Semana de 26 a 29/05/2020
Olá, pessoal! Antes de
começarmos as atividades do 2º bimestre, vamos focar na leitura e interpretação
de diferentes textos. Para essa semana, escolhemos os gêneros: meme e charge,
muito populares nas redes sociais.
Orientações aos pais: Pedimos a sua colaboração para o
desenvolvimento da atividade, incentivando seu (sua) filho (a) a realizar as
atividades propostas.
Canais do Centro de Mídias SP – aula de Língua
Portuguesa 9º ano – 21/05/2020
Orientações aos alunos:
Realize as atividades propostas durante a videoaula e envie as respostas pelo
WhatsApp. Qualquer dúvida pode me chamar no grupo da sala.
A partir de agora, para quem não tem acesso aos vídeos,
irei disponibilizar os prints das telas das videoaulas.
🔵Atividade 1 – A ironia presente em diferentes gêneros textuais
Habilidade: Identificar crítica, ironia ou humor presente
em tirinhas, memes e charges.
Quem pode assistir ao vídeo, é só clicar no link a
seguir:
ATENÇÃO: Quem não pode assistir à videoaula,veja a
atividade a seguir.
⭐Inicialmente, reflita e anote em seu caderno as respostas
das questões a seguir.
Agora, vamos conhecer um pouco mais sobre os gêneros meme e charge, bem
populares nas redes sociais.
Leia a charge a seguir👇
⭐Em seguida, registre em seu caderno o que você
entendeu.
_____________________________________________
⭐E esse meme? Qual a ironia presente nele? (responda em
seu caderno)
________________________________________
⭐Alguns memes fazem brincadeiras e sugestões envolvendo
pessoas e sua aparência física ou o modo como elas se expressam. O que você acha
disso? Será que alguns memes são um pouco preconceituosos? Cite exemplos.
__________________________________________
⭐E para concluir, que tal elaborar um meme?
A sugestão da videoaula é a elaboração de um meme sobre o uso correto da máscara. Entretanto,
deixo livre para que escolham outro tema e elaborem um meme.
Observação: Não é para copiar meme que já existe, mas
sim para criar um. É só escolher uma imagem no Google e deixar a criatividade
fluir...
Os memes criados serão compartilhados no blog da escola.😄
Atividade 2 – Produção de resenha/ comentário ou resumo de livro
Habilidades
❊EF89LP33A
- Ler,
de forma autônoma, textos de gêneros variados.
❊EF69LP07B -
Produzir textos em diferentes gêneros, considerando sua adequação ao contexto
de produção e circulação.
👉Todos vocês já sabem que 2 pontos da média bimestral de vocês
corresponde à competência leitora, portanto, aguardo a entrega de pelo menos um
resumo de livro lido durante o 1º bimestre.
Pode ser apenas um resumo normal, um comentário geral
sobre a obra contendo sua opinião ou ainda uma resenha.
Vejam no Mural do blog alguns exemplos já publicados como
“sugestões de leitura.
Bons estudos!🙌😀
Nenhum comentário:
Postar um comentário