ROTEIRO
DE ATIVIDADES
Olá, pessoal! Essa é a semana de estudos intensivos... Ou seja, antes de
começarmos as atividades do 2º bimestre, vamos focar na leitura e interpretação
de diferentes textos. Para essa semana, escolhemos o gênero poema, um dos gêneros mais belos da literatura, porém, muitas vezes,pouco apreciado pelos leitores.
Semana de 26 a 29/05/2020
Orientações aos pais: Pedimos a sua colaboração para o
desenvolvimento da atividade, incentivando seu (sua) filho (a) a realizar as
atividades propostas.
Canais do Centro de Mídias SP – aula de Língua
Portuguesa 7º ano – 19/05/2020.
Orientações aos alunos:
Realize as atividades propostas durante a videoaula e envie as respostas pelo
WhatsApp. Qualquer dúvida pode me chamar no grupo da sala.
A partir de agora, para quem não tem acesso aos vídeos,
irei disponibilizar os prints das telas das videoaulas.
🔵Atividade 1 – Análise de gêneros textuais: poema
Habilidades
❊EF69LP56 -
Fazer uso consciente e reflexivo da norma-padrão em situações de fala e escrita
em textos de diferentes gêneros, levando em consideração o contexto, situação
de produção e as características do gênero.
❊(EF12LP18)
-
Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades,
jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua
dimensão de encantamento, jogo e fruição.
❊(EF02LP12) -
Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros
gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o
tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
Quem puder assistir ao vídeo, segue o link: 👇
ATENÇÃO: As atividades a seguir são
as mesmas da videoaula, para quem não pode assistir ao vídeo...
⭐Anote em seu caderno👇
⭐Leia o poema abaixo e respodna a questão a seguir.
⭐Em relação ao texto "Histórico escolar", que você acabou de ler, responda:
⭐Literatura de cordel 👇
⭐Responda em seu caderno:👇
🔵Atividade 2 – Produção de resenha/ comentário ou resumo de livro
Habilidades:
❊EF67LP28 - Ler e compreender –
selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes
objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes –, romances
infantojuvenis, contos populares, contos de terror, lendas brasileiras,
indígenas e africanas, poemas, entre outros, expressando avaliação sobre
o texto lido e estabelecendo preferências por gêneros,
temas, autores.
❊EF69LP07B -
Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto
de produção e circulação.
👉Todos vocês já sabem que 2 pontos da média bimestral de vocês
corresponde à competência leitora, portanto, aguardo a entrega de pelo menos um
resumo de livro lido durante o 1º bimestre.
Pode ser apenas um resumo normal, um comentário geral
sobre a obra contendo sua opinião ou ainda uma resenha.
Vejam no Mural do blog alguns exemplos já publicados como
“sugestões de leitura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário