto Gil em seu poema usa um procedimento de construção textual que consiste em agrupar idéias de sentidos contrários ou contraditórios numa mesma unidade de significação. A figura de linguagem acima caracterizada é:
A) Metonímia.
B) Paradoxo.
C) Hipérbole.
D) Sinestesia.
E) Sinédoque.

Questão 6 (ANHEMBI) -
Assinale a alternativa que ilustre a Figura de Linguagem descrita na questão anterior:
A) “A novidade veio dar à praia/na qualidade rara de sereia”
B) “A novidade que seria um sonho/o milagre risonho da sereia/virava um pesadelo tão medonho”
C) “A novidade era a guerra/entre o feliz poeta e o esfomeado”
D) “Metade o busto de uma deusa maia/metade um grande rabo de baleia”
E) “A novidade era o máximo/do paradoxo estendido na areia”

ATENÇÃO: Quem puder acessar, por favor jogue este jogo da memória com figuras de linguagem. Excelente passatempo para memorizar as características de cada figura.
·         Jogo da Memória Figuras de Linguagem: 

Atividade 2 – Práticas de leitura e escrita – Intertextualidade


Habilidade: Atribuir significados pela comparação entre textos a partir de diferentes relações intertextuais

Antes de realizar os exercícios, assista aos vídeo a seguir:

                                                       Intertextualidade 


                                                Intertextualidade e Paráfrase 


Questão 1 


Questão 2 

Questão 3 

Questão 4 

Questão 5 

Bons estudos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts