quinta-feira, 21 de maio de 2020

Língua Portuguesa 2ª série - EM


Atividade 2ª Série EM semana de 18 a 22 de maio

Prof: Raquel Cordeiro            2ª série A
Nome do aluno:________________________________Data:___________​
Orientações aos pais: Pedimos a sua colaboração para o desenvolvimento da atividade, incentivando seu (sua) filho (a) a realizar as atividades propostas.
Orientações ao aluno: Ao assistir às videoaulas, faça as anotações necessárias, resolva atividades propostas e envie as respostas pelo WhatsApp. Qualquer dúvida pode me chamar no grupo da sala.
Canais do Centro de Mídias SP – aula de Língua Portuguesa 2ª Série – 15 e 19 de maio de 2020.

Atividade 1 – Análise de gêneros textuais: artigo de opinião

Habilidades
  • Reconhecer os elementos constitutivos que caracterizam os gêneros: romance, comédia de costumes, poema, artigo de opinião e anúncio publicitário.
  • Desenvolver projeto de texto como momento de o indivíduo construir a sua autoria e enfatizar sua importância no cotidiano escolar.

Assista à vdeoaula transmitida pelo CMSP no dia 15/05/2020. Caso já tenha assistido e realizado a atividade, apenas envie a foto ou o vídeo pelo WhatsApp.
Atenção: Envie o texto até o dia 27/05, pois o fechamento do 1º Bimestre será no dia 29/05.


Atividade 2 – Opinião é notícia?

Habilidades
  • Distinguir notícia de artigo de opinião
  • Diferenciar linguagem subjetiva de linguagem objetiva.

Assista à videoaula transmitida pelo CMSP no dia 19/05/2020 e socialize as respostas no WhatsApp.

Em seguida, resolva os exercícios a seguir.
Leia o texto a seguir para responder as questões.
CHEGA DE VIOLÊNCIA!

Aluna Débora de Sousa Magalhães
Professor Maurício Araújo

 A violência contra a mulher no Brasil vem aumentando assustadoramente.  A cada 12 segundos, uma mulher é violentada, dados altíssimos se comparados aos outros países.  61% das mulheres assassinadas são negras e 36% dos casos acontecem ao final de semana por seus parceiros. As leis deveriam ser mais rígidas para os que cometem esses tipos de violência, ou então, chegaremos a números ainda mais alarmantes.
            Muitas mulheres se casam e depositam toda sua confiança em um relacionamento conjugal, com a certeza de serem felizes. Elas se unem e acreditam ter encontrado o amor de sua vida. Depois vêm os filhos, surgem os problemas financeiros e as brigas começam a aparecer. Logo pensa em separação, mas desistem ao imaginar que não teriam capacidades de viverem sozinhas.
            Seus ferimentos são muitos. Além dos físicos, existem os traumas psicológicos com sequelas para o resto da vida. O que falta ainda para as mulheres terem o seu valor é coragem de denunciar os abusos sofridos. Elas precisam fazer isso não pensando na consequência de suas denúncias, mas sim, na solução desses problemas.
            Em 2006, foi aprovada a Lei Maria da Penha com intuito de proteger mulheres de agressões, mas poucos foram os seus avanços. A violência ainda continua em diversos lares. Os casos de agressões são praticados, em sua maioria, por seus parceiros, namorados, ex-companheiros ou até parentes.
            Para ajudar as vítimas dessa violência desenfreada, é necessário ter mais delegacias, casas de apoio para as mulheres e projetos públicos que incentivem a participação da comunidade em denunciar os crimes e protegê-las. As leis também devem ser mais rígidas e punir com mais justiça os agressores. Oferecer um apoio psicológico tanto à vítima como também ao agressor seria um meio de amenizar tais atos de abuso.  Apoio é o que elas mais precisam, pois não é fácil conviver com a violência dentro da própria casa.

Magalhães, Débora de Sousa, Setembro de 2016 /
Escola João Moreira Barroso/Prof. Maurício

Questão 1 – Qual o gênero do texto acima?
A) Notícia
B) Artigo de opinião
C) Conto
D) Editorial
Questão 2 - Qual o tema do texto?
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Questão 3 -  Localize no 1º parágrafo a tese defendida pela autora.
____________________________________________________________

Questão 4 - Que fatos desencadearam a discussão sobre a violência contra as mulheres?
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Questão 5- Localize no texto

A) uma opinião:
____________________________________________________________

B) um fato:
____________________________________________________________

Questão 6-  A aluna Débora enumerou fatos que contribuem para discussões entre casais. Escreva-os abaixo.
_____________________________________________________________

 Questão 7- No trecho: “Em 2006, foi aprovada a Lei Maria da Penha com intuito de proteger mulheres de agressões, mas poucos foram os seus avanços.” A conjunção mas, que introduz a segunda oração, estabelece ideia de:
A) explicação.
B) conclusão.
C) adição.
D) oposição.




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