Olá, pessoal! Estas
atividades têm como objetivo revisar conteúdos que serão abordados na AAP 1º
Bimestre. Alguns conteúdos e habilidades já foram trabalhados em sala de aula,
outros vocês precisarão pesquisar e assistir às videoaulas aqui sugeridas.
Peço que socializem as
dúvidas e respostas no grupo do WhatsApp, para que eu possa planejar aulas de
acordo com a necessidade de vocês. Há também o aplicativo Teams e os comentários
aqui no blog, mais duas ferramentas que vocês podem utilizar para interagir com
nós professores.
Atividade 1 – Figuras de linguagem
Habilidade - Analisar
os efeitos de sentido provocados pelo uso de figuras de linguagem (ironia,
eufemismo, antítese, aliteração, assonância, por exemplo) em textos de
diferentes gêneros.
Antes de realizarem os
exercícios, peço que assistam ao vídeo e façam anotações no caderno.
Figuras de Linguagem
Exercícios
Questão
1 (UFPE) - Assinale a alternativa
em que o autor NÃO utiliza prosopopeia.
“A) A luminosidade sorria no ar: exatamente isto. Era um suspiro
do mundo.” (Clarice Lispector).
B) “Meu nome é
Severino, Não tenho outro de pia”. (João Cabral de Melo Neto).
C) “Quando essa não-palavra morde a isca, alguma coisa se escreveu.”
(Clarice Lispector).
D) “A poesia vai à esquina comprar jornal”. (Ferreira Gullar).
E) “As palavras não
nascem amarradas, elas saltam, se beijam, se dissolvem…” (Drummond).
Questão 2 (FUVEST) - A catacrese, figura que
se observa na frase “Montou o cavalo no burro bravo”, ocorre em:
A) Os tempos mudaram, no devagar depressa do tempo.
B) Última flor do Lácio, inculta e bela, és a um tempo esplendor e
sepultura.
C) Apressadamente,
todos embarcaram no trem.
D) Ó mar salgado, quanto do teu sal são lágrimas de Portugal.
E) Amanheceu, a luz tem cheiro.
Leia o texto a seguir:
Não há morte. O encontro de duas expansões, ou a expansão de duas
formas, pode determinar a supressão de duas formas, pode determinar a
supressão de uma delas; mas,rigorosamente, não há morte, há vida, porque a
supressão de uma é a condição da sobrevivência da outra, e a destruição não
atinge o princípio universal e comum. Daí o caráter conservador e benéfico da guerra.
Supõe tu um campo de batatas e duas tribos famintas. As batatas apenas
chegam para alimentar uma das tribos, que assim adquire forças para transpor
a montanha e ir à outra vertente, onde há batatas em abundância; mas, se as
duas tribos dividirem em paz as batatas do campo, não chegam a nutrir-se suficientemente
e morrem de inanição. A paz, nesse caso, é a destruição; a guerra é a
conservação. Uma das tribos extermina a outra e recolhe os despojos. Daí a
alegria da vitória, os hinos, aclamações, recompensas públicas e todos os
demais efeitos das ações bélicas. Se a guerra não fosse isso, tais
demonstrações não chegariam a dar-se, pelo motivo real de que o homem só
comemora e ama o que lhe é aprazível o uvantajoso, e pelo motivo racional de
que nenhuma pessoa canoniza uma ação que virtualmente a destrói. Ao vencido,
ódio ou compaixão; ao vencedor, as batatas.
(ASSIS, Machado fr. Quincas Borba. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira/INL, 1976.). In: https://www.mundovestibular.com.br/estudos/portugues/exercicios-de-figura-de-linguagem, acesso em 30 abr 2020. |
Questão 3 (UFF) - Assinale dentre as
alternativas abaixo, aquela em que o uso da vírgula marca a supressão (elipse)
do verbo:
A) Ao vencido,
ódio ou compaixão, ao vencedor, as batatas.
B) A paz, nesse caso, é a destruição(…)
C) Daí a alegria da vitória, os hinos, as aclamações, recompensas
públicas e todos os demais efeitos das ações bélicas.
D) (…) mas, rigorosamente, não há morte(…)
E) Se a guerra não fosse isso, tais demonstrações não chegariam a
dar-se(…)
Leia o texto abaixo
DESCOBERTA DA
LITERATURA
No dia-a-dia do engenho,
toda a semana, durante, cochichavam-me em segredo: saiu um novo romance. E da feira do domingo me traziam conspirantes para que os lesse e explicasse um romance de barbante. Sentados na roda morta de um carro de boi, sem jante, ouviam o folheto guenzo , a seu leitor semelhante, com as peripécias de espanto preditas pelos feirantes. Embora as coisas contadas e todo o mirabolante, em nada ou pouco variassem nos crimes, no amor, nos lances, e soassem como sabidas de outros folhetos migrantes, a tensão era tão densa, subia tão alarmante, que o leitor que lia aquilo como puro alto-falante, e, sem querer, imantara todos ali, circunstantes, receava que confundissem o de perto com o distante, o ali com o espaço mágico, seu franzino com o gigante, e que o acabassem tomando pelo autor imaginante ou tivesse que afrontar as brabezas do brigante. (E acabaria, não fossem contar tudo à Casa-grande: na moita morta do engenho, um filho-engenho, perante cassacos do eito e de tudo, se estava dando ao desplante de ler letra analfabeta de curumba, no caçanje próprio dos cegos de feira, muitas vezes meliantes
(…)
João Cabral de Melo Neto
|
Questão 4- Sobre as figuras de linguagem usadas no texto, relacione as duas colunas
abaixo:
1ª COLUNA
2ª COLUNA
(1) Romance de barbante
( )
Pleonasmo
(2) Roda morta; folheto
guenzo ( )
Metáfora
(3) Como puro
alto-falante
( )
Comparação
(4)
Perto/distante ( )
Metonímia
Ali/espaço mágico ( ) Antítese
Franzino/gigante
(5) Cochichavam-me em
segredo
A ordem correta é:
A) 1, 2, 3, 4, 5
B) 5, 2, 3, 1, 4
C) 3, 1, 4, 5, 2
D) 2, 1, 3, 4, 5
E) 2, 4, 5, 3, 1
Leia o texto abaixo:
A novidade
Gilberto Gil
“A novidade veio dar à praia
na qualidade rara de sereia
metade um busto de uma deusa maia
metade um grande rabo de baleia
a novidade era o máximo
do paradoxo estendido na areia
alguns a desejar seus beijos de deusa
outros a desejar seu rabo pra ceia
oh, mundo tão desigual
tudo tão desigual
de um lado este carnaval
do outro a fome total
e a novidade que seria um sonho
milagre risonho da sereia
virava um pesadelo tão medonho
ali naquela praia, ali na areia
a novidade era a guerra
entre o feliz poeta e o esfomeado
estraçalhando uma sereia bonita
despedaçando o sonho pra cada lado”
|
Questão 5- Gilberto Gil em seu poema usa um procedimento de construção textual que
consiste em agrupar idéias de sentidos contrários ou contraditórios numa mesma
unidade de significação. A figura de linguagem acima caracterizada é:
A) Metonímia.
B) Paradoxo.
C) Hipérbole.
D) Sinestesia.
E) Sinédoque.
Questão 6 (ANHEMBI) - Assinale a alternativa que ilustre a Figura de Linguagem descrita na questão anterior:
A) “A novidade veio dar à praia/na qualidade rara de sereia”
B) “A novidade que seria um sonho/o milagre risonho da sereia/virava
um pesadelo tão medonho”
C) “A novidade era a guerra/entre o feliz poeta e o esfomeado”
D) “Metade o busto de uma deusa maia/metade um grande rabo de baleia”
E) “A novidade era o máximo/do paradoxo estendido na areia”
ATENÇÃO: Quem puder acessar, por favor jogue este jogo da memória com
figuras de linguagem. Excelente passatempo para memorizar as características de
cada figura.
·
Jogo
da Memória Figuras de Linguagem:
Atividade 2 – Práticas de leitura e escrita – Intertextualidade
Habilidade: Atribuir significados pela comparação entre textos a partir
de diferentes relações intertextuais
Antes de realizar os exercícios, assista aos vídeo a seguir:
Intertextualidade
Questão 1
Questão 3
Questão 4
Questão 5
Bons estudos!
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