A música é uma das formas de arte mais antigas, surgiu e evoluiu juntamente com o ser humano. Ao perceber os sons da natureza e do próprio organismo, os seres humanos buscaram organizá-los de forma harmoniosa, dessa organização é que surgiu a música.
O primeiro instrumento utilizado pelo ser humano para a produção musical, com certeza, foi o próprio corpo: a voz, palmas, batidas nas coxas, no peito ou dos pés sobre o solo.
A partir daí, ele desenvolveu instrumentos que buscavam ampliar e reproduzir externamente esses sons.
Instrumento musical é todo e qualquer objeto natural, ou construído, utilizado para produzir sons empregados com uma finalidade melodiosa.
Em vários períodos da história e em diferentes culturas foram desenvolvidos diferentes instrumentos musicais. Os instrumentos, ou qualquer outra coisa, desenvolvida por pessoas de culturas diferentes da nossa são chamados de exóticos. Exótico é uma palavra de origem grega que significa “de fora”.
segue o exemplo de mais alguns instrumentos acústicos que não foram comentados na aula passada.
Alaúde
Originário provavelmente da Pérsia ou da Índia, o alaúde é um instrumento de cordas podendo ser tocado com palheta ou dedilhado.
Foi muito popular na Europa entre os séculos XV e XVII.
Balalaica
A balalaica é um instrumento musical russo, com três cordas e dedilhado com ou sem uma palheta de couro. Símbolo do povo russo, divide-se em uma família composta por cinco instrumentos diferenciados apenas pelo tamanho: a piccolo (muito rara), a prima, segunda, a alto, a baixo e a contrabaixo. Balalaica significa “conversa fiada”, sendo o termo utilizado pela primeira vez em 1771.
Berimbau
De origem angolana, o berimbau popularizou-se em todo Brasil graças a sua relação com a capoeira.
Na África, recebe vários nomes: m'bolumbumba, hungu, xitende.
Consiste basicamente em uma vara em arco, um fio e uma meia cabaça. É tocado por uma vareta.
Cajón
Surgido no Peru entre os negros escravizados, logo em seguida se popularizou entre os dançarinos de flamenco espanhóis, daí muitos pensarem ser um instrumento espanhol. Trata-se de uma caixa de madeira com cordas por dentro, é um instrumento de percussão. Cajón em espanhol significa “caixa grande”.
Calimba
Consiste em uma tábua perfurada colocada sobre uma cabaça para amplificar o som, onde são colocadas lâminas de metal que são tocadas.
É chamada de kisanji, quissange, tyitanzi, karimba,
mangambeu, kondi, likembe, budongo, mbila, mbira em diferentes regiões e países africanos.
Castanhola
Classificada como instrumento de percussão, foi criada pelos fenícios há três mil anos, que o levaram para a Europa graças ao comércio. É formada por dois pedaços de madeira de castanheiro em forma de pratos. Esses dois pedaços são chamados de fêmea e macho. É o instrumento nacional da Espanha.
Cítara
Inicialmente é a denominação de qualquer instrumento formado a partir de cordas esticadas sobre uma caixa de ressonância.
Aqui, relaciona-se a um instrumento específico utilizado em países de língua alemã, nos Alpes e no Leste Europeu.
Imagem: David Dupplaw / Guitar Zither 45 strings with 21 melody, 24 chords / GNU Free Documentation License
Cravo
Foi um dos instrumentos mais populares da aristocracia entre os séculos XVI e XVIII, tanto que foi associado ao antigo regime social da nobreza. São chamados de cravo todos os membros de uma família europeia de instrumentos musicais com teclado, tais como o virginal, o virginal muselar e a espineta. Sob muitos aspectos é considerado o antecessor do piano, que ocupou seu lugar de importância apenas no século XIX.
Djembê
Também chamado de djimbe, jembe, jenbe, yembe e sanbanyi. É um instrumento de percussão, um tambor, utilizado em Guiné, África Ocidental. É um instrumento bem antigo e amplamente difundido em muitas culturas africanas (Mali, Costa do Marfim, Burquina Fasso, Senegal). Tem a forma de um cálice, com a pele esticada na parte superior mais larga. Geralmente mede entre 30 e 40 cm.
Gaita de foles
É o instrumento nacional da Escócia. Formado por um, ou mais tubos melódicos (ponteiro ou cantadeira), pelo qual se digita a música, um insuflador mediado por uma válvula (soprete ou assoprador), ambos unidos a um reservatório de ar (fole ou bolsa).
As gaitas de foles tocam continuadamente sem que haja a necessidade de o músico parar para respirar.
Lira
É um dos instrumentos mais conhecidos da Antiguidade. Os poetas gregos utilizavam a lira como acompanhamento nas recitações de seus poemas.
Na mitologia grega, teria sido Hermes o criador desse instrumento, que o teria feito com o casco de uma tartaruga, chifres de uma cabra e tripas de boi que eram as cordas.
A lira passou a representar a própria poesia.
Shamisen
Instrumento nacional do Japão, e um dos mais utilizados no país. Introduzido no Japão pelos chineses durante a dinastia Ming, 1562, passou a acompanhar as mais tradicionais formas de teatro japonês: o Kabuki, o Nô e o Bunraku. É o instrumento tradicional das gueixas. Possui três cordas, com o tampo em pele de gato ou cobra.
Veja e escute: é só copiar e colar os links na barra do navegador
• Alaúde - http://www.youtube.com/watch?v=broV_1gPZVE&feature=related
• Cajón - http://www.youtube.com/watch?v=xengi6dcXmU
• Calimba - http://www.youtube.com/watch?v=4XD02oMHC5E
• Castanholas - http://www.youtube.com/watch?v=qIKdv2VI0Uk
• Didgeridoo - http://www.youtube.com/watch?v=iDvva_WCo-I
• Djembê - http://www.youtube.com/watch?v=TO2-hIFaciA&feature=related
• Gaita-de-foles - http://www.youtube.com/watch?v=amNF_F6oeRU&feature=related
• Lambeg - http://www.youtube.com/watch?v=d17zL7rNlNs&feature=related
• Rebab - http://www.youtube.com/watch?v=jRb8XT4CFns
• Shamisen - http://www.youtube.com/watch?v=w5rs7pfZuPs
Atividade
Responda
1 – após observar os diferentes tipos de instrumentos, qual te chamou mais atenção?
2- você já viu algum desses instrumentos? Se sim, qual?
3 – qual desses instrumentos te despertou mais curiosidade?
4 – algum membro de sua família conhece e toca algum instrumento, qual?
Entrega da atividade
Devido as atualizações do aplicativo centro de mídias, o sistema ainda não está sincronizado as turmas, por isso podem entregar a atividade por e-mail ou por face book, não esquecendo de por o nome completo e a turma
Facebook: https://www.facebook.com/heidi.martins.7505
e-mail: heidim@professor.educacao.sp.gov.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário