segunda-feira, 4 de maio de 2020

Língua Portuguesa – 7º Ano EF



Olá, pessoal! Vamos continuar nossos estudos? Lembrando que as atividades aqui propostas têm como objetivo revisar conteúdos já estudados nas aulas presenciais e estudar novos conteúdos que serão abordados na AAP 1º Bimestre.
O número de atividades postadas aqui no blog correspondem ao número de aulas que teríamos semanalmente, ou seja, às atividades que realizaríamos na escola. 
As aulas do centro de mídias servirão como apoio às nossas atividades e abordarão os mesmos temas.
Quem não estiver conseguindo acompanhar, pode me chamar no WhasApp ou Messenger. Estou 100% à disposição durante o período da manhã (de segunda à sexta), mas respondo também em outros dias e horários.
ATENÇÃO: Postarei atividades apenas uma vez por semana, para que vocês tenham tempo para realizá-las.


Ativiade 1 – Figuras de linguagem
 Habilidade: Analisar os efeitos de sentido provocados pelo uso de figuras de linguagem (ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, por exemplo) em textos de diferentes gêneros.

ATENÇÃO – Para realizar estes exercícios, consulte as anotações feitas após assistir ao vídeo da aula anterior, disponível no blog dia 30/04 e assista à aula do Centro de Mídias, disponível neste link:

Questão 1 


Questão 2 – Leia o texto abaixo:


Qual figura de linguagem está representada nesta imagem:

A)    Metáfora
B)    Metonímia
C)    Ironia
D)    Eufemismo


Questão 3 – Observe a imagem a seguir:

Qual figura de linguagem está representada nesta imagem?
A)    Prosopopeia
B)    Hipérbole
C)    Paradoxo
D)    Metáfora

Questão 4 – Observe o anúncio a seguir:

Com relação ao anúncio observado, qual a figura de linguagem melhor define a mensagem transmitida?
A)    A ironia, pois o anúncio faz um comentário cômico com a ornamentação de um velório de quem morrer de acidente de trânsito.
B) A hipérbole, pois é um exagero de expressão afirmar que uma vítima de trânsito fique “lindo” após o acidente.
C)  A catacrese, visto que na expressão “coroa de flores” por falta de uma nomeação específica, utiliza-se um termo emprestado no léxico (coroa) para suprir esta necessidade.
D) A metáfora, porque há uma comparação subjetiva entre a vítima morrer e ficar igual a uma coroa de flores.

 Questão 5 – Leia o texto abaixo.
A)    O efeito de sentido da imagem é produzido por meio de antítese.
B) No 1º balão há a presença de uma metonímia que permite o comentário de Chico Bento no 2º quadrinho.
C) O efeito de sentido da imagem é produzido por meio de um paradoxo.
D) O efeito de sentido da imagem é produzido por meio da hipérbole.

 


Atividade 2 – Variação linguística

Habilidade: H19 - Identificar, em um texto, marcas relativas à variação linguística, no que diz respeito às diferenças entre a linguagem oral e escrita, do ponto de vista do léxico, da morfologia ou da sintaxe
Assista aos vídeos a seguir para responder às questões na sequência.

Vídeo 1 - Variações linguísticas 

Vídeo 2- Dicionário paranaense - O vídeo a seguir é um exemplo de variação linguística. 


Responda as questões a seguir.
Observe a imagem e leia o texto a seguir. 

(Fonte: https://br.pinterest.com/pin/483714816224936874/, acesso em 04 abr 2020).


Questão 1-  Analisando a imagem e o texto acima, responda:
A) A qual região do Brasil o personagem pertence?
R:________________________________________
Questão 2 - Dentro do contexto em que ele utilizou esta linguagem, você acha correto o uso desse tipo de linguagem?
R: _______________________________________
Questão 2 - O texto está escrito na linguagem:
A) Padrão (formal)
B) Coloquial (informal)
Questão 3 – Reescreva o texto  acima corrigindo e adequando à linguagem padrão da língua portuguesa.
R:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 4 –   Observando bem a imagem, diga pelo menos dois fatores que contribuem para que o personagem fale dessa forma:
R:______________________________________________________________
Questão 5 - Escreva LF para (linguagem formal) e LI ( para linguagem informal:
Analise qual tipo de linguagem devem ser utilizadas nas seguintes situações:
A) (   ) Em uma conversa no WhatsApp com um amigo.
B) (   ) Em uma conversa por e-mail com a Diretora da escola.
C) (   ) Ao escrever uma carta para uma autoridade.
D) (   ) Ao enviar uma mensagem para o(a) namorado(a).
E) (   ) Ao conversar com um professor.
F) (   ) Em uma conversa com meus pais.
G) (   ) Ao conversar com vários amigos.
H) (   ) Ao escrever uma redação para o SARESP/ENEM.
I) (   ) Ao enviar uma solicitação formal para o prefeito.
J) (   )Ao conversar com uma pessoa simples ( da roça, do campo).
(Fonte: https://acessaber.com.br/. Adaptado. Acesso em 04 abr 2020).

Atividade 3 – Variação linguística

Habilidade: H19 - Identificar, em um texto, marcas relativas à variação linguística, no que diz respeito às diferenças entre a linguagem oral e escrita, do ponto de vista do léxico, da morfologia ou da sintaxe.

Faça uma pesquisa na internet ou perguntando aos seus pais. Em seguida, crie uma pequena lista com 10 palavras mais usadas na sua região, que sejam diferentes do vocabulário usado em outras regiões. Use o vídeo “Dicionário paranaense" como inspiração”.
Em seguida, envie foto da lista de palavras para que eu possa montar um pequeno “Dicionário Iguapense” para postar no blog da escola.
Quem gosta de elaborar vídeos, tem a liberdade de fazê-lo e se desejar, postar no blog.
Podem usar a página : https://www.facebook.com/HumorIguapense/posts/1851637938185672/ como referência para as pesquisas, mas não esqueçam de citar as referências.
Dúvidas, chamem no WhatsApp, Messenger ou Teams, ok!

Bons estudos! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

 Atividade 2º Bim.   De 08-6 a 23-06    Prof. Luciano   Nome-                                                  nº-       Atividade...

Popular Posts