Atividade 2ª Série EM semana de 18 a 22 de maio
Prof: Raquel Cordeiro 2ª série A
Nome do
aluno:________________________________Data:___________
Orientações aos pais: Pedimos
a sua colaboração para o desenvolvimento da atividade, incentivando seu (sua)
filho (a) a realizar as atividades propostas.
Orientações
ao aluno: Ao assistir às videoaulas, faça as anotações
necessárias, resolva atividades propostas e envie as respostas pelo WhatsApp.
Qualquer dúvida pode me chamar no grupo da sala.
Canais do Centro de Mídias SP – aula de Língua Portuguesa
2ª Série – 15 e 19 de maio de 2020.
Atividade 1 – Análise de gêneros textuais: artigo de opinião
Habilidades
- Reconhecer os elementos constitutivos que caracterizam os gêneros: romance, comédia de costumes, poema, artigo de opinião e anúncio publicitário.
- Desenvolver projeto de texto como momento de o indivíduo construir a sua autoria e enfatizar sua importância no cotidiano escolar.
Assista à vdeoaula transmitida pelo CMSP no dia
15/05/2020. Caso já tenha assistido e realizado a atividade, apenas envie a
foto ou o vídeo pelo WhatsApp.
Atenção: Envie o texto até o dia 27/05, pois o
fechamento do 1º Bimestre será no dia 29/05.
Atividade 2 – Opinião é notícia?
Habilidades
- Distinguir notícia de artigo de opinião
- Diferenciar linguagem subjetiva de linguagem objetiva.
Assista à videoaula transmitida pelo CMSP no dia
19/05/2020 e socialize as respostas no WhatsApp.
Em seguida, resolva os exercícios a seguir.
Leia o texto a seguir para responder as questões.
CHEGA DE VIOLÊNCIA!
Aluna Débora de Sousa Magalhães
Professor Maurício Araújo
A
violência contra a mulher no Brasil vem aumentando
assustadoramente. A cada 12 segundos, uma mulher é violentada,
dados altíssimos se comparados aos outros países. 61% das mulheres
assassinadas são negras e 36% dos casos acontecem ao final de semana por seus
parceiros. As leis deveriam ser mais rígidas para os que cometem esses tipos
de violência, ou então, chegaremos a números ainda mais alarmantes.
Muitas
mulheres se casam e depositam toda sua confiança em um relacionamento
conjugal, com a certeza de serem felizes. Elas se unem e acreditam ter
encontrado o amor de sua vida. Depois vêm os filhos, surgem os problemas
financeiros e as brigas começam a aparecer. Logo pensa em separação, mas
desistem ao imaginar que não teriam capacidades de viverem sozinhas.
Seus
ferimentos são muitos. Além dos físicos, existem os traumas psicológicos com
sequelas para o resto da vida. O que falta ainda para as mulheres terem o seu
valor é coragem de denunciar os abusos sofridos. Elas precisam fazer isso não
pensando na consequência de suas denúncias, mas sim, na solução desses
problemas.
Em
2006, foi aprovada a Lei Maria da Penha com intuito de proteger mulheres de
agressões, mas poucos foram os seus avanços. A violência ainda continua em
diversos lares. Os casos de agressões são praticados, em sua maioria, por
seus parceiros, namorados, ex-companheiros ou até parentes.
Para
ajudar as vítimas dessa violência desenfreada, é necessário ter mais
delegacias, casas de apoio para as mulheres e projetos públicos que
incentivem a participação da comunidade em denunciar os crimes e protegê-las.
As leis também devem ser mais rígidas e punir com mais justiça os agressores.
Oferecer um apoio psicológico tanto à vítima como também ao agressor seria um
meio de amenizar tais atos de abuso. Apoio é o que elas mais
precisam, pois não é fácil conviver com a violência dentro da própria casa.
Magalhães, Débora de Sousa, Setembro de 2016 /
Escola João Moreira Barroso/Prof. Maurício
|
Questão 1 – Qual o gênero do texto acima?
A) Notícia
B) Artigo de opinião
C) Conto
D) Editorial
Questão 2 - Qual o tema do texto?
___________________________________________________________
Questão 3 - Localize no 1º parágrafo a tese defendida
pela autora.
____________________________________________________________
Questão 4 - Que fatos desencadearam a discussão sobre a violência
contra as mulheres?
____________________________________________________________
Questão 5- Localize no texto
A) uma opinião:
____________________________________________________________
B) um fato:
____________________________________________________________
Questão 6- A aluna Débora enumerou fatos que contribuem para
discussões entre casais. Escreva-os abaixo.
_____________________________________________________________
Questão 7- No trecho: “Em 2006, foi aprovada a Lei
Maria da Penha com intuito de proteger mulheres de agressões, mas poucos foram
os seus avanços.” A conjunção mas, que introduz a segunda
oração, estabelece ideia de:
A) explicação.
B) conclusão.
C) adição.
D) oposição.
(Fonte: http://tudosaladeaula.blogspot.com/2017/08/chega-de-violencia-aluna-debora-de.html,
acesso em 05 de maio de 2020)
Nenhum comentário:
Postar um comentário