quinta-feira, 21 de maio de 2020

ATIVIDADE -  CIÊNCIAS  - 8 º ANO -  Profº EZEL - período de 18 á 22/05/2020


ELETRICIDADE





A HISTÓRIA DA ELETRICIDADE




A eletricidade é um ramo da física responsável pelo estudo de fenômenos da carga elétrica, que se divide em três partes:

1. Eletrostática: estuda os efeitos produzidos por cargas elétricas em repouso;



2. Eletrodinâmica: estuda as cargas elétricas em movimento;



3. Eletromagnetismo: vemos os efeitos produzidos por essas cargas no espaço ao redor desse caminho.



Em eletricidade, aprendemos que os corpos são dotados de átomos que possuem prótons, elétrons e nêutrons, em que os prótons são as partículas subatômicas positivas e os elétrons, as partículas negativas.

As cargas elétricas em movimento ordenado constituem corrente elétrica. As cargas que constituem esta corrente são os elétrons livres:


                                                      Corrente Elétrica

O principal fator da corrente elétrica é possuir as propriedades que a carga em repouso não possui, entre tais propriedades estão:

• Efeito Térmico – Quando a corrente passa por um condutor, produzindo calor e este condutor se aquece.

• Campo Magnético – Quando a corrente passa por um condutor e, ao redor dele, se produz um campo magnético, fazendo a corrente se comportar como um ímã.

• Efeito Químico – A corrente produz uma ação chamada eletrólise.

• Efeitos Fisiológicos – Dor e choque, ocasionados pelo fato de todos os tecidos vivos possuírem substâncias coloidais que, por sua vez, sofrem a ação da eletricidade. Essa ação sobre os nervos sensitivos dá a sensação de dor, já nos nervos motores dá a sensação de choque.


CIRCUITO ELÉTRICO

É um conjunto de elementos ligados entre si, como geradores, receptores, resistores, capacitores, interruptores, feito por meio de fios condutores, formando um caminho fechado que produz uma corrente elétrica.


GERADOR ELÉTRICO

É a fonte de energia elétrica para um circuito. Os mais comuns em nosso cotidiano são as pilhas e baterias, exemplos de elementos capazes de fazer funcionar um equipamento elétrico, mesmo que ele não esteja conectado à rede de energia elétrica.

O circuito elétrico é constituído de maneira que a energia elétrica fornecida pelo gerador chegue até o equipamento elétrico.
Quando as conexões entre o gerador elétrico, o fio elétrico e o equipamento são feitas corretamente, é formado um fluxo ordenado das cargas elétricas presentes no circuito, e a esse fluxo chamamos de corrente elétrica.




Em um circuito elétrico, a corrente elétrica é estabelecida em todos os seus componentes como o gerador, a lâmpada e os fios elétricos. Sendo assim, o fio elétrico é aquele que estabelece o caminho da corrente elétrica. O sentido da corrente elétrica em um circuito elétrico com uma pilha é do polo positivo para o polo negativo.


CONDUTORES ELÉTRICOS e ISOLANTES ELÉTRICOS

Condutores 

São materiais que possibilitam a movimentação de cargas elétricas em seu interior com grande facilidade. Esses materiais possuem uma grande quantidade de elétrons livres, que podem ser conduzidos quando neles aplicamos uma diferença de potencial. Metais como cobre, platina e ouro são bons condutores.

Tipos de condutores

  • Sólidos - também chamados de condutores metálicos, caracterizam-se pelo movimento dos elétrons livres e pela forte tendência de doar elétrons;
  • Líquidos - também chamados de condutores eletrolíticos, caracterizam-se pelo movimento de cargas positivas (cátions) e negativas (ânions). Essa movimentação, em sentidos opostos, cria a corrente elétrica;
  • Gasosos - também chamados de condutores de terceira classe, caracterizam-se pelo movimento de cátions e ânions. Mas, ao contrário dos condutores líquidos, a energia é produzida através do choque entre as cargas e não de forma isolada.


Isolantes
Também chamados de dielétricos, esses materiais são aqueles que oferecem grande oposição à passagem de cargas elétricas. Nesses materiais, os elétrons encontram-se, de modo geral, fortemente ligados aos núcleos atômicos e, por isso, não são facilmente conduzidos. Materiais como borracha, silicone, vidro e cerâmica são bons exemplos de isolantes.

CONCEITOS BÁSICOS DE RESISTIVIDADE E CONDUTIVIDADE ELÉTRICA
resistividade elétrica é uma propriedade que define o quanto um material opõe-se à passagem de corrente elétrica , de forma que: quanto maior for a resistividade elétrica de um material, mais difícil será a passagem da corrente elétrica, e quanto menor a resistividade, mais ele permitirá a passagem da corrente elétrica.
A condutividade elétrica é a medida da quantidade de corrente elétrica que um material pode transportar ou de sua capacidade de transportar uma corrente.

ATIVIDADE 1 - Habilidade: Saber construir circuitos elétricos com pilhas/bateria, fios e lâmpada ou outros dispositivos.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd9REvTA0_bhGRKBccsO5CBMOkLtdz5j70TvA18OXEwojwpMw/viewform



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts