Olá, pessoal! Seguem as atividades da semana (de 11 a 15
de maio)
ATENÇÃO! Para quem ainda não realizou as atividades
anteriores, acesse a aula do dia 07/05 clicando
aqui . Nessa aula, abordamos o mesmo conteúdo. Vale lembrar ainda que é
importante enviar as respostas no WhasApp para que possamos acompanhar o
desempenho de cada um.
Atividade 1 - Análise Estilística e Conectivos
Habilidades:
- Reconhecer o efeito de sentido produzido pela exploração de recursos morfossintáticos.
-
Identificar, localizar e reconhecer os diversos usos da norma padrão ou outras variações lingüísticas.
- Reconhecer valores semânticos
- Estabelecer relações lógico-discursivas, analisando os valores argumentativos dos conectivos.
Para realizar esta atividade, assista à videoaula
transmitida pelo CMSP no dia 13/05.
Após assistir ao vídeo e fazer as atividades propostas,
responda o questionário a seguir:
Leia
o texto abaixo e responda à questão 1.
Questão 1 - Na frase “Já
estão valendo as novas regras [...]”, a palavra destacada estabelece uma
relação de
A) causalidade.
B) finalidade.
C) modalidade.
D)
temporalidade
Leia o texto a seguir e responda à questão 2.
Questão 2 - No
trecho “... que consiga viver ali dentro.”, a palavra destacada indica
A) tempo.
B) modo.
C) lugar.
D) intensidade.
Leia o texto abaixo e responda a questão 3.
A
importância do abraço
Com
frequência saudamos, damos a mão cordialmente ou nos despedimos com um beijo
ritual, porém raramente experimentamos “o abraço”.
A
emoção do abraço tem uma qualidade incomensurável1. É a proximidade do outro,
em um ato recíproco de dar e receber afeto. [...] Leva-nos à fraternidade, a
uma comunicação generosa, a uma consciência de pertencer a uma “Irmandade
Universal”. O abraço é um meio supremo de perceber o outro, não só como um
próximo, mas como um semelhante.
Mediante
o abraço é possível alcançar a fusão de duas identidades em uma identidade
maior. É fácil abraçar as pessoas estimadas e queridas, mas difícil um
estranho.
A
afetividade é um estado de afinidades profundas entre os seres, capaz de
originar sentimentos de amor, amizade, altruísmo2, maternidade, paternidade,
companheirismo [...].
Por
isso, nestes “tempos” sugere-se que [...] comecemos a nos abraçar... Primeiro
pais, irmãos, amigos, parentes, depois os conhecidos... E assim por diante.
[...]
*Vocabulário:
1incomensurável: que não se pode
medir; imenso.
2altruísmo: dedicação ao próximo.
Disponível em:
<http://zip.net/bxtvPr>. Acesso em: 23 nov. 2015. Fragmento.
|
Questão 3 - Nesse
texto, no trecho “... porém raramente
experimentamos ‘o abraço’.” (1° parágrafo), a palavra destacada expressa ideia
de
A) comparação.
B) conclusão.
C) explicação.
D) oposição.
Leia o texto a seguir e responda à questão 4.
Como
os golfinhos dormem?
Os
pesquisadores não têm certeza de como funciona o sono dos golfinhos. Uma das
hipóteses é que eles nunca dormem totalmente e uma parte de seu cérebro
permanece ativa, enquanto outra repousa, pois precisam subir à superfície
para respirar. É possível também que eles tirem apenas cochilos para
descansar. Há ainda a possibilidade de revezarem o descanso com os
companheiros de grupo para evitar o ataque de predadores.
Recreio. n. 517. 4 fev.
2010. p. 5.
|
Questão 4 - No trecho “... pois precisam
subir à superfície para respirar.”, o termo destacado indica
A) alternância.
B) causa.
C) condição.
D) explicação.
Leia o texto abaixo e responda à questão a 5.
Acho
uma boa idéia abrir as escolas no fim de semana, mas os alunos devem ser
supervisionados por alguém responsável pelos jogos ou qualquer opção de lazer
que se ofereça no dia. A comunidade poderia interagir e participar de
atividades interessantes. Poderiam ser feitas gincanas, festas e até
churrascos dentro da escola.
(Juliana Araújo e Souza)
(Correio Braziliense, 10/02/2003, Gabarito.
p. 2.)
|
Questão
5 - Em “A comunidade poderia interagir e participar de atividades interessantes.”, a
palavra destacada indica:
A) alternância.
B) oposição.
C) adição.
D) explicação.
Atividade 2 - Simulado AAP 1º Bimestre
Várias habilidades
Após resolver todas as atividades propostas até aqui, acesse o Classroom e realize o simulado.
Clique aqui para acessar o Classroom.
Dúvidas, chamem no grupo do WhatsApp.
Bons estudos!
Cli
Nenhum comentário:
Postar um comentário