Olá, pessoal! Vamos
continuar nossos estudos? Lembrando que as atividades aqui propostas têm como
objetivo revisar conteúdos já estudados nas aulas presenciais e estudar novos
conteúdos que serão abordados na AAP 1º Bimestre.
O número de atividades
postadas aqui no blog correspondem ao número de aulas que teríamos
semanalmente, ou seja, às atividades que realizaríamos na escola.
As aulas do
centro de mídias servirão como apoio às nossas atividades e abordarão os mesmos
temas.
Quem não estiver conseguindo acompanhar, pode me chamar no
WhasApp ou Messenger. Estou 100% à disposição durante o período da manhã (de
segunda à sexta), mas respondo também em outros dias e horários.
ATENÇÃO: Postarei
atividades apenas uma vez por semana, para que vocês tenham tempo para
realizá-las.
Ativiade 1 – Figuras de linguagem
Habilidade:
Analisar os efeitos de sentido provocados pelo uso de figuras de linguagem
(ironia, eufemismo, antítese, aliteração, assonância, por exemplo) em textos de
diferentes gêneros.
ATENÇÃO – Para realizar estes exercícios, consulte
as anotações feitas após assistir ao vídeo da aula anterior, disponível no blog
dia 30/04 e assista à aula do Centro de Mídias, disponível neste link:
Questão 1
Questão 2 – Leia
o texto abaixo:
Qual figura de linguagem
está representada nesta imagem:
A) Metáfora
B) Metonímia
C) Ironia
D) Eufemismo
Questão
3
– Observe a imagem a seguir:
Qual figura de linguagem
está representada nesta imagem?
A) Prosopopeia
B) Hipérbole
C) Paradoxo
D) Metáfora
Questão 4 – Observe
o anúncio a seguir:
Com relação ao anúncio
observado, qual a figura de linguagem melhor define a mensagem transmitida?
A) A ironia, pois o
anúncio faz um comentário cômico com a ornamentação de um velório de quem
morrer de acidente de trânsito.
B) A
hipérbole, pois é um exagero de expressão afirmar que uma vítima de trânsito
fique “lindo” após o acidente.
C) A
catacrese, visto que na expressão “coroa de flores” por falta de uma nomeação
específica, utiliza-se um termo emprestado no léxico (coroa) para suprir esta
necessidade.
D) A
metáfora, porque há uma comparação subjetiva entre a vítima morrer e ficar
igual a uma coroa de flores.
Questão 5 – Leia o texto abaixo.
A) O
efeito de sentido da imagem é produzido por meio de antítese.
B) No 1º balão há a presença de uma metonímia que permite
o comentário de Chico Bento no 2º quadrinho.
C) O efeito de sentido da imagem é produzido por meio de
um paradoxo.
D) O efeito de sentido da imagem é produzido por meio da
hipérbole.
Atividade 2 – Variação linguística
Habilidade: H19
- Identificar, em um texto, marcas relativas à variação linguística, no que diz
respeito às diferenças entre a linguagem oral e escrita, do ponto de vista do
léxico, da morfologia ou da sintaxe
Assista aos vídeos a seguir para responder às questões na
sequência.
Vídeo 1 - Variações linguísticas
Vídeo 2- Dicionário paranaense - O vídeo a seguir é um exemplo de variação linguística.
Responda as questões a seguir.
Observe a imagem e leia o texto a seguir.
(Fonte: https://br.pinterest.com/pin/483714816224936874/, acesso em 04 abr 2020).
Questão 1- Analisando a imagem e o texto acima, responda:
A) A qual
região do Brasil o personagem pertence?
R:________________________________________
Questão 2 - Dentro do contexto em que ele
utilizou esta linguagem, você acha correto o uso desse tipo de linguagem?
R:
_______________________________________
Questão 2 - O texto está escrito na
linguagem:
A) Padrão
(formal)
B) Coloquial
(informal)
Questão 3 – Reescreva o texto acima corrigindo e adequando à linguagem
padrão da língua portuguesa.
R:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Questão 4 – Observando
bem a imagem, diga pelo menos dois fatores que contribuem para que o personagem
fale dessa forma:
R:______________________________________________________________
Questão 5 - Escreva LF para
(linguagem formal) e LI ( para linguagem informal:
Analise qual
tipo de linguagem devem ser utilizadas nas seguintes situações:
A)
( ) Em uma conversa no WhatsApp com um amigo.
B)
( ) Em uma conversa por e-mail com a Diretora da escola.
C)
( ) Ao escrever uma carta para uma autoridade.
D)
( ) Ao enviar uma mensagem para o(a) namorado(a).
E)
( ) Ao conversar com um professor.
F) (
) Em uma conversa com meus pais.
G)
( ) Ao conversar com vários amigos.
H)
( ) Ao escrever uma redação para o SARESP/ENEM.
I)
( ) Ao enviar uma solicitação formal para o prefeito.
J) (
)Ao conversar com uma pessoa simples ( da roça, do campo).
(Fonte: https://acessaber.com.br/. Adaptado.
Acesso em 04 abr 2020).
Atividade 3 – Variação linguística
Habilidade: H19
- Identificar, em um texto, marcas relativas à variação linguística, no que diz
respeito às diferenças entre a linguagem oral e escrita, do ponto de vista do
léxico, da morfologia ou da sintaxe.
Faça uma pesquisa na internet ou perguntando aos seus
pais. Em seguida, crie uma pequena lista com 10 palavras mais usadas na sua
região, que sejam diferentes do vocabulário usado em outras regiões. Use o vídeo “Dicionário
paranaense" como inspiração”.
Em seguida, envie foto da lista de palavras para que eu
possa montar um pequeno “Dicionário Iguapense” para postar no blog da escola.
Quem gosta de elaborar vídeos, tem a liberdade de fazê-lo
e se desejar, postar no blog.
Podem usar a página : https://www.facebook.com/HumorIguapense/posts/1851637938185672/
como referência para as pesquisas, mas não esqueçam de citar as referências.
Dúvidas, chamem no WhatsApp, Messenger ou Teams, ok!
Bons estudos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário