quinta-feira, 14 de maio de 2020

Língua Portuguesa 2ª Série - EM


Olá, pessoal! Seguem as atividades da semana (de 11 a 15 de maio)

ATENÇÃO! Para quem ainda não realizou as atividades anteriores, acesse a aula do dia 07/05 clicando aqui . Nessa aula, abordamos o mesmo conteúdo. Vale lembrar ainda que é importante enviar as respostas no WhasApp para que possamos acompanhar o desempenho de cada um.

Atividade 1 - Análise Estilística e Conectivos

Habilidades:
  • Reconhecer o efeito de sentido produzido pela exploração de recursos morfossintáticos.
  • Identificar, localizar e reconhecer os diversos usos da norma padrão ou outras variações lingüísticas.
  • Reconhecer valores semânticos
  • Estabelecer relações lógico-discursivas, analisando os valores argumentativos dos conectivos.

Para realizar esta atividade, assista à videoaula transmitida pelo CMSP no dia 13/05.

Após assistir ao vídeo e fazer as atividades propostas, responda o questionário a seguir:

Leia o texto abaixo e responda à questão 1.

Questão 1 - Na frase “ estão valendo as novas regras [...]”, a palavra destacada estabelece uma relação de
A) causalidade.
B) finalidade.
C) modalidade.
D) temporalidade

Leia o texto a seguir e responda à questão 2.

Questão 2 - No trecho “... que consiga viver ali dentro.”, a palavra destacada indica
A)  tempo.
B) modo.
C) lugar.
D) intensidade.

Leia o texto abaixo e responda a questão 3.
A importância do abraço

Com frequência saudamos, damos a mão cordialmente ou nos despedimos com um beijo ritual, porém raramente experimentamos “o abraço”.
A emoção do abraço tem uma qualidade incomensurável1. É a proximidade do outro, em um ato recíproco de dar e receber afeto. [...] Leva-nos à fraternidade, a uma comunicação generosa, a uma consciência de pertencer a uma “Irmandade Universal”. O abraço é um meio supremo de perceber o outro, não só como um próximo, mas como um semelhante.
Mediante o abraço é possível alcançar a fusão de duas identidades em uma identidade maior. É fácil abraçar as pessoas estimadas e queridas, mas difícil um estranho. 
A afetividade é um estado de afinidades profundas entre os seres, capaz de originar sentimentos de amor, amizade, altruísmo2, maternidade, paternidade, companheirismo [...].
Por isso, nestes “tempos” sugere-se que [...] comecemos a nos abraçar... Primeiro pais, irmãos, amigos, parentes, depois os conhecidos... E assim por diante. [...]

*Vocabulário:
1incomensurável: que não se pode medir; imenso.
2altruísmo: dedicação ao próximo.
Disponível em: <http://zip.net/bxtvPr>. Acesso em: 23 nov. 2015. Fragmento. 


Questão 3 - Nesse texto, no trecho “... porém raramente experimentamos ‘o abraço’.” (1° parágrafo), a palavra destacada expressa ideia de
A) comparação.
B) conclusão.
C) explicação.
D) oposição.

Leia o texto a seguir e responda à questão 4.

Como os golfinhos dormem?

Os pesquisadores não têm certeza de como funciona o sono dos golfinhos. Uma das hipóteses é que eles nunca dormem totalmente e uma parte de seu cérebro permanece ativa, enquanto outra repousa, pois precisam subir à superfície para respirar. É possível também que eles tirem apenas cochilos para descansar. Há ainda a possibilidade de revezarem o descanso com os companheiros de grupo para evitar o ataque de predadores.
Recreio. n. 517. 4 fev. 2010. p. 5.

Questão 4 - No trecho “... pois precisam subir à superfície para respirar.”, o termo destacado indica
A) alternância.
B) causa.
C) condição.
D) explicação.

Leia o texto abaixo e responda à questão a 5.
Acho uma boa idéia abrir as escolas no fim de semana, mas os alunos devem ser supervisionados por alguém responsável pelos jogos ou qualquer opção de lazer que se ofereça no dia. A comunidade poderia interagir e participar de atividades interessantes. Poderiam ser feitas gincanas, festas e até churrascos dentro da escola.
(Juliana Araújo e Souza)

(Correio Braziliense, 10/02/2003, Gabarito. p. 2.)


Questão 5 - Em “A comunidade poderia interagir e participar de atividades interessantes.”, a palavra destacada indica:
A) alternância.
B) oposição.
C) adição.
D) explicação.

Atividade 2 - Simulado AAP 1º Bimestre


Várias habilidades

Após resolver todas as atividades propostas até aqui, acesse o Classroom e realize o simulado.
Clique aqui para acessar o Classroom.
Dúvidas, chamem no grupo do WhatsApp.

Bons estudos!
Cli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts